Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Boa Morte

No dia 15 de agosto, temos a celebração cristã à Nossa Senhora da Boa Morte associada à Virgem Maria. Sobre a data, há uma representação em que ela se encontra morta, cercada pelos apóstolos, sepultada onde Cristo foi crucificado. Três dias após sua morte, um apóstolo foi ao seu túmulo e o encontrou vazio, acreditando-se, assim, que Ela subiu aos céus. Na oração do “Pai Nosso”, o trecho "Agora e na hora da nossa morte" pede a proteção de Maria no momento da passagem. Em 15 de agosto, celebramos a alma bondosa de Nossa Senhora da Boa Morte, Maria. Encontre, nas mensagens, fatos e curiosidades sobre a data, além de orações e homenagens ao dia em questão.

continue lendo
Compartilhar

Vigiada por Apóstolos

A Virgem Maria é representada falecida, por isso o termo "Dormição da Assunta" faz alusão ao sono da morte. Nesse momento, Nossa Senhora da Boa Morte estava cercada por Apóstolos e foi sepultada num túmulo nunca usado, localizado no Getsêmani, local da crucificação de Jesus em Jerusalém. Nossa Senhora da Boa Morte é celebrada em 15 de agosto.

Elevada aos céus

Depois de três dias, após o enterro de Nossa Senhora da Boa Morte, um Apóstolo quis vê-la. Quando o túmulo foi aberto, Virgem Maria não estava mais lá, apenas sentiu-se um forte cheiro de flores. Assim, todos entenderam que Nossa Senhora havia sido elevada aos céus e, desde esse dia, cristãos cultuam o dia da "Dormição Assunta", em 15 de agosto.

Ressuscitada por Deus

Oh, Nossa Senhora da Boa Morte, celebro sua bondosa alma que, depois de Jesus Cristo, foi a única a subir aos céus, ressuscitada por Deus. Mãe do Salvador, rogai por nós! Viva o dia 15 de agosto.

Ressurreição da carne

Não existe um túmulo de Virgem Maria para ser cultuado pelos cristãos, pois ela foi aos céus pelas mãos de Deus. E sempre que ouvimos “Creio na ressurreição da carne...”, creia, pois Nossa Senhora da Boa Morte é a personificação disso. Celebre em 15 de agosto esse milagre.

Proteção na hora da morte

Uma das maiores orações da Igreja nos lembra um pedido. "Agora e na hora da nossa morte" faz alusão à Nossa Senhora da Boa Morte, pedindo proteção na passagem, já que ela teve essa experiência. Seu dia é celebrado em 15 de agosto.

 

Seguiremos seu exemplo

O culto à Nossa Senhora da Boa Morte veio ao Brasil por meio dos portugueses. A celebração de sua festa em 15 de agosto e sua representação são usadas como um exemplo profético do que acontecerá conosco em nossa morte.

Oração - parte 1

Nossa Senhora da Boa Morte, nos proteja agora e na hora de nossa passagem, nos leve até o céu. Celebramos o seu dia em 15 de agosto para que encha nossa alma de bênçãos.

“Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos uma vez mais de vosso auxílio e proteção. Vós sofrestes a dor de perder vosso Filho, fazei-nos pacientes perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo. Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai... (fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus.”

Oração - parte 2

Que eu possa merecer a morte terrena e morada no céu. Que eu possa encontrar Jesus Cristo e sua infinita bondade. Nossa Senhora da Boa Morte, viva o seu dia 15 de agosto.

“Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna. Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.”

Comemore o Dia de Santa Joana Maria da Cruz

Irmandade da Boa Morte

Nossa Senhora da Boa Morte é personagem de uma tradição do Recôncavo Baiano, que é passada de mãe para filha por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade da Boa Morte, elas precisam ser descendentes de africanos e possuir mais de 50 anos. A data da festa é em 15 de agosto.

fechar