Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santo Pio X

São Pio X foi um homem de nome José Melquior Sarto, nascido em 21 de agosto de 1835 em um vilarejo na Itália. Desde criança, ele já demonstrava para a mãe a vontade de ser padre e seguir uma vida de fé. Após a morte do pai, José sentiu sua fé abalada. Entretanto, sempre incentivado pela mãe, ele segue em sua vida de fé. Já dentro da Igreja ele realizou grandes mudanças, promoveu a criação de bibliotecas eclesiásticas e reforma dos seminários. Graças a sua obra, José foi santificado como São Pio e tem seu dia celebrado em 21 de agosto pelos fiéis que são devotos de sua bondade, fé, humildade e simplicidade.

continue lendo
Compartilhar

História

Batizado com o nome José Melquior Sarto, São Pio X, cujo dia se celebra em 21 de agosto, nasceu em 1835, num vilarejo da região de Riese (Treviso, Itália). Pertencia a uma família de camponeses humildes e com muitos filhos, porém ricos em fé no Senhor.

Estudo e esforço

Desde pequeno, São Pio X já demonstrava ser uma criança muito inteligente, o que motivou seus pais a se esforçarem para lhe garantir bons estudos. Ele, por sua vez, caminhava descalço por quilômetros para chegar até a escola, tendo como alimento, por vezes, um pedaço de pão. No seu dia, 21 de agosto, celebremos também essa força de vontade e dedicação.

Vocação

Desde pequeno, José (futuro Papa Pio X, cujo dia se celebra em 21/08) dizia que desejava ser padre. Mas, com o falecimento do pai, ele pensou em deixar os estudos para ajudar em casa. No entanto, isso não foi permitido por sua mãe, que era uma mulher de muita fé e acreditava que era o caminho certo para ele, incentivando sua vida religiosa.

Ascensão

Ordenado padre aos 23 anos, José progrediu rapidamente na Igreja graças a sua extrema inteligência e devoção, além de uma postura sempre humilde. De padre, passou a vice-vigário e, posteriormente, vigário de uma grande paróquia. Por seus feitos, acabou sendo nomeado cônego da catedral de Treviso. Sua ascensão na igreja não parou por aí. 21 de agosto, data de celebrar São Pio X.

Papa

Em virtude de um trabalho pastoral de grande relevância, José foi nomeado pelo Papa a cardeal de Veneza. Após o falecimento do Papa Leão XIII, Dom José foi eleito Papa (no conclave de 1903). Seguindo a progressão de sua vocação, escolheu o nome de Pio X. Em 21 de agosto, celebremos toda a vida e obra de São Pio X, um exemplo de fé, devoção e honra à missão dada por Deus.

 

Realizações

Entre suas principais realizações, o Papa Pio X promoveu renovações dentro da Igreja, como a criação de bibliotecas eclesiásticas e reforma dos seminários. A música sacra também foi renovada, assim como o breviário (livro de orações usado pelos padres para rezar o ano inteiro). No Dia de São Pio X, vamos comemorar essas renovações tão importantes para a Igreja Católica.

Para os fiéis

Aos fiéis, São Pio X permitiu receber a comunhão diariamente. Crianças acima de 7 anos também passaram a poder fazer a primeira comunhão. No seu papado, o catecismo passou a ser acessível em todas as paróquias e para todas as idades. Em seu dia, 21 de agosto, celebre também essa decisão tão importante para o fortalecimento da fé cristã.

Primeira Guerra Mundial

São Pio X se sentiu amargurado por ter previsto a Primeira Guerra Mundial e por não ter podido fazer nada para evitar. As perdas de inúmeras vidas e sua impotência sobre o acontecimento, mesmo sendo Papa, causaram-lhe grande sofrimento. No seu dia, 21 de agosto, lembremos de sua bondade e seu desejo pela paz.

Papa da Eucaristia

São Pio X redigiu diversos decretos sobre o Sacramento da Eucaristia. Entre eles, a permissão da comunhão às crianças, desde que elas entendessem que a Santa Hóstia é o próprio Cristo). Por esse amor eucarístico, ele ficou conhecido como Papa da Eucaristia. Seu dia é celebrado em 21 de agosto.

Neste 21/08

No Dia de São Pio X, 21 de agosto, celebremos o amor, a humildade e a devoção a Deus. Pratiquemos o bem e sejamos modestos. Esses foram os melhores ensinamentos deixados por Pio X, o Papa da Eucaristia.

Dom da cura

Ainda vivo, São Pio X tinha o dom da cura. Muitas pessoas doentes que estiveram em contato com ele foram curadas. Mas sua humildade fazia com que ele afirmasse que essas curas eram oriundas “do poder das chaves de São Pedro", poder vindo de Jesus Cristo. Seu dia litúrgico é celebrado em 21 de agosto.

Canonização

Falecido em 1914, São Pio X veio a ser canonizado em 1954, pelo Papa Pio XII. Fazia quase 250 anos que um Papa não era canonizado. Antes dele, ocorreu a canonização de São Pio V, ocorrida em 1712. Mais um motivo para celebrar com muito orgulho e devoção o seu dia, que é 21 de agosto.

Oração a São Pio X

Neste Dia de São Pio X, celebrado em 21 de agosto, todo ano, façamos uma reflexão e uma oração em homenagem a esse santo que é exemplo de bondade e humildade:

"Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio Décimo governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."

Não há medo quando você confia em Deus. Fortaleça sua fé!

fechar