Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São João Maria Vianney

Comemorado em 4 de agosto, o Dia de São João Maria Vianney é uma data muito importante para as pessoas que acreditam em santos, sobretudo para os sacerdotes. Como o dia de qualquer santo, é sempre bom preparar mensagens especiais para mostrar a sua devoção e para se sentir abençoada(o). Nesse caso, São João Maria Vianney é o santo padroeiro dos sacerdotes, trazendo ensinamentos como coragem e perdão. A seguir, você vai encontrar mensagens para rezar por esse santo, para comemorar essa data abençoada ou para mostrar para outras pessoas a importância desse dia. Compartilhe as melhores frases e aproveite a data!

Faça-me corajoso

Oh, São João Maria Vianney, traga-me a sua coragem para cumprir penitências pelos meus erros. Que assim como o senhor eu não tema o castigo que mereço por meus pecados e me torne alguém tão bondoso e fiel a Deus como o senhor. Viva São João Maria Vianney, neste 04 de agosto, dia do padre e dia do padroeiro dos sacerdotes.


Copiar
Compartilhar
Um confessor

No Dia dos Padres, 04 de agosto, comemoramos também o dia do Padroeiro dos Sacerdotes, João Maria Vianney. Conhecido como Cura D'Ars, foi considerado também um grande confessor.

Dia de São Pedro e São Paulo: conheça esses santos e saiba mais sobre a data
Copiar
Compartilhar
O estudo ao sacerdócio

Santo Cura d’Ars, como é mais conhecido, São João Maria Vianney, tem sua festa no dia 04 de agosto para os católicos. Era filho de camponeses e sentiu um chamado ao sacerdócio ainda jovem. Devido à Revolução Francesa, foi, no entanto, impedido de estudar momentaneamente.


Copiar
Compartilhar
Sofrimento na escola

Depois de ter sido impedido de estudar, Jean-Marie Vianney (seu nome de batismo) pôde retomar o sonho assim que as tensões na França se acalmaram. No entanto, não foi o paraíso que ele imaginava. São João Maria Vianney sofreu muito na escola, mesmo sendo o mais velho da turma. Foi chamado de ignorante e, por vezes, humilhado apenas por não conseguir responder uma questão. Na época foi humilhado, hoje São João Maria Vianney tem um dia só seu, em que fiéis comemoram em 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

O inimigo que se tornou amigo

Nas humilhações que sofria na escola, uma história chama a atenção. Mathias Loras chegou a dar um soco em São João Maria Vianney. Depois, tornaram-se grandes amigos. Loras chegou a ser o primeiro bispo de Dubuque, Iowa, nos Estados Unidos. A festa de São João Maria Vianney é comemorada em 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Seria ele um burro?

A época de estudos de São João Maria Vianney foi complicada para o jovem. Seus instrutores do seminário o achavam muito lento, o que o levou a ser reprovado em alguns exames. Ele não desistia e lutava pelo sonho de levar a palavra de Deus. Acabou ouvindo de um dos instrutores: “João, os professores não o consideram apto para a sagrada ordenação ao sacerdócio. Alguns o chamaram de ‘burro que nada sabe de teologia’. Como podemos promovê-lo ao sacramento do sacerdócio?”. E então, Santo Cura d’Ars, na época, respondeu: “Monsenhor, Sansão matou cem filisteus com a queixada de um burro. O que acha que Deus poderia fazer com um burro inteiro?”. O santo que acreditava em si mais do que qualquer um tem seu dia festejado em 04 de agosto.

Dia de Santo Irineu, o grande mártir
Copiar
Compartilhar
 
Padroeiro dos sacerdotes

No fim, o que importa mesmo para um sacerdote? A intelectualidade ou o fato de ter santidade? A segunda opção venceu e São João Maria Vianney foi ordenado sacerdote. Sua santidade foi tamanha que acabou sendo um dos mais extraordinários párocos conhecidos na Igreja, ganhando o título de padroeiro de todos os sacerdotes pelo Papa Bento XVI.


Copiar
Compartilhar
Transforma por onde passa

Foi nomeado para o vilarejo humilde de Ars, por isso é conhecido como Santo Cura d’Ars. Seu grande amor por Deus transformou seus paroquianos e peregrinos da França. Em 04 de agosto, é comemorado seu dia. São João Maria Vianney, rogai por todos nós!


Copiar
Compartilhar
A chegada ao povoado

Em 09 de fevereiro de 1818, São João Maria Vianney chega ao povoado de Ars e se dá conta de que ele é muito pequeno. Quem o presenciou chegar foi um pastorinho de dezesseis anos. Na ocasião, Santo Cura d’Ars se ajoelhou e rezou. Sua fé era tão grande e fervorosa, que, olhando as casas, já imaginava que levaria muitos a encontrar o caminho dos céus ali. A capelinha pela qual ele seria responsável estava subordinada à paróquia de Misérieux, da diocese de Lyon. O dia do padroeiro dos sacerdotes é comemorado em 04 de agosto.

Saiba mais sobre o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Copiar
Compartilhar
Mãos à obra

São João Maria Vianney, que tem seu dia comemorado em 04 de agosto, foi alguém dedicado à Igreja. Uma de suas primeiras ações ao chegar ao povoado de Ars foi mandar de volta os móveis luxuosos que estavam no presbitério. Com isso, o povoado, até então pouco religioso, começou a entender que esse sacerdote era diferente. Depois, São João Maria Vianney restaurou a Igreja, o que, segundo ele, era um “trabalho doméstico de Deus”.


Copiar
Compartilhar
Uma vida reclusa

São João Maria Vianney alimentava-se de pão seco e batatas cozidas. Tinha um ritual de penitência com correntes, mas a história prova que mesmo o Cura d’Ars, com os castigos que regava a si mesmo, era alguém dedicado e bondoso. Seu dia é festejado em 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Enchendo a Igreja

Aos poucos, São João Maria Vianney se impôs em Ars. Desde então, mulheres, homens e crianças foram agrupados em obras e confrarias. Ele abriu uma escola gratuita chamada “Casa da Providência” onde acolhia inclusive crianças órfãs. A Igreja, que antes era vazia, foi se enchendo de fiéis. O fato corrobora o amor de muitos por São João Maria Vianney, comemorado em 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Um Santo confessor

São João Maria Vianney se entregou completamente à Igreja. A mais evidente missão era no confessionário. Nele, o padroeiro mostrava-se ainda mais fiel à sua vocação e completamente entregue às almas que suplicavam auxílio. Do povoado de Ars, ele foi começando a ganhar fama em outras cidades. Muitos desejavam se confessar com ele e vinham de várias partes, mais de 200 fiéis por dia. O dia do padroeiro dos sacerdotes é comemorado no dia 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Sobre penitências

São João Maria Vianney não tinha medo de se sacrificar pelos fiéis. Certa vez, um homem disse ter medo de se confessar achando que Cura d’Ars imporia a ele uma penitência pesada. Sua surpresa foi tamanha quando, depois de se confessar, recebeu uma penitência branda, questionando se seria só isso mesmo. São João Maria Vianney, por sua vez, respondeu a ele que seria pesada, mas, por medo de o homem não a cumprir, cumpriria ele no seu lugar.


Copiar
Compartilhar
Do chão aos céus

Nos estudos, nunca foi levado a sério e era taxado como ignorante, quase não foi ordenado. Ao chegar à cidade de Ars, ninguém o conhecia e questionaram sua capacidade. Quando morreu, a cidade tinha crescido e multidões de peregrinos (por volta de 100 mil pessoas) o acompanhavam. Quem antes não queria fazê-lo um sacerdote, viu São João Maria Vianney ser proclamado venerável pelo papa Pio IX em 1892; depois, beatificado em 1905 por São Pio X e canonizado em 1925 por Pio XI. Além disso, em 1929, foi declarado padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. Santo Cura d’Ars tem sua memória celebrada em 04 de agosto.


Copiar
Compartilhar
fechar