Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Domingo de Gusmão

São Domingo de Gusmão foi um frade cuja vida religiosa começou muito cedo no Reino de Castela. Em uma de suas viagens como acompanhante do bispo de Osma, ele teve contato com povos que desconheciam a religião católica, como os cumanos, e decidiu que deveria evangelizá-los. São Domingo de Gusmão, por sua habilidade, atuou como representante da Santa Fé em missões difíceis que envolviam diplomacia, sagacidade e fé. Mais tarde, fundou um grupo de jovens com a intenção de espalhar a palavra de Deus e praticar atos de caridade. Os integrantes do grupo de Irmãos Pregadores ficaram conhecidos como dominicanos. No dia 08 de agosto, comemora-se o Dia de São Domingo de Gusmão. Celebre!

continue lendo
Compartilhar

Nascido na Espanha

São Domingos de Gusmão nasceu no dia 24 de junho de 1170, em Caleruega, na região de Velha Castela, que, atualmente, é a Espanha. Seu dia é festejado em 08 de agosto.

Família santa

Seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d'Aza, nobres e católicos. Tamanha a fé da família, sua mãe e um dos seus irmãos mais velhos foram beatificados. O dia de São Domingos de Gusmão é comemorado em 08 de agosto.

Presente de um santo

O nome de São Domingos de Gusmão foi escolhido durante a gravidez da mãe, que fez uma novena a São Domingos de Silos. No sétimo dia, o santo apareceu para ela e anunciou que o filho que ela esperava seria um santo.

Jovem Sacerdote

Quando completou 24 anos, foi ordenado padre, pois logo na juventude sentiu o chamado para o sacerdócio. Trabalhou na diocese de Osmar e, com sua inteligência, destacou-se, além, claro, da competência para com o ministério. Fiéis do mundo comemoram sua festa em 08 de agosto.

Representante de Deus em momentos difíceis

Por conta de sua dedicação, foi chamado pelo Rei Afonso VII para ajudar com a diplomacia do governo. Representou também a Santa Fé em missões complicadas, nas quais a diplomacia e a sagacidade eram imprescindíveis, aliada à benção de Deus. São Domingos de Gusmão é cultuado por fiéis em 08 de agosto.

 

Heresia da reencarnação

Houve um período em que surgiu a "heresia dos albigenses" ou "heresia dos cátaros", em que acreditavam na reencarnação entre os católicos. O Papa Inocêncio III enviou São Domingos de Gusmão, acompanhado de Diego de Aceber, para levar a verdadeira palavra de Deus. Seu dia é comemorado em 08 de agosto.

Salvação às mulheres

O primeiro mosteiro da Ordem Segunda, destinado às mulheres, foi fundado por São Domingos de Gusmão, que tem sua festa celebrada em 08 de agosto. O mosteiro se encontra na cidade de Santa Maria de Prouille e foi destinado a moças sem horizontes, fadadas a uma vida de prostituição.

Salve os fiéis

As mulheres de Santa Maria de Prouille viviam uma crise econômica que assolou a região e, por isso, entregaram-se à prostituição. Na Igreja do mosteiro, Virgem Maria apareceu para São Domingos de Gusmão e pediu a ele que difundisse a oração do Santo Rosário, salvando, assim, os fiéis. Festejamos São Domingos de Gusmão em 08 de agosto.

Guardião do Rosário

Por conta do pedido de Virgem Maria, os dominicanos são conhecidos como os "Guardiões do Santo Rosário” e cumprem sua missão. São Domingos de Gusmão é celebrado em 08 de agosto.

Um grupo de fé

São Domingos de Gusmão ganhou fama e atraiu pessoas da Europa que amavam seu carisma e gostariam de segui-lo. Ele criou um grupo de jovens, os quais seriam liderados por ele e chamados de "Irmãos Pregadores". Devido ao tamanho sucesso e crescimento, foi criado uma Ordem Religiosa, nascendo, assim, a Ordem dos Dominicanos. São Domingos de Gusmão é celebrado em 08 de agosto.

Faleceu em paz

São Domingos de Gusmão assistiu à Ordem dos Dominicanos crescer, aliando a ciência e a fé, além da piedade. Os dominicanos foram grandes pregadores e atraiam multidões. Podendo descansar, Santo Domingos de Gusmão faleceu em 08 de agosto de 1221, quando celebramos sua festa.

Canonizado

Fama de santidade e testemunho de milagres fizeram a Igreja reconhecê-lo e canonizá-lo por meio do Papa Gregório IX, antes seu amigo particular. Seu dia é comemorado em 08 de agosto, data de sua morte. Foi aclamado Padroeiro Perpétuo e Defensor de Bolonha, onde foi enterrado.

Oração a São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão, falecido em 08 de agosto, data em que veneramos sua existência. Ensine-nos a ser piedosos e usar de nossa voz para levar a palavra de Deus.

“Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de São Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Dia de São Bartolomeu: Saiba mais sobre essa figura cristã!

fechar