Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Aniversário de Goiânia

No dia 24 de outubro é comemorado o aniversário de Goiânia. Goiânia é uma cidade amplamente conhecida por ser a capital do estado de Goiás e segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste. A cidade nem sempre foi a capital do estado, conhecida como a cidade do verde pelo alto índice de arborização, nem sempre Goiânia foi como é atualmente. Além da cidade do verde, Goiânia é conhecida como a capital do sertanejo, berço de grandes duplas conhecidas. Se você não curte sertanejo, também é possível deixar os barzinhos de música de lado e visitar os pontos turísticos e museus. Desvende os mistérios desta cidade e celebre este dia com 13 mensagens sobre Goiânia.

continue lendo
Compartilhar

Marcha para o Oeste

A fundação de Goiânia foi um processo motivado pela campanha Marcha para o Oeste, idealizada pelo governo Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação da região Centro-Oeste do Brasil. Em seu aniversário, 24/10, vale pesquisar mais sobre os eventos decorrentes desse movimento, que fazem da cidade que ela é hoje.

Primeira cidade planejada

Fundada em 1933, Goiânia foi a primeira cidade brasileira planejada. O responsável por seu planejamento urbanístico foi Attilio Corrêa Lima, arquiteto, urbanista e paisagista brasileiro, nascido em Roma. O aniversário da cidade é no dia 24 de outubro.

Nem sempre a capital

Nem sempre Goiânia foi a capital de Goiás. Fundada por bandeirantes, às margens do rio Vermelho, Goiás – ou Goiás Velho, como os moradores ainda costumam chamar – foi a capital do estado por mais de 200 anos, até que esse título foi transferido para Goiânia, em 1930. A atual principal cidade goiana completa mais um aniversário em 24/10.

Maior área verde

Segundo o IBGE, Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil. Com uma diversidade enorme de árvores, como ipês, flamboyants e palmeiras imperiais, a cidade tem mais de 90 m2 de área verde por habitante, superando em 7 vezes o mínimo recomendado pela ONU. Na data de seu aniversário, 24/10, que tal planejar uma viagem pra conhecer todo esse verde?

Valorização do verde

O plano inicial traçado por Attilio Corrêa já previa diversas áreas verdes, denominados “parkways”. Assim que o arquiteto Augusto de Godoi substituiu Attilio, a ideia de valorizar ainda mais o verde em Goiânia se tornou ainda mais forte. A cidade comemora seu aniversário em 24/10, celebrando também essa condição.

Cidade-jardim

Augusto de Godoi incorporou para Goiânia (que faz aniversário neste dia 24/10) o conceito de cidade-jardim, criado pelo urbanista inglês Ebenezer Howard, e que sugeria que não houvesse divisão entre urbano e rural. Na adaptação de Godoi, a cidade teria suas vias arborizadas e seria envolta de um cinturão verde, reservado para o lazer e plantações.

 

Hoje em dia

Muito do que se planejou para Goiânia sofreu grandes transformações ao longo de décadas. Em decorrência da expansão da cidade, algumas áreas verdes chegaram a ser extintas, mas ainda assim Goiânia desfruta o título de uma cidade plenamente arborizada. E em seu aniversário, 24/10, fica o apelo para manter esse status por um bom tempo.

Art déco

Goiânia não ostenta somente o título de cidade verde. A sua arquitetura, toda em Art déco, proporcionou à cidade o status de maior patrimônio desse estilo arquitetônico na América Latina. O conjunto urbano da cidade é tombado pelo Iphan. Mais uma distinção a se comemorar, em especial na data de seu aniversário (24/10).

Conheça as cidades-irmãs pelo mundo

Sertanejo

Goiânia é considerada um celeiro da música sertaneja. Se não é a terra natal de cantores do estilo, é o lugar onde alguns deles começaram a carreira. Bruno, da dupla Bruno & Marrone, e os irmãos Herickson e Henzzo, que formam a dupla Guilherme & Santiago, nasceram na capital goiana. Certamente celebrarão o aniversário da cidade (24/10) com muito orgulho.

Pontos turísticos

Se você quer conhecer Goiânia, aproveite a data do aniversário da cidade (24/10) para conhecer melhor a história. São vários museus, o Monumento às Três Raças, o Monumento à Paz Mundial, o Relógio da Avenida Goiás. São construções repletas de história, boa para se contar principalmente no dia em que a cidade faz aniversário (24/10).

Conheça as melhores cidades para os jovens

Museus de Goiânia

Goiânia tem vários museus, que merecem uma nota à parte. Entre eles, destacam-se o MAC (Museu de Arte Contemporânea), o Museu de Arte de Goiânia (primeiro museu público de artes plásticas da região Centro-Oeste) e o Museu Pedro Ludovico Teixeira (que era a casa do interventor da cidade e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual). No aniversário de Goiânia (24/10), visite um deles!

Amantes do futebol

É na cidade de Goiânia que se situa o estádio Serra Dourada. É a “casa” dos clubes: Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova. Para quem é aficionado por futebol, vale a pena comemorar o aniversário de Goiânia (24/10) indo conhecer esse tradicional estádio, cheio de história e palco de grandes clássicos.

fechar