Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Ilustração gráfica de silhueta de pessoas de diversas cores, com pontos de interrogação

Entendendo a xenofobia

A palavra xenofobia surgiu da junção das palavras gregas "xénos", que significa estrangeiro, e "phóbos", que significa medo. Portanto, "medo do estrangeiro" é o sentido básico dessa expressão, que retrata a aversão por pessoas de um grupo estrangeiro. Entretanto também pode ser empregado para a aversão a pessoas do mesmo país, mas que são consideradas forasteiras. O ódio e a repulsa que caracterizam a xenofobia normalmente estão relacionados com questões histórica, sociais, econômicas, culturais, entre outras. No entanto, essa atitude deve ser repensada, a fim de construirmos uma sociedade mais aberta. Entenda mais sobre esse tipo de discriminação e veja mensagens para combatê-la!

continue lendo
Compartilhar

Como diferenciar xenofobia e preconceito?

A xenofobia é uma forma de preconceito. O preconceito é definido como a prática de agressões verbais, físicas ou psicológicas de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que tenham determinada característica. No caso da xenofobia, o preconceito existe por essa(s) pessoa(s) ter(em) uma origem diferente dos nativos de um território.

Somos todos diferentes

Desenho de mãos com estampas geométricas em diversas cores, em um fundo azul escuro.

Nós precisamos compreender que todas as pessoas são diferentes umas das outras. Morando em outro país, tendo diferentes cores de pele, acreditando em diferentes deuses, tendo diferentes gêneros. Mesmo as pessoas que compartilham essas características são diferentes entre si, e é isso que constitui uma população, tanto em uma região, quanto em todo o mundo.

Frases de grandes figuras públicas sobre Xenofobia.

Como identificar um discurso xenofóbico?

Pixação em uma parede com a escrita 'morte aos nordestinos' e o desenho de uma suástica.

O discurso xenofóbico é qualquer fala que desrespeite a existência de um grupo de pessoas exclusivamente por elas terem nascido em um lugar e quererem se mudar para outro. Infelizmente, existem muitas piadas com imigrantes e migrantes que colocam estas pessoas em uma posição de inferioridade em relação aos nativos de determinado território.

Para acrescentar ao nosso país

Haitianos segurando suas Carteiras de Trabalho do Brasil.

Quando uma cultura entra em contato com outra, o que acontece é que as duas se transformam, tornando-se ainda maiores. Lutar contra a xenofobia não é só respeitar os imigrantes e migrantes, mas também acreditar que as nossas culturas existem e se manifestam a partir do contato com outros povos.

 

A união de culturas e de povos

Braços de diversos tons de peles segurando bandeiras de diversos países.

Depois que reconhecemos que todas as pessoas são diferentes e que muitas delas compartilham culturas diferentes, é por meio da nossa união que conseguimos conhecê-las, visitar outros países, outras regiões, aproveitar tudo o que podem oferecer e compartilhar o que podemos oferecer.

fechar