Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora dos Remédios

No dia 22 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora dos Remédios. A padroeira de cidades fluminenses como Arraial do Cabo e Fernando de Noronha é uma devoção mariana – ou seja, voltada à Virgem Maria. Essa invocação de Maria Santíssima, mãe de Jesus, começou com São João da Mata e São Félix de Valois, em 1198, com a fundação da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para conseguirem, enfim, fundá-la, o auxílio de Nossa Senhora fora pedido em preces. Ao atendê-los, a Virgem Maria lhes concedeu “remédio” – significando simplesmente “ajuda” ou “libertação”, se considerado a linguagem medieval. No dia 22 de outubro, então, façam suas preces e agradeçam à Nossa Senhora dos Remédios.

continue lendo
Compartilhar

Significado do título

Nas diversas escrituras dos séculos 16 e 17, Nossa Senhora dos Remédios (celebrada em 22 de outubro) também era intitulada Nossa Senhora do Remédio, da Libertação e do Resgate, uma vez que, na língua medieval, os termos “remedium” e “redemptio” tinham acepções parecidas – remédio, libertação, resgate.

Origem do título

No intuito de resgatar os cristãos aprisionados pelos muçulmanos, São João da Mata e São Félix de Valois fundaram a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Não dispunham, no entanto, de dinheiro suficiente, então recorreram à Nossa Senhora, que lhes proveu, concedendo o “remédio” para seus problemas. Por essa razão, o título de Nossa Senhora dos Remédios (cujo dia é celebrado em 22/10).

A aparição

Nessa empreitada em resgatar os cristãos cativos no Oriente, São João da Mata teria sido pressionado pelos muçulmanos, que exigiam o dobro do preço pelos escravos, sob a ameaça de aprisioná-los novamente. Após a súplica de São João da Mata, a Virgem surgiu, entregando-lhes uma bolsa de dinheiro. O Dia de Nossa Senhora dos Remédios é 22 de outubro.

Conheça também Santa Doroteira e o seu milagre das flores

Padroeira da ordem

Desde o milagre concedido a São João da Mata e São Félix de Valois, a Virgem recebeu o título de Nossa Senhora dos Remédios e tem seu dia comemorado todo ano em 22/10. Ela tornou-se a padroeira da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade e, com a propagação dessa devoção pela Europa, foram libertados centenas de milhares de cristãos escravizados.

A imagem

Em sua representação mais antiga, Nossa Senhora dos Remédios é retratada sentada, com o Menino Jesus em seu braço esquerdo, uma bolsa de dinheiro na mão direita. Segundo o relato de diversos historiadores, a bolsa é uma referência à sua aparição para São João da Mata, no episódio do resgate dos cristãos aprisionados pelos muçulmanos.

Padroeira de Arraial do Cabo

Nossa Senhora dos Remédios é padroeira da cidade de Arraial do Cabo (RJ). No município, está localizada a Igreja Nossa Senhora dos Milagres, onde foi realizada a primeira missa em ambiente fechado no país. Apesar de o dia da santa ser celebrado em 22/10, em Arraial do Cabo ela é celebrada no dia 18/10, quando é feriado municipal.

 

Igreja em Arraial do Cabo

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios de Arraial do Cabo fica localizada junto ao marco da chegada de Américo Vespúcio. O desbravador descobriu as terras de Arraial em 1503. O Dia de Nossa Senhora dos Remédios é celebrado em 22 de outubro (nesse município, a data da festa litúrgica, no entanto, é dia 18/10).

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha também tem Nossa Senhora dos Remédios como santa padroeira. No arquipélago, sua festa é celebrada em 29/10 (ao contrário do tradicional 22/10). A missa em sua homenagem é celebrada na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na Vila dos Remédios e principal templo católico de Noronha.

Em Paraty

No município de Paraty (RJ) também existe uma igreja dedicada à santa – a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Foi construída como uma exigência de Dona Maria Jácome de Melo, que doou parte de suas sesmarias para a construção do povoado de Paraty. No dia dedicado a Nossa Senhora (22/10), vale conhecer esse templo, que é cheio de histórias.

Em São Paulo

Em São Paulo também foi erguida uma igreja em homenagem à Nossa Senhora: a Igreja dos Remédios, que se tornou refúgio dos escravos perseguidos e, durante os tempos finais do império, um reduto dos abolicionistas. A igreja foi demolida em 1941. No entanto, foi erguido outro templo dedicado à Virgem: a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (situada no Cambuci). A santa é celebrada em 22/10.

Se você é devoto

Se você é devoto de Nossa Senhora dos Remédios, tenha o seu dia (22 de outubro) como um momento de gratidão e pedido. Tenha fé na Virgem e ela o assistirá nas suas necessidades, sendo o remédio para as suas aflições.

Oração à Nossa Senhora dos Remédios

Neste 22 de outubro, Dia de Nossa Senhora dos Remédios, faça sua prece, em agradecimento ou pedindo remédio para seus problemas, pois certamente ela intercederá por você:

“Ó, Virgem Santa, filha predileta do Pai, Mãe de Jesus Cristo e Templo vivo do Espírito Santo. Nós vos invocamos como nossa Mãe e Saúde dos doentes. Ó Senhora dos Remédios, assisti-nos em nossas enfermidades corporais e espirituais. Abençoai as nossas famílias. Dai-nos força para que sejamos bons cristãos, seguindo o exemplo de Jesus. Queremos viver sempre como vossos filhos. Nossa Senhora dos Remédios, rogai por nós.”

Hino à Nossa Senhora dos Remédios

No dia 22 de outubro, dedicado à Nossa Senhora dos Remédios, inspire-se neste hino em homenagem a ela e concentre seus pensamentos para obter a sua proteção e graça:

“Virgem pura, ó, Nossa Senhora dos
Remédios, te viemos saudar, e num
canto de amor te ofertamos nossa
prece aos pés deste altar.

Dos Remédios Senhora formosa
Volve os olhos às almas que vês,
a cantar-te, ó, rainha do céu,
a cantar-te, rezando aos teus pés

Se a tormenta da terra afligir-nos nessa
vida de rude labor, dos Remédios, Senhora
estende sobre nós o teu manto de amor.
Se a doença cair sobre o mundo e vier ao
teu povo abater, ó, Mãe Santa dos Santos
remédios, teu amor nos virá socorrer.

Nós louvamos a ti, rainha, lá dos céus e
Da terra também, hoje cremos, felizes, na
Glória que no mundo tu trazes do além.”

Conheça o Dia de Santa Eliana

fechar