Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Frumêncio

O cristianismo é uma religião muito popular no mundo inteiro. Por esse motivo, possui diversas datas especiais e figuras importantes que são celebradas em dias reservados especialmente para elas. Em meio a tantas comemorações, é normal se esquecer de algumas. O Dia de São Frumêncio, por exemplo, não é muito famoso e, por isso, acaba sendo deixado um pouco de lado. Entretanto, esse santo tão importante merece ser reconhecido por sua história e feitos impressionantes! Sendo assim, separamos especialmente 15 mensagens sobre esse santo para que você possa comemorar essa data ao mesmo tempo em que espalha conhecimento sobre essa figura cristã. Saiba mais!

continue lendo
Compartilhar

História

São Frumêncio (cujo dia se celebra em 30/10) nasceu em Liro da Fenícia. Era, juntamente com seu irmão, Edésio, discípulo do filósofo Merópio. Ele e seu irmão acompanharam Merópio em uma viagem a caminho das Índias, quando sua embarcação fora assaltada por piratas etíopes.

O ataque

No retorno da viagem, durante a parada no porto de Adulis, a embarcação de Frumêncio foi atacada pelos piratas, que mataram toda a tripulação e passageiros, poupando apenas a vida de Frumêncio e seu irmão, que, no momento do ataque, estavam lendo um livro sob uma árvore. Em 30 de outubro, Dia de São Frumêncio, lembremos do momento em que a vida dele mudou drasticamente.

Levados a serviço da corte

Embora tenham sido poupados da morte pelos piratas etíopes, Frumêncio e Edésio foram levados como escravos para Axum e entregues a serviço da corte. Foi um evento que transformou completamente a vida dos irmãos. Em 30/10 celebramos o Dia de São Frumêncio.

Frumêncio e o rei

Ao serem levados até o rei Ezana, este notou que Frumêncio e seu irmão eram dotados de grande sabedoria e boa índole. O fato de se declararem cristãos foi bem visto pelo rei, que ordenou que eles ficassem no palácio. No Dia de São Frumêncio (30/10), reflitamos sobre a retidão de caráter que ele e seu irmão adotaram como missão de vida.

Funções na corte, mas ainda escravos

O rei Ezana ordenou que Frumêncio e seu irmão continuassem no palácio prestando-lhe serviços – Edésio como copeiro e Frumêncio como seu secretário direto. Ainda que estivessem a serviço e conquistando a confiança de todos, principalmente da rainha, ambos ainda eram escravos. 30/10 é Dia de São Frumêncio, um exemplo de humildade diante da adversidade.

Falecimento do rei

Com o falecimento do rei Ezana, seu filho era seu sucessor direto, porém, por causa da pouca idade, quem assumiu o trono foi a rainha, como regente. Como confiava em Frumêncio e seu irmão, a rainha decidiu por sua libertação, mas condicionada à tarefa de educar o príncipe herdeiro. Ambos aceitaram essa missão com amor e com a esperança de contribuir para melhorar o mundo. 30/10: Dia de São Frumêncio. Dia de pensar em um mundo melhor.

 

Igreja em Axum

Autorizados pela rainha, Frumêncio e seu irmão construíram uma igreja perto do porto da cidade, para atender a mercadores cristãos que faziam parada na Etiópia. Essa igreja contribuiu muito para expandir a fé cristã entre os etíopes. Foi um feito demorado, porém exitoso. É por isso que em 30/10, Dia de São Frumêncio, devemos celebrar a fé e a persistência.

Formação e fé

Frumêncio e Edésio mantiveram firme o propósito de levar a semente da fé para todos na cidade, fossem mercadores ou os próprios etíopes. Mesmo sob dificuldades, a igreja foi um marco para que a fé cristã pudesse se espalhar pelo continente africano. E enquanto seguiam nessa missão, os irmãos continuavam a tarefa de formar o futuro rei da Etiópia. Assim deve ser lembrado o Dia de São Frumêncio (30/10), como exemplo de determinação.

Conheça a história de São Domingo de Gusmão, o fundador da Ordem dos Dominicanos

Seguindo seu próprio caminho

Após concluírem a missão de educar o príncipe da Etiópia, Frumêncio e Edésio foram, enfim, libertados pela rainha. Mas cada um dos irmãos seguiu seu próprio caminho: Edésio voltou para sua terra natal (Tiro) e São Frumêncio foi para Alexandria, no Egito, onde mais uma vez sua vida tomou um novo rumo, justificando ainda mais a nossa celebração ao seu dia (30/10).

Histórias para contar

Ao voltar para Tiro (na antiga Fenícia, hoje Líbano), Edésio, irmão de Frumêncio, encontrou-se com São Rufino, que na época era historiador. São Rufino registrou todas as peripécias vividas pelos irmãos cristãos e os desafios enfrentados. É por isso que em 30/10, Dia de São Frumêncio, devemos celebrar essa história de fé e obstinação a caminho do bem.

Bispo

Em Alexandria, São Frumêncio passou por mais um evento que mudou novamente o rumo de sua vida. Ao pedir ao bispo de Alexandria que designasse um bispo e vários missionários para evangelizar os etíopes, ele acabou sendo indicado por Santo Atanásio para ser o primeiro bispo da Etiópia. Sentindo-se convocado por Deus, São Frumêncio aceitou a missão e foi ordenado e consagrado bispo. Seu dia se comemora em 30/10.

Pai da Paz

Já de volta à Etiópia e com a ajuda de seu discípulo, já empossado rei e um grande admirador de seu mestre, São Frumêncio seguiu sua missão de radicar a fé por todo o país. Em virtude da bondade e santidade de Frumêncio, o povo etíope passou a chamá-lo Abba Salama, que significa Pai da Paz. Em 30/10, Dia de São Frumêncio, celebremos a paz.

Morte

São Frumêncio levou uma vida dedicada à bondade e à disseminação da fé cristã. Encontrou na Etiópia a oportunidade de levar a fé cristã para o continente africano e dedicou-se a evangelizar o país, até sua morte, em 380. São Frumêncio, celebrado em 30/10, passou a ser chamado de Apóstolo da Etiópia.

Oração a São Frumêncio

Neste 30 de outubro, Dia de São Frumêncio, façamos uma oração, celebrando a firmeza de caráter e a obstinação na busca de um mundo melhor:

“Ó, Deus, que aos vossos pastores associastes São Frumêncio, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Conheça e celebre o Dia de São Celestino I

fechar