Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Internacional da Animação

Filmes da Disney são os mais lembrados ao falar em animação, seja ela 2D ou 3D, em forma de longas-metragens ou curtas-metragens. Mas não é só desta gigante produtora norte-americana que a animação é feita. De acordo com a Wikipedia, “animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado.” Desta forma, é possível compreender o quanto produzir uma animação é um trabalho intenso e demorado e deve ser valorizado. Feliz Dia Internacional da Animação!

continue lendo
Compartilhar

Mostra mundial de animação

Para comemorar a data, uma grande mostra simultânea, realizada sempre no Dia Internacional da Animação (28 de outubro), ocorre em 320 cidades do Brasil e em mais de 30 países, como França, Rússia, Estados Unidos, Índia, Portugal, Egito e Austrália.

Festa Mundial da Animação

Além da mostra internacional, uma comemoração é realizada no Dia Internacional da Animação (28 de outubro) em cidades diferentes a cada ano. Originalmente, a Festa Mundial da Animação era organizada pela Casa da Animação – Associação Cultural, em Portugal. Porém, a partir de 2012, a iniciativa se tornou itinerante para disseminar a cultura da animação em diversos lugares.

Conheça a Casa da Animação

Em 2001, com o apoio da Capital Europeia da Cultura e da Câmara Municipal do Porto, a Casa da Animação foi criada. A organização é uma das principais referências internacionais para a animação, já que produz e divulga inúmero projetos sobre a área. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Como as animações eram feitas?

Originalmente, o processo de animação era feito por meio de fotograma individual, que é uma imagem impressa quimicamente no filme cinematográfico. Assim, eles tiravam várias fotos dos desenhos com pequenas alterações, que, no cinema são rodados em 16 ou mais reproduções por segundo, dando a impressão de movimento. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Cinematógrafo, dos irmãos Lumiére

Os irmãos Lumiére foram os responsáveis por criar o cinematógrafo, máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, também projetá-lo. O primeiro uso do cinematógrafo foi em uma sessão de cinema no dia 28 de dezembro de 1895. Por isso, a história da animação, que celebra seu Dia Internacional em 28 de outubro, também é ligada com a história do cinema.

Pioneirismo na animação

O primeiro desenho realizado por meio de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet, em 1908. Já no ano de 1917, na Argentina, foi transmitido o primeiro longa-metragem animado, El Apóstol, do diretor Quirino Cristiani. Na atualidade, as animações seguem com um crescimento exponencial e um bom retorno financeiro. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Desenhos animados ensinam importantes lições. Saibam quais são elas.

 

Animação clássica

A animação clássica é uma das conhecidas e tradicionais. Branca de Neve e os Sete Anões é um dos exemplos desse estilo que consiste em desenhos feitos à mão em uma película transparente. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Stop motion

Neste Dia Internacional da Animação (28 de outubro), vale relembrar os tipos de animação. O stop motion é parecido com animação clássica, mas a diferença é que em vez de desenhos feito manualmente a técnica é composta por fotografias de figuras feitas com massa de modelar ou esculturas, entre outros materiais. Uma das animações mais conhecidas do público, A Noiva Cadáver, de Tim Burton, foi feita por meio desse processo.

Rotoscopia

Uma aposta bastante utilizada em filmes antigos, o rotoscópio foi utilizado na animação Branca de Neve, para animar a princesa e o príncipe. O aparelho se baseava nos traços de imagens reais para criar a animação. Atualmente, o rotoscópio foi substituído pelo fundo verde, amplamente usado em filmes com efeitos especiais, nomeado como chroma key. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animação 2D

Os softwares Adobe After Effects são os responsáveis por criar o efeito de duas dimensões nas animações. Com o efeito 2D, a animação tem um resultado mais “chapado”, já que as imagens só contam com dois eixos, horizontal e vertical, para se movimentarem. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animação 3D

O estilo 3D é um dos queridinhos das animações, principalmente por conta dos filmes da Disney e Pixar, como Toy Story e Shrek. O efeito é conquistado por meio de softwares mais modernos. As animações em 3D apresentam resultados extremamente realísticos, com sombras, texturas e formas, como os desenhos atuais de super-heróis. O Dia Internacional da Animação é celebrado em 28 de outubro.

Animações também são fonte de importantes debates sobre o comportamento humano

fechar