Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional da Inovação

Ao se falar em inovação, vem à cabeça a criação de coisas novas e melhores do que as que já existem. Contudo, não paramos para pensar que é através da inovação que tantos recursos são aprimorados e que tecnologias são descobertas. O famosíssimo exemplo brasileiro que podemos entender como uma pessoa inovadora foi Santos Dumont, que viveu entre 1873 e 1932 e contribuiu, além do avião, com diversas invenções que mudariam o mundo na época. A inovação é a base para diversos avanços, e atualmente no Brasil, é necessário implementar verba na área de tecnologia para que novas descobertas sejam feitas através de pesquisas e criação.

continue lendo
Compartilhar

Finalidade

A finalidade dessa data é fomentar a inovação e o crescimento tecnológico e científico. Mas também surge com a intenção de chamar a atenção da sociedade para a importância das inovações tecnológicas para a indústria de transformação e a geração de emprego qualificado e renda. O Dia Nacional da Inovação é celebrado em 19 de outubro.

Inspiração

Apesar de relativamente recente, o Dia Nacional da Inovação, celebrado em 19 de outubro, inspira-se no passado. A data foi escolhida em homenagem à Santos Dumont, pois foi nesse dia que, pela primeira vez, ele deu a volta na Torre Eiffel, a bordo de seu dirigível nº 6. Esse evento ocorreu em 1901.

Não somente o pai da aviação

Além do epíteto de pai da aviação, com toda a justiça e por sua enorme contribuição para a história, Santos Dumont também contribuiu para o progresso com suas outras invenções, como o relógio de pulso e o hangar com portas de correr. Certamente o Dia Nacional da Inovação (celebrado em 19/10) como homenagem a esse grande inventor é mais que merecido.

Investimentos

Entidades de pesquisa e indústria brasileiras defendem mais investimentos no setor de tecnologia para que o Brasil consiga se colocar em um patamar mais grato no que tange a tecnologia e inovação. No entanto, o momento de crise não ajuda muito, principalmente com os cortes em pesquisa, realizados nos últimos tempos. Em 19/10, Dia Nacional da Inovação, façamos uma reflexão sobre a necessidade de avançarmos.

A contribuição da inovação

A inovação permite avanços em diversos setores, contribuindo para o aprimoramento de diversos processos, da melhoria de sistemas de trabalho, desenvolvimento de soluções para o meio ambiente ou a descoberta de tratamentos para doenças. Por isso nesse Dia Nacional da Inovação (19/10), precisamos debater sobre a importância de investir nesse processo.

Conquistas da inovação

Já pensou na importância das vacinas, no avanço da inteligência artificial para vários usos, (como por exemplo, cirurgias e melhorias na mecânica automotiva), na diversificação de fontes de energia, tendo em vista o esgotamento de recursos? Tudo isso é possível graças aos investimentos em inovação. 19/10 é o Dia Nacional da Inovação – pense nisso!

 

A quem atua na área

Se você trabalha na área de pesquisas tecnológicas, em busca de inovação para melhorar a vida das pessoas, sinta-se também parabenizado neste Dia Nacional da Inovação, comemorado em 19/10. É também o seu dia. Obrigado por contribuir para um país melhor.

O Brasil e a inovação

Apesar de estar entre as grandes economias do mundo, o Brasil não parece avançar na questão do investimento em inovação, e mesmo tendo avançado 5 posições em 2018 (estando na 64ª posição), ainda figura a metade inferior da lista. 19/10 é o Dia Nacional da Inovação, data de repensarmos os rumos do país nesse assunto.

Leia frases de tecnologia e inovação

Índice Global de Inovação

O Índice Global de Inovação (sigla GII em inglês) é um indicador que mede o nível de inovação de cada nação. Reflete a performance de empresas e também a capacidade do governo de fomentar a inovação por meio de políticas públicas. Que no próximo Dia Nacional da Inovação (que é celebrado todo 19/10), possamos comemorar o avanço do Brasil nessa lista.

Exemplo com outros países

Na última avaliação, a Suíça se manteve no primeiro lugar do ranking do Índice Global de Inovação. Já a China passou a figurar entre as 20 economias mais inovadoras. O Brasil pode tomar como exemplo o empenho do país asiático, no que tange à escalada no impulso à inovação. Dia 19/10: Dia Nacional da Inovação.

Indicadores

O Índice Global de Inovação faz a classificação com base em 80 indicadores, dentre eles: índices de registro de propriedade intelectual, gastos com educação e criação de aplicativos móveis. Com a falta de investimentos em diversas áreas, principalmente em sua base, o Brasil tem um enorme desafio pela frente, se quiser subir degraus no GII, porque essa escalada significa um país melhor em todos os aspectos. 19/10: Dia Nacional da Inovação.

Governo e empresas

O governo pode investir em inovação por meio de políticas públicas, mas as empresas são parte desse processo. No entanto, um grande impasse para que as empresas invistam parte do próprio governo, seja pela falta de iniciativas, seja pela burocracia no âmbito regulatório. Pensar em soluções para esse problema já é em si uma forma de inovar. Que tal pensarmos nisso no dia 19/10, que é quando comemoramos o Dia Nacional da Inovação?

O índice no Brasil

Os pontos fortes do Brasil na avaliação do Índice de Inovação foram o tamanho do mercado, a sofisticação dos negócios e a absorção do conhecimento. Já os pontos fracos são aqueles que já conhecemos: infraestrutura geral, ambiente político e negócios e educação universitária. É hora de sabermos onde melhorar, para comemorar um Dia Nacional da Inovação (19/10) com uma melhor perspectiva.

Inspire-se com as pessoas mais criativas e inovadoras da história

fechar