Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Curiosidades sobre vegetarianismo

Vegetarianismo ou vegetarismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. Saiba mais sobre esta alimentação.

continue lendo
Compartilhar

Aprendizado sobre nutrição

Tornar-se vegetariano também é um ensinamento sobre nutrição. Afinal, para fazer uma alimentação balanceada que fuja da “mistura” a que estamos acostumados, você precisará aprender a estabelecer diferenças entre os alimentos por grupos e vitaminas.

Diferenças

O vegetarianismo seria uma versão mais branda do veganismo. No primeiro, é retirada apenas a carne animal da alimentação; no segundo estilo de vida, é retirado todo alimento de origem animal, como ovo, queijo e mel.

Saúde

Outra causa que leva as pessoas a aderirem ao veganismo é a saúde. Geralmente pessoas que aderem a esse estilo de vida sentem uma melhora considerável em sua saúde, principalmente em relação a ter disposição e energia para os afazeres diários e também quanto à saúde mental.

 

Meio ambiente

O setor pecuário é o principal responsável por alguns problemas ambientais, como a contaminação de mananciais, erosão de solos e grande parte de emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Ibope

Segundo pesquisa do Ibope feita em abril de 2018, estima-se que 14% da população brasileira é vegetariana. Se consideramos apenas as regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 18%.

Proteínas

Quem pensa em retirar a carne da alimentação precisa ficar atento ao consumo de proteínas, para que não exista um déficit nutricional desse importante grupo alimentar. Em um geral, pode-se substituir uma porção de carne por uma concha de leguminosas como grão-de-bico, feijão, lentilha ou soja e obter os mesmos nutrientes.

Restaurantes

Com a demanda crescente de vegetarianos, os restaurantes também começaram a se adequar, e hoje em dia não é difícil encontrar uma opção desse tipo nas grandes cidades. Frequentar restaurantes assim é uma ótima forma de começar se adequar e ter ideias para produzir pratos iguais em casa.

Amor seletivo

Não seja do tipo de gente que diz amar os animais, mas é capaz de proteger e amar apenas aqueles considerados de estimação. Toda aquela carne que você coloca no seu prato também sofreu para estar ali.

fechar