Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Mônica

Apesar da razão incerta sobre a escolha da data de sua canonização, o fato é que, no dia 27 de agosto, celebramos o dia de Santa Mônica. Mãe de Santo Agostinho, ela representa a importância da mãe no núcleo familiar e toda sua devoção e amor a Deus. Grande responsável pela conversão de Santo Agostinho sendo seu alicerce espiritual e direcionando-o para fé cristã. Todos os feitos de Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos do Cristianismo, se deram graças a criação no amor de Cristo que lhe foi ensinado por sua amorosa mãe. Nesse dia, vamos orar e agradecer pela Mãe Santa Mônica.

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Santa Mônica

Nascida em 332 no norte da África, mais precisamente em Tegaste, Argélia, Santa Mônica era de família rica, mas foi criada por uma escrava que cuidava também dos filhos dos senhores. Por ter recebido uma educação rígida e com ensinamentos religiosos, desde cedo demonstrou ser uma criança disciplinada e ligada à religiosidade. Sempre que tinha oportunidade, auxiliava os mais pobres. Sua festa, no dia 27 de agosto, vem para nos ensinar que podemos nos conectar com o amor divino e permitir que ele nos transforme. Um brinde à Santa Mônica!

Celebre a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

Casamento com Patrício

Aos dezessete anos, Santa Mônica se casou com Patrício, um dos membros do conselho de Tegaste. O pretendente, além de muito mais velho, foi arranjado por seu pai e trouxe grandes problemas à vida de Mônica. Afinal, apesar de o casal possuir terras e uma boa posição social, Patrício era infiel e um homem violento. Esse, inclusive, foi um grande motivo para as orações de Santa Mônica. Que todo dia 27 de agosto possamos reforçar a grande mulher que Mônica foi, a fé que mantinha e a perseverança que cultivou. Gratidão, Santa Mônica, por ter nos ensinado tanto com suas superações!

Maternidade

Santa Mônica teve três filhos: Agostinho, Navigio e Perpétua. A última se tornou religiosa, mas os outros dois não possuíam relação nenhuma com Deus. Agostinho, o mais velho, causou muita tristeza e Mônica chegou ao ponto de não permitir que ele entrasse mais em casa, para que, assim, ele aprendesse que todas as ações geram consequências. Apesar disso, Santa Mônica sempre orou e pediu para que tanto os filhos quanto o marido fossem convertidos. Essa é só mais uma demonstração do quanto Mônica era fiel à família e o quanto lutou por cada um de seus integrantes. Que a gente não esqueça do poder que a união faz e da divindade que mora dentro de nosso próprio lar. Feliz dia 27 de agosto a todos!

Perseverança

Com foco e dedicação, Santa Mônica pôde realizar um de seus desejos: ver o marido finalmente convertido. Parte de seu objetivo estava concretizado, mas a preocupação com Agostinho e a vida boêmia que ele levava a fazia duvidar. Certa vez, Mônica foi até a igreja e chorou ao conversar com o bispo. Cansada das tentativas de conversão do filho mais velho, escutou desse mesmo bispo que Agostinho ainda não estava preparado, mas que o momento certo iria chegar. Isso só levou mais força ainda a Santa Mônica, que não desistiu. Que todo dia 27 de agosto, dia de sua festa litúrgica, a determinação dessa incrível mulher seja enaltecida!

Conversão de Agostinho ao Cristianismo

Depois de trinta anos de orações dedicadas somente a Agostinho, Santa Mônica, por fim, pôde vivenciar grandes alegrias. O filho se converteu ao Cristianismo e, para orgulho de todos, mais tarde se tornou o famoso Santo Agostinho, conhecido por influenciar o Ocidente cristão e impactar positivamente a humanidade. Que nesse dia 27 de agosto, dia da celebração a Santa Mônica, enalteçamos seus árduos caminhos e suas grandes conquistas. Que sejamos mais amor e mais família. Amém!

Padroeira

Santa Mônica é considerada pela Igreja a padroeira dos pais que convertem seus filhos ao Cristianismo. Além disso, é vista como um grande exemplo de fé e perseverança. Que no dia de sua festa litúrgica, dia 27 de agosto, honremos seus passos e suas conquistas. Gratidão, Santa Mônica, por nos ensinar tanto e por nos mostrar que é possível.

Legado de Santa Mônica

Um dos grandes ensinamentos que Santa Mônica deixou é que além de educar os filhos, é preciso guiá-los para o caminho que os levem a Deus e a vida espiritual. Além disso, o legado que fica é que mães e pais devem se preocupar com seus filhos, não medindo esforços para que eles andem por um bom caminho. Dia 27 de agosto, festa de Santa Mônica, é dia de celebrar e de manter vivas em nossos corações todas as bênçãos ensinadas por ela. Que honremos e sejamos cada vez melhor rumo ao encontro com Deus!

Saiba quem foi Santa Isabel, a rainha que lutou por sua fé

 

Morte

Santa Mônica morreu em 387, aos 56 anos de idade, na cidade Óstia, na Itália. Seu corpo foi descoberto em 1430 e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santo Agostinho, em Roma.

Canonização

A canonização de Santa Mônica foi realizada pelo Papa Alexandre III. Mônica, apesar de não ter realizado nenhum milagre, foi a responsável pela conversão de Santo Agostinho, demonstrando amor e dedicação a seu filho. Esse foi motivo suficiente para que ela fosse canonizada. Que no dia 27 de agosto possamos celebrar juntos a grande fé dessa mulher. Gratidão por tanto, Santa Mônica.

27 de agosto

A festa litúrgica de Santa Mônica é celebrada pelos cristãos no dia 27 de agosto. Não há uma explicação concreta sobre a escolha da data, mas é nesse dia que todos podem honrar as memórias de Mônica. Que possamos sempre nos lembrar dos feitos dessa grande mãe. Quando vivemos uma vida de amor a nós e ao próximo, honramos a nossa vinda à Terra. Viva Santa Mônica!

Oração a Santa Mônica para converter um filho

“Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo (Santo Agostinho). Olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.

Santa Mônica fazei que o Pai do Céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria, eu serei sempre agradecido(a).

Santo Agostinho, rogai por nós

Santa Mônica, atendei-me. Amém.”

Oração a Santa Mônica

“Nobilíssima Santa Mônica, rogai por todas as mães, principalmente por aquelas mães que se esquecem que ser mãe é sacrificar-se.

Rogai, virtuosa Santa Mônica, para que se abram as almas de todas as mães, para que elas enxerguem a beleza da vocação materna, a beleza do sacrifício materno.

Rogai, Santa Mônica, para que todas as mães saibam abraçar com fé o sofrimento e a dor, assumam seus filhos com coragem, como instrumento de santificação para as famílias, e para sua própria santificação. Amém.”

Gratidão

Gratidão a ti, Santa Mônica, por ensinar a mim e a minha família que manter nossos corações próximos ao amor de Cristo é a maior benção que podemos alcançar. Gratidão, Santa Mônica, por nos ensinar com a sua fé que tudo o que desejamos é possível, que nada está perdido. Gratidão, Santa Mônica. Sem ti não teríamos chegado tão longe.

Celebrando a vida

Que neste dia 27 de agosto possamos celebrar com amor os exemplos de fé que Santa Mônica trouxe a humanidade, nos aproximando do amor de Deus e de nossa família. Que possamos, com muita alegria, festejar a vida em Cristo. Amém.

Proteção

Santa Mônica, olhe por mim e por todos aqueles que precisam de amor. Cubra-me com sua manta de fé, abrace-me com seu olhar piedoso e ensine-me dia após dia sobre força. Sei que tudo é possível e peço sua bênção para continuar no caminho de Deus. A ti peço, Santa Mônica: rogai por mim. Amém.

Alicerce

Nos momentos em que mais me senti distante de Deus, você apareceu com seu exemplo de fé. Nos momentos em que mais fiquei distante da minha família, você me ensinou um pouco mais sobre o que é o verdadeiro amor. A senhora, Santa Mônica, toda a minha gratidão. Que a senhora continue me auxiliando e sendo meu alicerce, assim como foi do nosso queridíssimo Santo Agostinho. Que assim seja.

Conheça a história do nascimento da religião cristã

fechar