Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Astronomia

A Astronomia é um estudo incrível e muito antigo, sabia? Tudo o que sabemos hoje, foi estudado há tantos anos e por tantos cientistas, que muitas vezes achamos que é algo corriqueiro, mas é muito pelo contrário! Estudar o Universo é difícil e trabalhoso, por isso comemore este dia com entusiasmo!

continue lendo
Compartilhar

Dia 02 de dezembro

O Dia da Astronomia é comemorado em 02 de dezembro no Brasil. Nesse dia, se homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo o que existe nele: planetas, estrelas, galáxias, satélites naturais, etc.

Quem são os astrônomos?

No nosso país, Brasil, comemoramos o dia da astronomia em 02 de dezembro. Um astrônomo é o estudioso, cientista, que observa o céu em busca de respostas para as grandes e pequenas questões sobre o que existe além da imensidão.

A escolha da data

A data de 02 de dezembro foi escolhida para celebrar o dia da astronomia pela Sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947. Ela surgiu em homenagem à data de nascimento do imperador Dom Pedro II, que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia no Brasil.

Leis das estrelas

Em todo dia 02 de dezembro, comemora-se o dia da astronomia! A palavra é de origem grega, traduzindo-se em “leis das estrelas”. Astronomia é a ciência que estuda e analisa os planetas, estrelas, galáxias e telescópios, sempre buscando analisar o comportamento dos mesmos e fazer descobertas.

Encantos do céu

Podemos não ser peritos no assunto, mas observar as estrelas é sempre uma experiência relaxante e até mesmo mágica. Muitos fenômenos que acontecem no céu nos encanta. No dia 02 de dezembro, vamos homenagear a astronomia!

 

Pai da astronomia

No mundo todo, Galileu Galilei foi o pai da astronomia moderna e também é considerado o maior cientista de todos os tempos. Foi ele quem apoiou a teoria de Copérnico, de que não era a Terra o centro do sistema planetário, mas, sim, o Sol. No Brasil, comemoramos o dia da astronomia em 02 de dezembro.

Planetário

Que tal celebrar o dia da astronomia (02/12) visitando um planetário? Procure o mais próximo de você. Planetário é um local onde ocorrem apresentações teatrais sobre astronomia e que simula o céu, sobretudo, noturno.

Longos estudos

Há milhares de anos os homens olham para os céus, sempre procurando por respostas que ainda não foram encontradas. É um estudo praticamente sem fim sobre o que existe além do céu azul. Há quem se profissionaliza neste estudo, chamamos de astrônomo. No dia 02 de dezembro, nós celebramos o dia da astronomia!

Nunca envelhecer

O dia 02 de dezembro é o dia da astronomia! Você sabia que se vivêssemos em Netuno, sétimo planeta do Sistema Solar, nunca faríamos um ano de idade? Este planeta leva precisamente 163 anos terrestres para completar o seu movimento de translação em volta do Sol.

Muito além de nós

A astronomia, celebrada no dia 02 de dezembro, nos ajuda a ver o mundo e a vida como algo muito maior do que imaginamos. Cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no universo, mas calculam que seja algo em torno de 100 bilhões.

Somos pequenos demais

Depois de muitos anos de estudo, estima-se que planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, da qual os cientistas não descobriram nada a respeito. No dia 02 de dezembro, celebramos a astronomia!

fechar