Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Lucas

Lucas é autor de dois livros do 'Novo Testamento' da Bíblia, o 'Terceiro Evangelho' e 'Atos dos Apóstolos'. Em vida ele exercia as profissões de médico, cirurgião e artista e, por esse motivo, é considerado o santo padroeiro dos que seguem essas profissões. Muito amado em diversas religiões, o Dia de São Lucas é celebrado anualmente em 18 de outubro, um dia para que seus fiéis demonstrem sua fé e gratidão ao santo. Se você é devoto de São Lucas e quer saber tudo sobre a história, origem e oração desse santo querido, continue lendo a nossa página e encontre todas essas informações que irão conectá-lo ainda mais com esse santo, além de mensagens sobre ele, para compartilhar com todos!

continue lendo
Compartilhar

Adorado por todos

O Dia de São Lucas é celebrado anualmente em 18 de outubro! Ele foi considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas, pois, segundo histórias, exercia essas profissões. São Lucas Evangelista é considerado uma das figuras santas mais adoradas pelo cristianismo e em diversas religiões como: a católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.

Médico amado

São Lucas é o autor de dois livros do Novo Testamento, um chamado o "Terceiro Evangelho" e conhecido também como o "Evangelho Segundo São Lucas", e o outro livro chamado "Atos dos Apóstolos". Ele foi um homem sírio, veio de uma cidade chamada Antioquia. Entre os discípulos de Jesus, era conhecido como o médico amado e manteve sua fé inabalável, viveu solteiro, não teve filhos e faleceu aos 84 anos. No dia 18 de outubro, celebre com amor o dia de desse santo tão devoto e amoroso!

Homenagens e frases aos médicos

Referências a São Lucas

Durante o Novo Testamento, muitas referências são feitas a São Lucas! Algumas delas são: a carta que São Paulo escreveu a Filemon, encontrada no versículo 24, ele aparece também na "Carta de Paulo aos Colossenses 4 e 14", e é citado também em "Timóteo 4 e 11". Se crê em São Lucas, dedique um tempo especial a ele no dia 18 de outubro e leia essas passagens bíblicas para homenageá-lo!

O Artista

Hoje em dia, muitos estabelecimentos artísticos recebem o nome de São Lucas. Isso porque em uma antiga tradição cristã, São Lucas foi apontado como o primeiro artista a pintar a Virgem Maria e os dois apóstolos Pedro e Paulo. Por isso então que São Lucas é considerado também o padroeiro dos pintores! Feliz dia 18 de outubro, que São Lucas abençoe a todos os seus fiéis artistas!

Dia de São Gabriel Arcanjo: saiba mais sobre essa data!

A infância, segundo São Lucas

A tradição Cristã diz que São Lucas não estava presente quando dos fatos que narrou em seu Evangelho. Mas, como evangelista, estudou com dedicação e empenho a história de Jesus para escrevê-la, pois narra detalhadamente toda a infância do menino Jesus! Além de médico e pintor, Lucas é considerado um santo historiador que merece as homenagens mais puras, sinceras e cheias de amor no seu dia, 18 de outubro!

A importância do livro de São Lucas

O "Evangelho de Lucas" foi tão importante e teve tanta credibilidade que ganhou uma continuação, o livro do "Atos dos Apóstolos". Este livro conta o início do cristianismo, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, as viagens missionárias de São Paulo, nas quais Lucas esteve presente, entre outros acontecimentos que a narrativa traz e emociona os fiéis. Não é à toa que São Lucas é uma figura tão adorada e venerada pelos devotos! Merece todas as celebrações de amor e fé no dia 18 de outubro!

Merecedor

Uma tradição bem antiga da Igreja cristã alega que, após a morte de São Paulo, São Lucas partiu para o sul da Europa como missionário para pregar o Evangelho. Ele passou por diversas regiões como: França, Itália, Macedônia e Dalmácia, criando comunidades e formando discípulos de Jesus Cristo, da mesma forma que ele aprendeu com o seu grande mestre, São Paulo. São Lucas, se dedicou muito para espalhar a palavra de Jesus e acender a fé e o amor nas pessoas, por isso, no dia 18 de outubro, comemore a história de vida desse santo tão importante e merecedor de toda glória.

 

Oração a São Lucas

“Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo. Santo evangelista, intercedei por nós”. Dia 18 de outubro, dia do glorioso e adorado São Lucas!

Oração para pedir saúde a São Lucas

Seja grato às bençãos de São Lucas em sua vida e no dia 18 de outubro, homenageie esse santo de amor, dedicação e coragem!

"Ó São Lucas, glorioso Apóstolo e evangelista,
eu te saúdo pelo Coração de Jesus;
e pela alegria e doçura que o teu coração sentiu
ao ensinar, do Divino Mestre,
o Pai Nosso aos Apóstolos.
Alcançai-me a graça
de seguir com fidelidade Jesus,
pelo seu caminho,
com a sua verdade a favor da vida.
Ó meu bom São Lucas,
médico, que com as tuas santas mãos,
invocando o nome de Deus,
curaste tantos enfermos de tão graves doenças,
rogai ao bom Jesus
que me livre das enfermidades do corpo e do espírito,
se for do agrado de Deus.
E para maior glória
por toda a eternidade. Amém"

Oremos a São Lucas

"Ó Deus que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei, aos que já se gloriam do vosso nome, perseverar num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.

Por vosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Ó Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna, Amém.

São Lucas Evangelista, rogai por nós."

Dia de São Lucas, dia 18 de outubro, uma data para os devotos venerarem com mais força esse santo!

Santa Rosália: conheça a padroeira de Palermo

fechar