Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Filipe Benício

Em 22 de agosto, celebramos o sacerdote católico e grande propagador da Ordem dos Servos de Maria, São Filipe Benício. Ele nasceu na Itália, fruto de uma promessa de sua mãe, em família nobre, se formou em Filosofia e Medicina. Foi enquanto ele fazia seus estudos sobre as Sagradas Escrituras que recebeu uma chamada para a vida religiosa. Diante do crucifixo da igreja, surgiu uma luz vinda do céu, e uma voz lhe dizia que ele deveria servir ao Senhor, na Ordem dos Servos de Maria. Eloquente e sábio, rapidamente teve ascensão religiosa. Foi em 22 de agosto de 1285 que ele morreu, e este ficou conhecido como o dia em que o celebramos. Veja mensagens sobre o dia de São Filipe Benício.

continue lendo
Compartilhar

História

Oriundo de família nobre, São Filipe Benício nasceu em 15 de agosto de 1233, em Florença (Itália). Ainda jovem, foi enviado a Paris para estudar Medicina. Formou-se em Filosofia e Medicina. Exerceu a profissão por um ano em sua cidade natal.

Promessa dos pais

Os pais de São Filipe, Giacomo Benizi e Albaverde Frescobaldi, eram casados há muito tempo, mas não tinham tido filhos ainda. Assim, a gravidez de sua mãe foi fruto de uma promessa. No ano de seu nascimento, os sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria tiveram a primeira visão de Nossa Senhora. 22 de agosto é o Dia de São Filipe Benício.

Chamado

São Filipe Benício, cujo dia se comemora em 22 de agosto, recebeu o chamado para a vida religiosa no período em que se estabelecia profissionalmente. Nessa época, ele frequentava a igreja do mosteiro, aperfeiçoando seus estudos sobre as Sagradas Escrituras. Diante do crucifixo de Jesus, surgiu uma luz, vinda do céu, e uma voz lhe dizia que ele deveria servir ao Senhor, na Ordem dos Servos de Maria.

Ordem dos Servitas

Após a revelação de que deveria servir ao Senhor, São Filipe Benício foi ao Monte Senário e ali pediu admissão aos Servos de Maria. Foi aceito e lá ingressou no ano de 1254, como irmão leigo. Mas como tinha o dom da retórica, em 1258 foi ordenado sacerdote. Em 22 de agosto, celebramos seu dia.

Crescente

São Filipe Benício era dotado de grande eloquência e sabedoria, qualidades que impulsionaram sua ascensão na vida religiosa. Em 1262 já era professor dos noviços e vigário assistente do prior geral. Celebremos, em 22 de agosto, o dia desse sacerdote tão dedicado e competente.

Grandes mudanças

Após sua eleição como prior geral, São Filipe Benício procedeu à reforma do estatuto da Ordem dos Servitas e, graças a sua ajuda, Santa Juliana Falconieri fundou a Ordem Terceira dos Servitas, destinada às mulheres. Celebramos o seu dia em 22 de agosto.

 

Falecimento

São Filipe Benício faleceu em 22 de agosto de 1285 (dia em que é celebrado, todos os anos), na cidade de Todi. Foi sepultado em Florença. Nesse mesmo ano, faleceu o papa Martinho IV, de quem São Filipe era um grande amigo.

Canonização

São Filipe começou a ser venerado logo após seu falecimento. Foi beatificado por Inocêncio X em 1645. Sua canonização ocorreu em abril de 1671, realizada pelo papa Clemente X. Comemoramos seu dia em 22 de agosto, mas, em algumas localidades, é celebrado no dia seguinte, por causa da festa da Santa Virgem Maria Rainha, também celebrada no dia 22.

Neste 22 de agosto

Neste 22 de agosto, Dia de São Filipe Benício, celebremos a dedicação e a religiosidade de um sacerdote que teve o dom de servir a Deus. Pesquise um pouco mais sobre esse santo e suas realizações, e aproveite para fortalecer e praticar mais a sua fé.

fechar