Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Maximiliano

Foi no dia 14 de agosto que, no campo de concentração de Auschwitz, São Maximiliano foi morto. Mesmo em um local tão horrendo, contudo, ele conseguiu praticar uma boa ação e salvar uma vida. Por isso, sua imagem se tornou muito importante para o cristianismo. Celebre o dia dele homenageando-o!

continue lendo
Compartilhar

Origem

Nascido como Raimundo Kolbe, em 1894, na Polônia, foi criado com base em todos os princípios do cristianismo: bondade, humildade e fé. Sendo assim, não foi nenhuma surpresa quando, com apenas 13 anos, ele passou a fazer parte do Seminário dos Frades Menores Conventuais Franciscanos. Por conta de seu trabalho impressionante ao longo da vida, ficou conhecido no mundo inteiro como São Maximiliano. Atualmente, é homenageado no dia 14 de agosto.

Saiba quais foram os fatos históricos que ocorreram em agosto

Comunicação

Uma das principais características de São Maximiliano é o fato de ele ter sido uma pessoa extremamente comunicativa. O santo, que é celebrado todo dia 14 de agosto, nutria um carinho muito grande pela Nossa Senhora. Isso e a falta de dinheiro o fizeram criar uma revista dedicada à santa!

Produtos religiosos

É possível dizer que, São Maximiliano, homenageado todo dia 14 de agosto, aliando seu conhecimento religioso e empreendedor, fez um trabalho impressionante em vida. O seu periódico semanal, por exemplo, ficou muito famoso. Além disso, ele também possui uma revista infantil e uma feita especialmente para sacerdotes.

Emissora católica

Em 1922, São Maximiliano surpreendeu todas as pessoas ao inovar na hora de espalhar a palavra de Deus. Insatisfeito apenas com os produtos escritos, decidiu fundar uma emissora de rádio católica. Lá, falava sobre diferentes assuntos religiosos e conseguiu alcançar até mesmo o Japão! Não é por menos que o santo é conhecido no mundo inteiro e até mesmo homenageado, anualmente, no dia 14 de agosto, certo?

Comece esse mês reabastecendo-se de energia positiva!

Segunda Guerra Mundial

Nem mesmo os padres escaparam dos horrores da Segunda Guerra Mundial. São Maximiliano, por exemplo, santo que é homenageado todo dia 14 de agosto, foi preso pela primeira vez em 1939. Apesar de ter sido solto, apenas dois anos depois caiu nas mãos dos nazistas mais uma vez e acabou sendo transferido para o temido campo de concentração de Auschwitz.

Sacrifício

Sempre com alma bondosa e caridosa, São Maximiliano acabou conseguindo fazer o bem mesmo em um local tão terrível quanto Auschwitz. O santo, que é homenageado todo dia 14 de agosto, quando viu um pai de família sendo levado para uma morte dolorosa e cruel, se voluntariou para tomar o seu lugar, salvando a vida do outro prisioneiro.

Morte

Foi no dia 14 de agosto de 1941 que São Maximiliano morreu. O seu sacrifício, porém, não foi em vão. Além de ter sido homenageado e ter a sua história conhecida no mundo inteiro, ele é sempre lembrado. O aniversário de sua morte se tornou uma data comemorativa e, hoje, é muito importante para o calendário cristão.

 

Beatificação

Em 1971, São Maximiliano finalmente foi beatificado pelo Papa João Paulo II. Onze anos depois, em 1982, a cerimônia de canonização foi realizada pelo mesmo Papa. Foi nesse momento que ele recebeu o título de Padroeiro do nosso difícil século XX. O santo, que é homenageado anualmente em 14 de agosto, tornou-se uma figura indispensável no universo religioso.

Conhece alguém que faz aniversário em agosto? Parabenize-o!

Francisco Gajowniczek

Francisco Gajowniczek. Esse é o nome do homem, pai de família, que São Maximiliano salvou no campo de concentração de Auschwitz. Felizmente, ele sobreviveu e pôde estar presente na canonização do santo, que é homenageado todo dia 14 de agosto.

Oração

“Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heroicas e nas obras santas do apostolado, volta o teu olhar a mim, teu devoto, que confio na tua intercessão.”

Nesse dia 14 de agosto, não deixe de homenagear São Maximiliano. O santo, que deu sua vida para salvar um companheiro de cela, merece toda a atenção que pode receber!

Aprendizados

Mesmo em momentos difíceis, São Maximiliano nunca perdeu a sua fé. Lembrado e homenageado todo dia 14 de agosto, o santo nos deixou de lição que devemos sempre praticar a empatia. Devemos, também, sempre nos colocar no lugar dos outros; mesmo que metaforicamente. Nunca se esqueça disso!

Amor cristão

Podemos dizer com muita certeza que São Maximiliano é um exemplo perfeito do que é o amor cristão. Em meio a acontecimentos tão cruéis, ele deu um exemplo de humanidade. Por isso, nesse dia 14 de agosto, não faça apenas desejos pessoais; aproveite para pedir que a sua bondade e iluminação toque mais pessoas na Terra. Nós, com certeza, precisamos disso!

Agradecimentos

Não venho aqui, nesse dia 14 de agosto, para fazer nenhum pedido. Venho apenas para agradecer a São Maximiliano pelo seu sacrifício. Muitas pessoas podem achar que isso impactou somente a vida do prisioneiro que foi salvo, mas, na verdade, o seu gesto empático ofereceu muitas reflexões para toda a comunidade cristã!

Bombeiros São Maximiliano

Antes de a guerra começar, em 1927, São Maximiliano fundou a “Cidade da Imaculada”, na Polônia. Desde então, foi criado um corpo de bombeiros que leva o seu nome e funciona até os dias de hoje. Podemos, então, perceber o seu impacto em diferentes momentos de sua vida. Nesse dia 14 de agosto, não deixe de homenageá-lo!

Presságio

Existem lendas que dizem que, quando era criança, São Maximiliano recebeu a visita da Virgem Maria. Na época, ela lhe disse que ele perseveraria na prática de pureza, mas que se tornaria um mártir. Anos depois, o santo que é homenageado anualmente em 14 de agosto, sacrificou a sua vida para salvar a de outra pessoa.

fechar