Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional do Documentário Brasileiro

John Grierson, da Escócia, é um dos nomes principais ao se falar em documentário. Ele foi fundador da escola documentarista inglesa que começou a formalizar e normatizar o documentário enquanto produto, conquistando uma função social como instrumento de educação das massas e de formação da opinião pública, porém teve amplo reconhecimento apenas no começo da década de 1930. Muito além disso, os documentários revolucionaram a 7ª arte ao apresentar a pura realidade nas telas do cinema, nos mais variados temas, com histórias que instigam, encantam e até assombram... contribuindo, assim, para o resgate da história e apresentação de fatos importantíssimos para a sociedade.

continue lendo
Compartilhar

O homenageado

Olney São Paulo foi um cineasta e documentarista nascido em Riachão do Jacuípe (BA). Dirigiu diversos filmes, entre eles O Grito da Terra (1964) e Manhã Cinzenta (1968/1969) – estando este último envolvido nos motivos pelos quais se comemora o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, em 07 de agosto.

Olney e a ditadura

Em 1969, o MR-8 (grupo revolucionário que lutava contra a ditadura) sequestrou um avião. Durante o voo, foi exibido o documentário Manhã Cinzenta, o que levou os órgãos de repressão a associarem o nome de Olney ao sequestro. O cineasta foi preso e torturado, tendo sido liberado somente por conta de uma suspeita de pneumonia. O Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07 de agosto, também serve para refletir sobre a história de Olney.

O gênero

Documentário é um gênero do cinema que retrata a realidade tal como ela é, diferentemente do cinema ficcional, mas com a possibilidade de um toque subjetivo. Para se montar um documentário, usam-se como bases arquivos históricos, entrevista com os envolvidos e imagens, entre outros recursos. No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07 de agosto, vale conhecer mais sobre o gênero.

Pioneiros no mundo

Aos irmãos Lumière é atribuído o pioneirismo nesse gênero, com o curta-metragem A Saída dos Operários da Fábrica Lumière, em dezembro de 1895. Neste mesmo ano, mais cedo, em fevereiro, foi registrada a patente do cinematógrafo, em nome dos dois irmãos. Aproveite o Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07 de agosto, para conhecer mais sobre os pais do cinema.

História no Brasil

No Brasil, inicialmente os documentários se resumiam a pequenas produções de temáticas regionalistas (final do século 19). Conhecidas como “tomadas de vista”, retratavam belezas, tradições e costumes de diferentes regiões do país, sendo uma das mais famosas a Baía de Guanabara. 07 de agosto, Dia Nacional do Documentário Brasileiro: reviva a história.

 

Marca na história

Um dos principais marcos da história do documentário no Brasil é Cabra Marcado para Morrer. O longa de Eduardo Coutinho retrata o assassinato do líder campesino João Pedro Teixeira, em 1962. As filmagens foram interrompidas em 1964, em virtude da ditadura militar, tendo sido finalizado somente 20 anos depois. No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07 de agosto, pegue sua pipoca e assista a essa obra-prima do cinema nacional.

Outros nomes

Além de Eduardo Coutinho, não podemos nos esquecer da contribuição dos cineastas João Moreira Salles (Notícias de uma Guerra Particular e Entreatos e Santiago) e Vladimir Carvalho (O País de São Saruê e Rock Brasília) para a história do cinema documental no Brasil. Neste 07 de agosto, Dia Nacional do Documentário Brasileiro, mais uma lista de ótimas produções para você assistir.

Para acompanhar a celebração

No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, celebrado em 07 de agosto, fique com estas ótimas dicas de documentários que todo mundo precisa ver: Santo Forte, Estamira, Imagens do Inconsciente, Lixo Extraordinário, Cartola – Música para os Olhos, Garrincha: a Alegria do Povo. Tem para todos os gostos. Escolha o seu tema e divirta-se.

Valorize

Fazer cinema não é fácil no Brasil, onde a cultura não recebe grande prestígio ou incentivo. Portanto, prestigie o trabalho de um cineasta, principalmente quando envolve um trabalho de pesquisa bem extenso, como é feito no documentário. No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 07 de agosto, assista a um documentário, pesquise sobre como ele foi desenvolvido.

Amigo cineasta

Querido amigo cineasta, hoje, 07 de agosto, é o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Quero te dar os parabéns, pois sei como é complexo o seu trabalho, e todo o estudo que você faz para entregar obras tão importantes para o registro da cultura do nosso país. Sinta-se abraçado, pois o dia também é seu!

fechar