Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Bruno Abade

A simplicidade e a humildade na vida é a marca da Ordem da Cartuxa. O legado de São Bruno Abade acreditava na entrega às vontades de Deus, ao silêncio, à humildade e oração. No dia 06/10, celebramos São Bruno Abade, que ainda que preferisse o silêncio e a humildade, tornou-se mundialmente reconhecido, sendo buscado por sua fama de santidade para oferecer orações, conselhos e auxílio. Através de sua intercessão, muitos obtiveram curas, além dos diversos milagres operados por sua fé. Adorado em todo o mundo, São Bruno representa um exemplo e uma inspiração para todos aqueles que desejam elevar-se na fé católica.

Estudos

Desde muito jovem, São Bruno destacou-se nos estudos e teve sua formação em Reims e em Paris. O santo tinha um saber notório para a humanidade e recebeu o chamado do sacerdócio. Foi ordenado padre pelo Colegiado de São Cuniberto e dedicou sua vida à fé. No dia 06/10 relembramos sua memória e oramos: "São Bruno, rogai por nós”.

A voz da morte

Após sua ordenação, São Bruno, que havia retornado à França para lecionar Teologia, foi chamado a realizar as honras fúnebres, ou exéquias, de um falecido. Quando foram realizar o enterro, São Bruno ouviu o cadáver falar: "Por justo juízo de Deus, fui condenado". Após este ocorrido, São Bruno abandonou a vida luxuosa dos padres e se dedicou à caridade, ao silêncio e à humildade. No dia 06/10 celebramos São Bruno Abade, ícone da humildade e da fé.

Influência

Conta-se que também os amigos de São Bruno foram inspirados por sua conversão e também se dedicaram a viver radicalmente o Evangelho. Assim, se reuniram para repartir seus bens e ingressar na Abadia Beneditina de Solesmes. Dia 06/10 celebramos São Bruno Abade e seu grande legado na história da Igreja.

Humildade

Ainda como padre, São Bruno sentia necessidade de uma vida humildade e sem exuberâncias. Ele sempre dizia que tudo que é material é passageiro e que devemos nos elevar para alcançar a vida eterna com Deus. Assim, São Bruno e seus companheiros foram para um retiro no alto da Serra da Cartuxa, nome que deu origem à sua ordem. No dia 06/10, celebramos a vida e a fé de São Bruno Abade.

Revelação

O bispo de Grenoble, da região da Cartuxa, teve um sonho profético com São Bruno e seus 6 seguidores. O bispo sonhou que sete estrelas desciam ao deserto. Ali foi considerado um local sagrado, onde foi erguida uma capela à Virgem Maria. Ao final da obra, um jato de água jorrou milagrosamente da terra e se tornou uma fonte de vida. No dia 06/10 celebre a vida e os milagres de São Bruno Abade.

Ordem de Cartuxa

A Ordem Cartuxa nasceu da busca de São Bruno por uma vida rigorosa, dedicada à fé. Assim, São Bruno e seus companheiros comiam de dois em dois dias, dormiam poucas horas por dia e viviam de forma austera e disciplinada. Em sua ordem, vestiam roupas brancas e ásperas e dedicavam suas vidas à oração, ao trabalho e à caridade. Assim, no dia 06/10 celebramos São Bruno Abade, fundador da mais humilde Ordem Católica: A Cartuxa. Uma ordem que até hoje não sofreu reformas e se mantém fiel às suas crenças.

Dia de São Lucas. Conheça tudo sobre esse padroeiro!

Arcebispo

Após um tempo vivendo no deserto, trabalhando em sua ordem, o Papa Urbano II, convocou São Bruno para ser seu colaborador em Roma. Padre Bruno aceitou por ver este convite como um chamado de Deus. Em Roma, São Bruno se tornou Arcebispo e foi bastante reconhecido, porém desejava sempre retornar à Cartuxa, ao silêncio e a simplicidade. Somente após alguns anos de serviços na Igreja de Roma, São Bruno recebeu autorização para regressar à solidão monástica. No dia 06/10 oramos para celebrar São Bruno Abade e sua vida de humildade e devoção.

Oração a São Bruno Abade

No dia 06/10, para pedir iluminação, celebramos a São Bruno Abade e oramos:

“Onipotente e Eterno Deus, que concedestes a graça da fidelidade a São Bruno Abade, fundador da Ordem dos Cartuxos, através do silêncio e da contemplação, concedei-nos também a nós sermos bem firmes na fé pela contemplação de vossas maravilhas. SÃO BRUNO, ROGAI POR NÓS.”