Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Comerciário

Levando em conta que o real significado de comércio é trocar uma coisa por outra, sendo que atualmente trocamos produtos e serviços por dinheiro em espécie, desde a antiguidade já se podia identificar como comércio o procedimento de troca entre um produto e outro entre os indivíduos: quando a maioria das pessoas realizava sua própria produção por meio da agricultura, elas normalmente geravam apenas um tipo de produto, portanto era necessário efetuar uma negociação pela busca de outros bens que não eram cultivados. Mesmo com todos os avanços atuais, o comércio permanece firme, e até se pode dizer que hoje ainda mais. E isso faz com que o profissional comerciário seja imprescindível.

continue lendo
Compartilhar

Surgimento dos sindicatos

Antigamente, os comerciários eram conhecidos também como “caixeiros”. Por causa da insatisfação do regime de trabalho na época, pequenos grupos e associações de apoio começaram a aparecer, formando posteriormente os atuais sindicatos trabalhistas. O Dia do Comerciário é celebrado em 30 de outubro.

O Dia do Comerciário é feriado?

No Brasil, o Dia do Comerciário é considerado feriado estadual para os trabalhadores do comércio. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, a terceira segunda-feira do mês de outubro é considerada Dia do Comércio, concedendo um dia de feriado para quem trabalha nesse setor. O Dia do Comerciário é celebrado em 30 de outubro.

Reivindicações dos comerciários

No início do século 20, os comerciantes faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. Com isso, as reivindicações e manifestações foram recorrentes por todo o país. Em 29/10/1932, no Rio de Janeiro, ocorreu uma manifestação com mais de 5 mil comerciários andando em direção ao Palácio do Governo, na época chamado de Palácio do Catete. O Presidente Getúlio Vargas aceitou as reclamações e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, diminuindo a jornada de trabalho para oito horas por dia e concedendo repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. O Dia do Comerciário é celebrado em 30 de outubro.

Dia das Abelhas. Entenda a importância de haver um dia só pra ela

Criatividade e irreverência

Quando o assunto é criatividade, os brasileiros não brincam em serviço. A irreverência é algo que reina nas redes sociais. Com isso, algumas pessoas levam essas brincadeiras muito a sério, gerando até renda por meio do comércio. Neste Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro, parabenizamos todos os profissionais criativos do comércio nacional.

 

Datas importantes para as vendas dos comerciantes: Dia dos Namorados

Atrás do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados ocupa a terceira colocação de datas comemorativas mais rentáveis para o comércio. Em 2016, segundo a Serasa Experian, o comércio eletrônico teve uma alta de 15%, com faturamento de 680 milhões de reais e mais de 2 milhões de pedidos realizados no período que antecedeu a data. O Dia

do Comerciário é celebrado em 30 de outubro.

Parabéns, comerciante!

Lidar com o público é uma missão que nem todos são capazes de aguentar. Por isso, desejo a você, comerciário, neste 30 de outubro, meus parabéns especiais por exercer a sua profissão com tanta seriedade e empenho.

fechar