Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Servidor Público

O servidor público é quem presta serviços à sociedade. Neste seu dia, 28/10, vamos parabenizar e reconhecer devidamente a importância dessa profissão. Desde o concurso público, até o dia a dia intenso, o servidor público trabalha e estuda para melhor a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. Ser funcionário público exige paciência, estudo e dedicação! Aproveite a data para parabenizar, enaltecer e homenagear quem atua nessa importantíssima área! Compartilhe mensagens sobre a data e vamos exaltar a profissão! Conhece algum funcionário público? Parabenize com mensagens criativas de agradecimento e respeito!

continue lendo
Compartilhar

Serviço público além da função administrativa

Nesta Dia do Servidor Público (28/10), cabe ressaltar que a atividade pública possui responsabilidades para além da função administrativa. O funcionalismo público também zela pela manutenção do patrimônio material público, como praças e ruas. Outra atividade que cabe aos servidores é a de prestação de serviços à população, como no caso da saúde e da educação pública.

Quando foi criado o Dia do Servidor Público?

Em 1939, no dia 28 de outubro, um documento (decreto 1713/39) oficializou o trabalho do funcionalismo público. Já no ano de 1943, o na época presidente do Brasil Getúlio Vargas decretou como feriado o Dia do funcionário público. O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

Atualmente, ponto facultativo ou feriado?

O Dia do Funcionário Público, celebrado em 28 de outubro, atualmente não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Por isso, os profissionais do serviço público não são obrigados a gozar de folga.

Ingresso ao serviço público antigamente

Durante muitos anos, uma pessoa que deseja entrar no serviço público brasileiro precisava ser “apadrinhada” por algum funcionário público, ou seja, havia uma troca de favores para garantir o cargo público. Com a Constituição de 1988, foi estabelecida a obrigatoriedade do concurso como meio de ingresso na carreira pública. O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

Mande mensagens simpáticas a seus amigos de trabalho

Três principais tipos de servidores públicos

Municipal, estadual e federal são os três principais tipos de servidores públicos. No âmbito municipal, os servidores pertencem à prefeitura da cidade. Já no estadual, eles servem ao Governo do estado. Por fim, os servidores federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos saem dos Cofres Públicos. O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

 

Estabilidade em jogo

Um dos principais atrativos para seguir na carreira do funcionalismo público é a estabilidade financeira, já que os servidores públicos não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois da fase de treinamento. O governo atual já manifestou interesse em mudar algumas regras a respeito dessa estabilidade, mas nada ainda foi confirmado. O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

Como funciona um concurso público?

Nesta Dia do Servidor Público (28/10), veja quais são as diretrizes de um concurso público. Ele é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental de uma nação. Com validade de até dois anos, ele pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

fechar