Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Bartolomeu

Quem é cristão sabe que existem diversos dias que não podem passar em branco. O dia de São Bartolomeu é um deles! Comemorado anualmente em 24 de agosto, requer ao menos uma singela homenagem. O santo, afinal de contas, era um dos vários seguidores de Jesus! Com diversos feitos em vida, se dedicou a levar a palavra de Deus ao redor do mundo, convertendo indivíduos e tornando o cristianismo uma religião muito popular. Seu trabalho, inclusive, resultou no sacrifício de sua própria vida e, por isso, não pode ser esquecido nunca! O santo está sempre ao seu lado, te guiando e te protegendo. Nesse dia especial, espalhe a sua palavra por meio de lindas mensagens!

continue lendo
Compartilhar

Quem foi São Bartolomeu

São Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, mas a maioria dos escritos da Bíblia não citam o seu nome. A única passagem onde podemos encontrar o nome “São Bartolomeu” é no Evangelho de João, onde limitam-se a citá-lo como um dos escolhidos por Jesus, porém, segundo a tradição, sabe-se que Bartolomeu, na verdade, é o apóstolo Natanael. Ele é citado em outros trechos e a ligação ficou clara quando houve uma comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa “Deus deu”.

Os santos e suas imagens: veja algumas delas

Desdenhando de Nazaré

Assim como é narrado na Bíblia, certa vez São Filipe contou a São Bartolomeu (ou Natanael) que tinha encontrado o Messias (referência a Jesus Cristo), o Salvador vindo de Nazaré. Após receber essa informação, São Bartolomeu respondeu: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”. Essa fala de São Bartolomeu mostra as expectativas judaicas quanto à vinda de Messias, esperado como um grande general.

Encontro com Jesus

No primeiro encontro que São Bartolomeu teve com o então “Messias que veio de Nazaré”, Jesus Cristo, Ele lhe disse: “Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento”. Surpreso, Bartolomeu respondeu: “Como me conheces?”. Foi então que Jesus comentou: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira”. Essa menção foi a respeito de um momento importante e crítico da vida de São Bartolomeu, o que fez com que, depois dessa revelação, ele entendesse que Jesus realmente o conhecia. Desde então, ele virou seguidor do Messias e começou a marcar assim sua trajetória em defesa da Palavra do Senhor. Não é à toa que dia 24 de agosto é marcado pelo Dia de São Bartolomeu e podemos, assim, honrar seu nome e seus feitos pelo cristianismo. Viva Bartolomeu! Que você seja sempre lembrado e festejado como merece!

Conheça os santos mais famosos do Brasil

Seguidor de Jesus

A história conta que São Bartolomeu seguiu Jesus durante os três anos de vida pública que teve em Israel, o que fez com que presenciasse as ações, os milagres, os ensinamentos e até a morte e ressurreição de Jesus Cristo. São Bartolomeu estava quando o Espírito Santo tornou todos os missionários corajosos da Boa Nova pelo mundo. Além disso, Bartolomeu conheceu Nossa Senhora pessoalmente e aprendeu ainda mais sobre Jesus. Assim, depois de ter sido discípulo, passou a ser Apóstolo do Mestre. Que no Dia de São Bartolomeu, 24 de agosto, possamos enaltecê-lo e honrar cada memória que em terra ele nos deixou. Gratidão, São Bartolomeu!

Missão de São Bartolomeu

Segundo a tradição da Igreja e das fontes históricas, São Bartolomeu pregou o cristianismo e falou do Evangelho na Índia, local que hoje conhecemos como Europa Oriental. Ao falar do Evangelho, contam que ele converteu pessoas de maneira sincera, somente utilizando a Palavra de Deus. Que neste Dia 24 de agosto, dia de São Bartolomeu, tu sejas glorificado, Bartolomeu. Tua missão de levar o amor e a palavra do Mestre nunca será esquecida.

Celebre o Dia de Todos os Santos com mensagens

Morte

Por levar a Palavra de Deus, convertendo pessoas e criando comunidades cristãs ao redor do mundo, a história conta que São Bartolomeu foi martirizado, sendo vítima de esfolamento de toda a sua pele, no dia 24 de agosto de 51 d.C. Os relatos dizem que tudo isso aconteceu na cidade de Albanópolis, hoje conhecida como Derbent, região russa do Daguestão. A morte teria sido encomendada pelo então governador local, que não aceitava as pregações do cristianismo em sua terra. Que possamos, no Dia de São Bartolomeu, dia 24 de agosto, nos lembrarmos de seu sacrifício em nome do Senhor, celebrando sua vida hoje e sempre. Teu exemplo não será esquecido, Bartolomeu!

 

Massacre da noite de São Bartolomeu

O dia 24 de agosto é marcado pela morte e pela festa litúrgica de São Bartolomeu. A data ficou conhecida por dar início a um dos maiores assassinatos a protestantes da história: o massacre da noite de São Bartolomeu. O marco começou exatamente no dia 24 de agosto de 1572, quando comemoravam o Dia de São Bartolomeu, na França. Na época o reino francês era católico e rejeitava todo e qualquer tipo de nova religião. Nesse dia, nas primeiras horas da madrugada, a realeza e o clero planejaram e mandaram executar uma série de ataques aos milhões de protestantes que lá viviam. Daquela data até o mês de outubro, os assassinatos atingiram 12 cidades francesas. Mesmo com números imprecisos, dizem que entre 2 mil e 70 mil pessoas foram assassinadas.

Oração a São Bartolomeu

"Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo, que humildemente se ajoelha a seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor.
São Bartolomeu, use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.
São Bartolomeu, me inspire em imitá-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior glória.
Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minhas misérias e aflições da vida. Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança de que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim esta especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça… (mencionar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. Amém."

Confira a trajetória de São Benedito

Intercessão

São Bartolomeu, interceda por meus sonhos, por meus passos e pensamentos. Guie-me pelo caminho do Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo de mim instrumento de mudança e amor. Amém.

És aquele

Tu és aquele que me recordo quando preciso de amor, aquele a quem peço proteção e que me guia por meio da palavra do Senhor;
Tu és aquele que me mostra que Jesus Cristo é nosso Salvador, aquele que conforta meu coração e me ajuda a curar toda a dor.
Que teu nome seja sempre louvado e lembrado no mais alto dos altares, São Bartolomeu!

Sem ti

Sem ti a escuridão toma conta de minha vida e já não sei mais para onde ir;
Sem ti me afasto do amor de nosso Mestre, conhecendo as trevas ao invés dos céus;
Sem ti ando sem direção, distante do verdadeiro amor ao próximo, ensinado por Cristo nosso Senhor.
Sem ti nada sou, São Bartolomeu!
Peço que continue iluminando minha vida, mostrando-me o melhor caminho a seguir. Amém.

Comemore o Dia de Santa Luzia, a protetora dos olhos

Clamo por ti

Clamo por ti e por tua proteção, São Bartolomeu.
Que o senhor esteja presente nos meus momentos difíceis, mas também nos tranquilos. Que seu exemplo como cristão e amante dos feitos de Cristo sejam meu exemplo quando, por algum instante, eu desacreditar no amor divino. Derrame suas glórias e bênçãos sobre minha vida, São Bartolomeu, eu te peço. Amém.

fechar