Mais do que uma celebração, o Dia do Migrante, que ocorre em 19 de junho, serve como uma oportunidade para entendermos melhor esse fluxo territorial de pessoas. A migração pode acontecer por motivos econômicos, políticos, religiosos, raciais, entre outros.
Confira mensagens sobre o Dia do Imigrante
Neste Dia do Migrante, que é celebrado em 19 de junho, conheça um dos tipos de migração humana que acontecem na sociedade. Quando um grupo de pessoas sai de um país para outro, chamamos de emigração.
Neste Dia do Migrante, comemorado em 19 de junho, é importante lembrar quais são os tipos de migração humana presentes no mundo. Ao entrar em um país, por exemplo, o grupo de pessoas já pode ser considerado como imigrante, ou seja, praticou a imigração.
Nomadismo, oi? Se você já ouvir falar, mas não tem certeza do que é, aproveite o Dia do Migrante (19/6) para conhecer um pouco mais dessa migração humana. O nomadismo nada mais é do que o deslocamento constante de povos que não possuem residência fixa.
Entenda melhor a xenofobia
O nome é complicado, mas neste Dia do Migrante, comemorado em 19 de junho, vamos te explicar o que é a transumância, um dos modelos de migração humana. Ela é uma espécie de permanência temporária de indivíduos e coletivos em determinada região, mas que voltam para o local de origem.
A migração de pessoas dentro do mesmo país é chamada de “inter-regional”. Ela pode acontecer como êxodo rural, quando o indivíduo deixa o campo para morar na cidade, ou como pendular, quando grupos trabalham nos grandes centros, mas vivem em cidades periféricas. O Dia do Migrante é celebrado em 19 de junho.
Você sabe quais foram os fatos históricos que aconteceram em junho?
As regiões Norte e Nordeste são as maiores correntes migratórias, no Brasil. Isso acontece por causa do alto índice de desigualdade social, a exemplo da distribuição de terras e renda completamente injusta. O Dia do Migrante é celebrado em 19 de junho.
Este Dia do Migrante, que é comemorado em 19 de junho, serve como oportunidade de reflexão acerca das experiências dessas pessoas. O Sul e o Sudeste, que são regiões bem desenvolvidas industrialmente, são as mais procuradas pelos migrantes, principalmente pela vasta oportunidade de trabalho.
O Dia do Migrante, que é celebrado em 19 de junho, é uma oportunidade de lembrar o respeito que esses indivíduos merecem. Independentemente de origem, nacionalidade, língua, cor ou religião, todos os migrantes devem ser respeitados pela população local.
A Paulicéia desvairada se tornou a maior casa dos migrantes no Brasil. A cidade foi a que mais acolheu esse fluxo migratório. Porém, nem sempre o sonho vira realidade por completo. Muitos migrantes sofrem com a falta de infraestrutura para se instalarem. Neste Dia do Migrante (19/6), é necessário lembrar da qualidade de vida dessas pessoas.
Neste Dia do Migrante (19/6), vale lembrar da importância da criação de políticas governamentais para proteger os direitos do migrante. Ele, como cidadão, tem direito de ter uma vida digna.
Esquente seu mês de junho com essas lindas frases