Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional das Artes

A humanidade é o que é, graças à arte. A vida sem a arte seria sem graça, cinzenta, vazia. É a arte que nos ajuda a apreciar cada detalhe do mundo ao nosso redor. A arte nos une, dá valor à cada etapa da história humana. A arte está na pintura, na música, no teatro. É arte o que é visualmente belo, o que nos emociona e até o que nos intriga. Como não celebrar todo o poder da arte? É por isso que no dia 12 de agosto é comemorado do Dia Nacional das Artes. Aprenda mais sobre essa data, e sobre as mais variadas formas de arte, que devem ser valorizadas nesse dia. Aproveite esse momento único para colocar ainda mais arte em sua vida!

continue lendo
Compartilhar

O dia 12 de agosto

Em 12 de agosto, é celebrado o Dia Nacional das Artes. A data foi institucionalizada em 1931, em homenagem à criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios – atualmente Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escola foi criada por um decreto de D. João VI, em 12 de agosto de 1816.

Aprenda a transformar sua dor em arte

O que é arte?

Afinal, o que é arte?. Podemos dizer que é toda atividade estética comunicativa, expressada por uma vasta gama de linguagens, como pintura, literatura, música, cinema, arquitetura, entre outras. A arte provoca emoções e sentidos de formas diferentes entre as pessoas. 12 de agosto é o Dia Nacional das Artes.

Regulamentação

A arte compreende diversas atividades e funções, e em decorrência dessa diversidade profissional, a Lei 6.533 e o Decreto 82.385 – ambos de 1978 – regulamentam a profissão como artista e técnico em espetáculos. Neste 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, aproveite para desbravar esse universo chamado arte.

Tem registro

Para os artistas de espetáculos, existe um registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (cuja sigla, DRT, é popularmente usada para denominar o próprio registro). Atores, dubladores, e até mesmo figurantes... todos devem ter registro para atuar. Em 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, procure conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Arquitetura

Andar pelas ruas, por centros históricos, analisar o estilo de cada construção. Apesar de ser também funcional, arquitetura também é arte. Aproveite para apreciar cada detalhe, e como a estrutura combina ou contrasta com o meio em volta. Que tal fazer isso no dia 12 de agosto, Dia Nacional das Artes?

Pintura

O que seria da nossa cultura se não fossem as artes? A pintura, por exemplo, e sua riquíssima contribuição ao longo dos séculos. “Monalisa”, “A Persistência da Memória”, “ A Última Ceia”, “Guernica”, e tantos outros quadros e painéis, fazem parte da nossa memória, e contam a história com a visão de cada artista. Aproveite o Dia Nacional das Artes, 12/08, para ir a um museu e respirar um pouco de cultura.

Escultura

Imagine o talento de mãos inquietas dando forma aos poucos a algo que se tornará uma obra-prima. Pense em gênios como Michelangelo com seu perfeito “Davi”, e sua “Pietà”, cheia de técnicas e significados; ou “O Pensador”, de Rodin, expressando uma instigante reflexão. Seja qual for, das mais famosas às nem tão aclamadas, apoie a arte, visite museus, centros culturais. O Dia Nacional das Artes (12/08), está aí para isso.

 

Outras formas

Existe arte em tudo que fazemos. Fotografia, canto, atuação, dança, desenho, design, são formas de arte também. Algumas tocam o coração, outras são funcionais e toca o mundo, mas todas nos transformam de alguma maneira. Neste Dia Nacional das Artes (12/08), vá a um teatro, museu, exposição. Deixe a arte te transformar.

Tudo que toca o sensorial

Arte é sensação. Seja visual, tátil, auditiva. É o que chega aos nossos corações e nos toca profundamente, da maneira como interpretamos, que é particular. E é esta a magia da arte: ela consegue ser uma experiência pessoal. Vamos celebrar o Dia Nacional das Artes (12/08), deixando nossas emoções falarem por nós.

Somos artistas natos

Já nascemos artistas. Antes de aprenderem a escrever, as crianças se expressam por meio de pinturas, massinha, desenhos. Usam qualquer superfície como tela, encantam-se com cores, formas, texturas. É sempre muito importante incentivar a arte desde cedo. Aproveite este Dia Nacional das Artes (12/08) para criar uma atmosfera bem criativa e lúdica.

Artesanato

Sim, existe um dia específico para celebrar o artesanato. Mas ele também merece ser celebrado neste Dia Nacional das Artes (12/08). É fascinante o talento do artesão... criar verdadeiras obras de arte personalizadas, feitas com amor e dedicação, não é para qualquer um. Merece nossos aplausos e admiração.

Use a arte como remédio!

A você, artista

Se você é um artista, independente da atividade que exerça, sinta-se parabenizado pelo Dia Nacional das Artes (12/08). Seu trabalho não é só estético ou de entretenimento, ele é um verdadeiro transformador de vidas. Parabéns!

Tem um amigo artista?

Se você tem um amigo artista, dedique o Dia Nacional das Artes (12/08) para parabenizá-lo, pela atividade que ele exerce e pela contribuição dele para a cultura. Aproveite também, para homenagear aqueles artistas que não têm tanto espaço nas mídias ou não são tão consagrados. Seu apoio também é fundamental.

O que fazer no dia?

No Dia Nacional das Artes (12/08), verifique se existe alguma programação na sua região e desfrute tudo que os eventos puderem oferecer. Se você já é um aficionado pela arte, vai adorar. Se não for um apreciador, quem sabe essa não é a oportunidade ideal para se bandear para o lado artístico da força?

11 frases para os amantes de arte

fechar