Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos

O título de “Rainha dos Anjos” é mais uma das atribuições à Virgem Maria, mãe de Deus. Esse termo homenageia-a por se avantajar das ordens, virtudes e méritos por se tornar a mulher que deu à luz a Jesus Cristo, sendo a rainha da santidade, rainha dos céus, reconhecida e glorificada também pela Terra. No dia 22 de agosto comemora-se o Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, uma data para glorificá-la e agradecê-la solenemente pelo milagre do nascimento de Cristo, que santificou a Terra com a sua passagem por aqui. Nesta página, além de contarmos um pouco mais sobre a história dessa santa, separamos orações e antífonas para celebrar essa data com muito amor. Venha conferir!

Celebração após Assunção

A festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos era celebrada anteriormente em 31 de maio. Porém foi transferida pela liturgia para o dia 22 de agosto, sete dias após a festa de Nossa Senhora da Assunção. Seja qual for a data, é sempre tempo de celebrar a mãe de Jesus.

Rainha

Nossa Senhora Rainha é considerada a rainha de todos os anjos e homens. Segundo o Antigo Testamento, a rainha não era esposa do rei e sim sua mãe. E como Maria é mãe de Cristo, o Rei, a ela cabe tal título. E também porque sobrepuja em santidade qualquer outra criatura. O Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos é celebrado em 22 de agosto.

Pela vontade de Deus

O Papa Pio XII, em sua encíclica “Ad caeli Reginam”, que trata da realeza de Maria, escreve que ela é Rainha não só porque é a Mãe de Deus, mas porque foi associada a Jesus Cristo na obra de salvação pela vontade de Deus. Em seu dia, comemorado em 22 de agosto, oremos pela nossa Virgem, nossa Rainha, a Mãe de Deus.

Títulos de rainha

A mãe de Deus é invocada pela Liturgia Sagrada com os seguintes títulos de rainha: Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos e Mártires, dos confessores, das Virgens e de todos os Santos, Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha assunta ao céu. Em 22 de agosto, celebremos a sua invocação como Rainha dos Anjos.

Antífonas Marianas

Antífonas são versículos entoados antes e depois de salmos ou cantos bíblicos. As que são dedicadas a Nossa Senhora Rainha dos Anjos (cujo dia se celebra em 22/08) são denominadas “Antífonas Marianas”, que são: “Salve Rainha”, “Santa Mãe do Redentor”, “Salve Rainha do Céu” e “Rainha do Céu” e passaram a ser entoadas a partir do século XIII.

“Salve Rainha”

Uma das quatro antífonas dedicadas a Maria e também hino mariano, “Salve Rainha” é a oração final do Santo Rosário. Neste dia 22 de agosto, oremos e celebremos a nossa Rainha:

“Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.”

“Rainha do Céu”

Outra antífona dedicada a Nossa Senhora Rainha dos Anjos (cujo dia se celebra em 22/08) e também hino mariano para nossa celebração e devoção à Virgem Maria:

“Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia. Porque aquele que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia. Rogai a Deus por nós, aleluia. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

OREMOS: Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor, Jesus Cristo, concedei-nos, vos suplicamos que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos o gozo da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.”

Toda oração tem uma resposta. Reflita!

Hino a Nossa Senhora Rainha dos Anjos

Que neste dia 22 de agosto, dedicado a Nossa Senhora Rainha dos Anjos, façamos uma reflexão e celebremos toda a pureza e soberania de nossa venerada Virgem entoando este hino em sua homenagem:

“A tua presença nos enche de paz

Maria mãe de Deus com os anjos se levantou

Do céu traz a tua luz, à sua frente está Jesus

Ao seu povo intercedeu e Jesus atendeu

Rainha dos anjos cercada de luz

Coroada de esplendor

Maria mãe do Salvador

As tuas graças se derramam sobre nós

Pra iluminar toda a escuridão

Em ti, ó Mãe, o Senhor confiou

Maravilhas Ele fez no teu ventre

Tu és Bendita, o anjo falou/

Seu plano de amor/ Deus te revelou”

Conheça também o Dia de Nossa Senhora Rainha

Oração a Nossa Senhora Rainha

“Maria Santíssima, Rainha do Céu e da Terra, é vencedora de todas as batalhas de Deus. Voltem-se os governantes do mundo para ela e o seu cetro fará triunfar a causa do bem, com o triunfo da Igreja e do Reino de Deus! Reze com devoção e confiança esta oração: ‘Oh, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me, neste dia, a ser sempre teu verdadeiro filho para chegar um dia ao Deus da vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo, a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os anjos e santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a luz divina do Universo para me ajudar a resolver esses problemas’.”