Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Esperança

O Dia de Nossa Senhora da Esperança é comemorado anualmente, em 15 de agosto. Essa data emociona pessoas cristãs que se sentem auxiliadas e protegidas pela Virgem Maria, que é também conhecida pelo vocativo que nomeia esse dia comemorativo. A seguir, você vai encontrar as mensagens mais lindas e iluminadas para mostrar para as pessoas a sua devoção por essa santa, para pedir auxílio, para comemorar, para reforçar a sua esperança na vida e nas pessoas. Se você é uma pessoa devota dessa santa, aproveite o dia para falar sobre ela e enaltecer essa figura tão importa para a religião cristã e para a fé de cada um. Encante-se e compartilhe!

continue lendo
Compartilhar

O dia

Anualmente, todo dia 15 de agosto é reservado para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Esperança. Este é mais um título dado à Virgem Maria, que tem duas origens, uma inspirada em sua gravidez, pela esperança de ver seu filho ao fim da gestação. A outra, parte dos fiéis, na esperança de que suas causas sejam atendidas.

Você sabe quais fatos históricos aconteceram em agosto?

Esperança dos desesperados

Por ter seu nome invocado pelos fiéis, para que ajude em suas necessidades pessoais, Nossa Senhora da Esperança é chamada, na liturgia, de esperança dos desesperados. Por isso, no seu dia, 15 de agosto, abra seu coração e peça uma graça a Nossa Senhora. Certamente ela irá interceder por você. Confie!

Outros nomes

Nossa Senhora da Esperança, cujo dia se celebra em 15 de agosto, também é invocada e identificada como Senhora do Amor Divino ou da Expectação. Isso se explica porque, em algumas localidades, essa devoção se referia à esperança do parto. Nesse contexto, ela é representada grávida, coma pomba divina apoiada sobre seu seio.

Em agosto, celebre o Dia de São Cesário de Arles

Imagem de Nossa Senhora da Esperança

A imagem de Nossa Senhora da Esperança, cujo dia se celebra em 15 de agosto, mostra a Virgem Maria carregando o Menino Jesus no braço esquerdo, apontando para a pomba, que representa o Espírito Santo e está apoiada em seu ombro direito.

Da terrinha para a nossa terra

A devoção a Nossa Senhora da Esperança (cujo dia se comemora em 15 de agosto) é uma tradição trazida de Portugal para o Brasil pelos primeiros colonizadores. Pedro Álvares Cabral era devoto de Nossa Senhora da Esperança e tinha uma imagem da santa em sua casa. Na sua grande viagem de descoberta do Brasil, o desbravador a trouxe consigo.

Encerrando a guerra

Nossa Senhora da Esperança operou um milagre durante uma sangrenta guerra entre França e Alemanha. Temendo a invasão de Paris pela Prússia, o bispo da cidade francesa Saint Brieuc fez um voto a Nossa Senhora, pedindo que salvasse o país dessa invasão. A Virgem Maria apareceu num local chamado Poitmain, próximo às frentes inimigas. Em meio a orações, após uma mensagem da santa, depois de 10 dias França e Alemanha assinaram um tratado de paz, pondo fim à guerra. No seu dia, 15 de agosto, oremos para celebrar a paz obtida por meio de sua intervenção milagrosa.

 

O milagre, em detalhes

Nas aparições que determinaram o fim da guerra entre a França e a Alemanha, Nossa Senhora da Esperança (cujo dia é celebrado em 15 de agosto) apareceu para quatro crianças, e aos poucos sua mensagem foi sendo revelada. O recado deixado dizia: “Mas rezai, meus filhos, Deus, vos atenderá dentro em breve. Meu Filho se deixa enternecer”. Em seguida, surgia um crucifixo e uma estrela nas mãos da Virgem. A estrela se moveu até ficar sobre a cabeça da santa.

Autenticando a veracidade

Após selada a paz entre França e Alemanha, o Bispo de Laval fez minuciosa pesquisa e ouviu as crianças, o padre e o povo presente na ocasião da aparição. Após esse estudo, publicou carta admitindo a autenticidade da aparição e autorizando o culto à santa com o título de Nossa Senhora da Esperança de Pointmain (pois foi esta a localidade da aparição dela). Em 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Esperança, celebremos o milagre da paz.

Comemore também o Dia de Santa Joana Maria da Cruz

Santuário

Fica na cidade francesa de Charleville-Mézières o mais antigo santuário dedicado a Nossa Senhora da Esperança. O santuário foi erguido pelos devotos cristãos franceses em 930. Vamos celebrar o Dia de Nossa Senhora da Esperança, celebrado em 15 de agosto, conhecendo um pouco mais sobre esse local sagrado.

Padroeira

Nossa Senhora da Esperança, cujo dia se comemora em 15 de agosto, é considerada padroeira do município de Ipatinga (MG). A Virgem dá o nome à primeira paróquia da cidade mineira. Também conhecida como Igrejinha do Horto, foi construída “milagrosamente” em 12 dias, pois precisava ficar pronta para o Natal. Era para ser uma igreja provisória, mas acabou tornando-se cartão-postal, sendo também tombada pelo Patrimônio Cultural e Artístico do município.

Hino

Neste 15/08, Dia de Nossa Senhora da Esperança, vamos entoar o seu hino, celebrando a paz e a graça de alcançar solução para nossas causas.

“Ó Mãe da Esperança prometida,

conduzi os vossos filhos para o céu.

Fazei que nas trevas desta vida,

resplandeça a luz de Cristo, a luz de Deus.



Apareceu no céu grande sinal,

raiou para o mundo a esperança.

Entre Deus e o homem afinal,

surgiu a nova Arca da Aliança.



Ó Mãe da Esperança prometida,

conduzi os vossos filhos para o céu.

Fazei que nas trevas desta vida,

resplandeça a luz de Cristo, a luz de Deus.



Uma mulher de estrelas coroada,

vestida de sol no céu brilhava.

Era nossa potente advogada,

era a Senhora que o mundo esperava.



Ó Mãe da Esperança prometida,

conduzi os vossos filhos para o céu.

Fazei que nas trevas desta vida,

resplandeça a luz de Cristo, a luz de Deus.



O vosso filho Jesus ressuscitado,

com glórias e poder virá de novo.

Ele veio pagar nossos pecados,

Ele virá reunir enfim seu povo.



Ó Mãe da Esperança prometida,

conduzi os vossos filhos para o céu.

Fazei que nas trevas desta vida,

resplandeça a luz de Cristo, a luz de Deus.”

Exalte a mãe de Santo Agostinho no Dia de Santa Mônica

Oração

Neste dia 15 de agosto, em que se celebra Nossa Senhora da Esperança, faça sua oração e peça que ela interceda na sua causa. O milagre sempre vem.

“Senhora da Esperança, tua alegria era fazer a vontade do Pai. Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa fé vacila, quando somos tentados a desesperar. Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando fechamos o coração, quando consentimos à injustiça; Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu filho, quando nos cansamos de fazer o bem, Senhora da Esperança, intercede por nós! Quando o não se antecipa ao nosso sim, leva-nos a Jesus Cristo, nossa esperança. Amém.”

fechar