Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional do Funk

No dia 7 de julho, todos os anos, comemora-se o Dia Nacional do Funk. Nesse dia, em 2013, o funkeiro MC Daleste faleceu, então a data é uma homenagem a ele e ao funk paulistano. Como é alvo de preconceito, muitas pessoas acreditam que esse gênero musical, que se desenvolveu nas favelas, não deveria sequer ser considerado música. Essa visão ultrapassada não condiz com a realidade do funk, que ganhou popularidade nas vozes de artistas como Valesca Popozuda, Ludmilla, Mr. Catra e Kevinho. Atualize sua perspectiva sobre o gênero musical mais dançante do Brasil e rebole muito ao som dos melhores sucessos de funk para comemorar a data!

continue lendo
Compartilhar

O que é?

MC se apresentando em show de funk

O Dia Nacional do Funk é celebrado em 5 de agosto. Esta data é essencial para as pessoas que encontraram no funk uma forma de sustento e para as pessoas que se veem representadas pelo ritmo e pelas letras. Ao celebrar o Dia Nacional do Funk, é possível legitimar a importância desse gênero musical para o Brasil.

O que o funk representa?

MCs dividindo o microfone em show de funk

Para quem ainda não sabe, o funk não é só um gênero musical. Existem pessoas que mudaram de vida após se desenvolverem nesse ramo, que puderam se comunicar com diferentes parcelas da população e que cresceram muito. O funk é uma forma de resistência, de expressão e de cultura. Vamos comemorá-lo no Dia Nacional do Funk, 5 de agosto!

Reputação do funk

Só quem entende muito de funk sabe a importância do Dia Nacional do Funk, 5 de agosto. É nesta data que fica comprovado o valor desse gênero musical para a cultura brasileira, que, durante tanto tempo, recusou até mesmo a classificação do funk como música. Ainda há quem não goste desse ritmo, mas é inegável a amplitude nacional e internacional que ele tomou.

Funkeiros para acompanhar

Ilustração do cantor de funk MC Brinquedo

O dia de conhecer mais sobre os funkeiros do Brasil só poderia ser o Dia Nacional do Funk, 5 de agosto! Entre nomes muito conhecidos e outros que ainda estão ganhando espaço, você precisa conferir o trabalho dos seguintes artistas: MC Kevinho, MC Lan, Fioti, MC Kekel e MC João.

Em outros países...

Ilustração de músicos tocando instrumentos do funk norte-americano

No Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, escolhi compartilhar uma curiosidade. Nos Estados Unidos da América, o gênero musical funk não tem nada a ver com o que tocamos no Brasil. É um ritmo dançante feito por pessoas negras, assemelhando-se ao blues e ao jazz, sendo que as letras, quando existem, são construídas de improviso.

 

Mais que rebolar

Se o funk toca nas baladas e nas festas para as pessoas rebolarem, para mim o funk é muito mais que isso. O Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, celebra a minha liberdade para dizer o que eu penso, para criar, para me expressar e para dizer ao mundo como é a minha vida enquanto uma pessoa com poucos privilégios.

Função social do funk

MCs cantando em show de funk

Para muitas pessoas, o funk pode ser um gênero musical irritante ou de baixo calão. É por isso que hoje, no Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, eu venho dizer que o funk tem uma função social importante: engrandecer a voz das pessoas que moram nos morros e nas favelas, que sempre têm muito a dizer e raramente são ouvidas.

Sinônimo de resistência

Mulher desfocada em frente a uma favela brasileira

Ainda que exista o Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, esse gênero musical ainda é visto com um olhar preconceituoso por grande parte da elite brasileira. Acreditam que quem faz funk está envolvido com atividades criminosas ou que só falam sobre o que ninguém quer saber. Vamos usar este dia para ampliar nosso conhecimento sobre o funk e mostrar a importância dele!

Funk é a minha vida

O Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, é o meu dia! Funk é o som que corre pelas minhas veias, que permite que eu expresse ao mundo tudo que eu penso e sinto sem medo! Conheça mais sobre o funk nacional e apoie esse trabalho de tanto valor e de tantas batidas distintas!

Aproveitando para conhecer

Homem andando na rua com headphones

Existe dia melhor para atualizar a playlist de funk do que o Dia Nacional do Funk, 5 de agosto? Digam o que quiserem, esse gênero musical é ideal para quem está precisando se animar, conhecer uma realidade diferente ou apoiar artistas que têm menos oportunidades do que os que fazem sucesso na mídia.

Expressão cultural

MC cantando em baile funk

O Dia Nacional do Funk, 5 de agosto, é quando temos a honra de celebrar a existência desse gênero musical. As batidas, as letras e as danças vão muito além dos fluxos e dos bailes onde elas se manifestam. O funk é uma expressão cultural, assim como o samba, o rap, o hip-hop, a bossa nova e qualquer outro estilo!

fechar