Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Helena

Santa Helena é, provavelmente, uma das figuras mais importantes do cristianismo. Nascida em Roma, ela foi a mãe de Constantino, um dos maiores imperadores da região e, também, o primeiro a ser declaradamente cristão! Mesmo passando por diversas dificuldades, Helena nunca desistiu. Por isso, se tornou um símbolo de resistência. Não só isso: mesmo tendo se convertido tardiamente, fez diversos trabalhos extremamente importantes para a comunidade, mostrando que é possível se devotar à religião em qualquer momento da vida! Por todos os seus feitos, se tornou muito conhecida e é homenageada até os dias de hoje, em 18 de agosto. Faça parte desta festa!

continue lendo
Compartilhar

Origem

Santa Helena, que é homenageada anualmente no dia 18 de agosto, possuía origem tão simples que era considerada uma plebeia. Isso não impediu, contudo, que de seu casamento com um militar nascesse uma figura muito importante para a história: Constantino Magno, que, no futuro, seria o primeiro imperador romano cristão!

Conheça também a história de São Sebastião

Fim do casamento?

Quando pensamos em figuras cristãs, temos uma noção de que, em vida, eles passaram por certas dificuldades. Com Santa Helena, homenageada todo dia 18 de agosto, isso não foi diferente, porque ela foi obrigada a abrir mão de seu casamento por um bem maior: seu então marido teve que se envolver, por questões políticas, com uma parente do então imperador de Roma.

Superação

Mesmo com todos os problemas que passou por causa de seu casamento, Santa Helena não se deixou abalar. Após ser abandonada, em vez de se lamuriar, concentrou todas as suas forças em seu filho, Constantino. Assim, cuidou com muito empenho de sua educação e criou um laço muito forte com ele. Por esse motivo, a figura que é homenageada todo dia 18 de agosto se tornou um exemplo de superação!

Influência

Foi por causa da relação forte de Santa Helena com seu filho que, no futuro, Constantino passou a crescer no exército romano até, enfim, se tornar imperador. Sua coragem e inteligência foram passadas por sua mãe, que teve e continuou tendo extrema importância em sua vida. Por isso até hoje homenageamos a figura cristã no dia 18 de agosto para nunca nos esquecermos de seu trabalho!

Mulher Nobilíssima

Foi no ano de 306 que Constantino se tornou, então, imperador de Roma. Foi nessa época, também, que Santa Helena recebeu um título importante, Mulher Nobilíssima e, depois, recebeu a maior honra de todas, o título de Augusta. Agora vivendo na corte, passou a ter todo o seu trabalho reconhecido pela população romana, que a deixou tão popular que, até os dias de hoje, a homenageamos no dia 18 de agosto.

Conversão

Você sabia que Santa Helena não praticava o cristianismo até o ano de 313? Ela só se converteu após um acontecimento extraordinário que levou à vitória de seu filho em uma das muitas guerras em que se envolveu. Por isso, a figura se tornou um símbolo importante na religião, sendo celebrada todo dia 18 de agosto, e também se transformou em um lembrete de que nunca é tarde demais para se converter.

Após sua conversão, Santa Helena não desperdiçou tempo e se tornou extremamente devota. Sua fé impressionou muitas pessoas e, por isso, ela apareceu em diferentes tipos de obras e pinturas. A figura católica, que é celebrada até os dias de hoje em 18 de agosto, pode ser encontrada em diversas igrejas e locais sagrados.

 

Generosidade

Em vida, Santa Helena era considerada pela sua generosidade. Isso porque ela ajudava a todos que podia, em especial os pobres e mais necessitados. O seu amor e devoção sempre tocava o coração de todos, e suas doações sempre eram muito grandes e recebidas com muito entusiasmo. Por esse motivo, a melhor forma de honrá-la neste dia 18 de agosto é fazendo o que ela mais gostava: o bem a quem precisa!

Conheça Tefnut, deusa da generosidade

Construções

Além de suas doações, Santa Helena também auxiliava, ativamente, na construção de diferentes tipos de locais sagrados. A Basílica da Natividade, em Belém, e a Basílica da Ascenção de Jesus, no Monte das Oliveiras, são apenas alguns exemplos de seu trabalho impressionante. Por causa de seu trabalho, ela ficou muito conhecida e, hoje, é homenageada todo dia 18 de agosto.

Pedidos e revelações

Já pensou em poder fazer um pedido e, em seus sonhos, ter esse desejo atendido? Isso é possível com Santa Helena, que possui poder revelador impressionante. Assim, ela pode te ajudar a solucionar mistérios e descobrir diversos segredos. É por isso que muitas pessoas, no dia 18 de agosto, decidem fazer preces especiais a ela e, assim, fazer o seu pedido.

Padroeira

Para todas as pessoas que são divorciadas e querem encontrar o amor ou até mesmo para você que passa por dificuldades no casamento e procura solucioná-las, saiba que Santa Helena é a padroeira dessas causas! Isso não é nenhuma surpresa ao analisarmos a sua história de vida e percebermos que ela, mesma, teve problemas matrimoniais. Neste dia 18 de agosto, aproveite para fazer o seu pedido especial. Quem sabe ela não te atende?

Devoção

Poucas pessoas, em vida, conseguem ser tão devotas ao Senhor da forma com que Santa Helena foi. Ela é, de fato, uma inspiração para todos os cristãos. Então, neste dia 18 de agosto, não deixe de homenagear essa figura tão importante para a sua religião. Talvez ela lhe agracie com pequenas bênçãos!

Agradecimentos

Mesmo não tendo nascido em um berço cristão, Santa Helena encontrou o seu caminho e se tornou uma das figuras mais importantes da religião. Ela fez descobertas importantíssimas e também um trabalho excepcional e, por isso, além dos pedidos que fazemos no dia 18 de agosto, não podemos deixar de agradecê-la!

Resgate

Um dos maiores feitos de Santa Helena, que é celebrada e homenageada todo dia 18 de agosto, foi o resgate da Cruz de Cristo, em sua viagem à Terra Santa. Enquanto ela deixou alguns pedaços em Jerusalém, levou outros para locais diferentes, inclusive para Roma. A sua ideia principal era espalhar os seus fragmentos em diferentes lugares importantes para a Igreja.

Exemplo

Por meio de todo o seu trabalho e devoção, Santa Helena se tornou um exemplo para todos os cristãos. Podemos entender, então, por que ela é tão importante, até os dias de hoje, para a religião. Neste dia 18 de agosto, preste suas homenagens, faça os seus pedidos e lembre-se de sempre carregar o seu espírito misericordioso e generoso em seu peito!

Mantenha-se inspirado com essas mensagens bíblicas

fechar