Em 24 de outubro, é comemorado o aniversário da cidade de Manaus, capital do Amazonas, cidade que cresceu dentro da Floresta Amazônica, às margens de um rio. Certamente é uma data recheada de histórias, algumas das quais contadas aqui.
Conheça mais sobre a Amazônia, também conhecida como o "Pulmão do Mundo"
Por seu nome originado de “manaós”, Manaus também tem o apelido de Mãe dos Deuses. Outros epítetos da cidade são: Paris dos Trópicos (por causa do Ciclo da Borracha), Metrópole da Amazônia e Porto de Lenha (graças à canção de mesmo nome, que foi eleita pelos leitores do jornal “A Crítica” como a canção que é a “cara” de Manaus. No aniversário da cidade, 24/10, vale a pena ouvir essa música.
Manaus inicialmente era um mero forte erguido à base de pedra e barro. Havia sido construído pelos portugueses com o simples intuito de proteger o Norte do Brasil contra a invasão dos espanhóis. A cidade faz aniversário em 24 de outubro.
Para ajudar na catequese dos índios, os portugueses estabelecidos no forte ergueram uma capela, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição (que se tornou padroeira do local). Com esse evento, a povoação começou a crescer, dando origem, em 1832, à vila de Manaós, em homenagem à tribo de mesma denominação. Em 24/10, Manaus celebra seu aniversário.
Conheça mais sobre a história do nosso país e sua evolução!
Depois de se tornar vila, Manaus foi elevada ao status de cidade, em 24 de outubro 1848, com nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Finalmente, em 4 de setembro de 1856, a cidade recebia seu nome definitivo: Manaus. No entanto, 24 de outubro foi estabelecido como data de seu aniversário.
Manaus é a capital do maior estado do Brasil: Amazonas. Saiba mais sobre os outros estados.
Manaós significa “mãe dos deuses” e é a origem do nome da capital amazonense. Os manaós (ou manaús) se negavam a servir de mão de obra escrava, muitas vezes partindo para o confronto com os portugueses. Um importante líder dessa tribo foi o índio Ajuricaba, que se opunha ferrenhamente ao domínio dos colonizadores, mesmo diante das tentativas deles de apaziguar os conflitos. Manaus faz aniversário em 24/10, e sua história passa pela história dos manaós.
A cidade de Manaus foi palco de diversas insurreições populares, sempre tendo como intuito defender os direitos da população considerada subjugada. Em 1832, irrompe na cidade um dos maiores levantes que, anos mais tarde, levaria ao mais importante movimento popular ocorrido na Amazônia: a Cabanagem (ou Guerra dos Cabanos). No seu aniversário (24/10), Manaus tem muita história para celebrar.
A Revolução Industrial foi um grande propulsor da enorme valorização da borracha como matéria-prima. A borracha natural é um subproduto do látex extraído da seringueira, e se tornou um objeto de desejo dos industriais europeus. A atividade extrativista do látex foi um grande impulso ao crescimento de Manaus, que, durante o Ciclo da Borracha, ficou conhecida como a Paris dos Trópicos. Nossa “Paris” faz aniversário em 24/10.
Em torno desse forte construído pelos portugueses, viviam diversas tribos indígenas, dentre elas os barés, os banibas, os passes e os manaós – estes últimos deram origem ao nome da cidade, que comemora seu aniversário em 24 de outubro.
Veja curiosidades sobre os indígenas, os primeiros brasileiros!
Apesar de o polo industrial ser a principal atividade da Zona Franca de Manaus, a região também é constituída de dois outros polos – comercial e agropecuário. No aniversário de Manaus, 24/10, que tal conhecer pessoalmente esse local?
O calor é forte em Manaus, que tal algumas frases pra ir se adaptando ao clima?
É em Manaus que se situa a mais conhecida zona industrial do Brasil: a Zona Franca de Manaus. Os principais produtos fabricados no polo industrial são: TVs, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, bicicletas, microcomputadores e chips etc. No aniversário de Manaus, 24/10, aproveite para conhecer um pouco mais sobre esse complexo essencial à economia brasileira.
Algumas curiosidades sobre Manaus, que faz aniversário neste dia 24/10. Quem nasce em Manaus é manauense ou manaura. O lema da cidade é “Nap dlise or armozen”, que significa "A metrópole da Amazônia" (daí um de seus apelidos). Sua santa padroeira é Nossa Senhora da Conceição. O estádio Arena da Amazônia, uma das 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa 2014, está localizado na Zona Centro-Sul de Manaus.
Confira os outros estádios que protagonizaram a Copa de 2014!
O lutador do UFC José Aldo, o premiado escritor Milton Hatoum e o dramaturgo Antônio Calmon têm em comum o fato de terem nascido na capital do Amazonas. Todos filhos ilustres de Manaus, que completa mais um aniversário neste dia 24/10.
Toda a riqueza cultural de Manaus tem uma forte e visceral relação com as tribos indígenas que já viviam no Brasil antes de os colonizadores chegarem. Manaus representa as origens culturais e a conexão com o nosso passado. Entre as atrações da cidade, que aniversaria em 24/10, um grande destaque é o Boi Manaus, um festival dedicado às toadas do boi-bumbá, e inclui atividades como artes plásticas, artesanato e folclore amazônicos.
Também tem carnaval! Veja as 10 festas de carnaval mais agitadas do Brasil - Manaus é uma delas!