Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mulheres em fila, de braços cruzados, com fitas de conscientização do câncer de mama na camiseta.

Dicas para prevenir o câncer de mama

Uma das doenças que mais afeta as mulheres no mundo é o câncer de mama. Os homens também podem ser vítimas da doença, por isso, são orientados a realizarem exames em alguns momentos da vida. O problema do aumento do número de pessoas com a doença pode ser a falta de informação. Mulheres e homens devem procurar saber sobre a doença e seus sintomas, pois, assim, as chances de se deparar com estágios avançados são menores. Por ser uma doença um pouco difícil de detectar de imediato, é recomendado fazer o exame de mamografia. Conheça dicas de prevenção e mantenha-se por dentro de todas as informações.

continue lendo
Compartilhar

Autocuidado

O câncer de mama afeta muitas mulheres no Brasil e no mundo todo. Ter uma rotina de autocuidado com o próprio corpo é mais que essencial para prevenir futuros problemas. Não só em relação ao câncer de mama, mas também a diversos tipos de doença.

Faça o autoexame

Ilustração de uma mulher fazendo o autoexame de mama.

Realizar o autoexame de tempo em tempo pode ajudá-la a saber se algo está errado ou não. Por isso, ao realizar o autoexame e encontrar algo incomum, procure um médico. Vale lembrar que os homens também podem ser vítimas do câncer de mama, por mais que a grande maioria afetada seja o público feminino.

Alimente-se de forma correta

Ilustração de uma mulher comendo vegetais.

Ter uma alimentação saudável é primordial para manter o corpo longe do câncer de mama. Legumes, cereais, frutas, feijão e verduras são pratos que jamais devem faltar em suas refeições, pois são os melhores alimentos usados para prevenir doenças de diversos tipos e, claro, o câncer de mama.

Alcoolismo pode ser um dos problemas

O excesso, na verdade, é sempre um grande problema na verdade! Mulheres e homens que possuem estágios altos de dependência do álcool correm sérios riscos. Se você, portanto, quer prevenir o câncer de mama e outros tipos de câncer, evite o excesso de álcool. Quando misturado com as toxinas do tabaco, ficam ainda pior. Previna-se.

Pratique exercícios, a vida fica bem melhor!

Ilustração de uma mulher se exercitando.

Além de adquirir uma maior disposição corporal, as atividades físicas são ótimas aliadas contra o câncer. Pessoas que praticam alguma atividade física possuem maiores chances de viver sem ter a doença. Os exercícios físicos ajudam a manter todo o corpo em bom funcionamento, pratique!

 

Amamentar é muito bom!

Ilustração de uma mulher amamentando.

Para aquelas mulheres que estão amamentando, aproveitem. A amamentação ajuda a fortalecer e a renovar as células presentes nos tecidos das mamas. Dessa forma, a mulher que está amamentando ou amamentou há algum tempo, tem menores chances de ter um câncer de mama.

Contraceptivos hormonais devem ser evitados

É de se compreender que essa é uma das formas mais seguras de se evitar a gravidez indesejada. Os anticoncepcionais de modo geral, porém, são grandes vilões quando o assunto é câncer de mama. A ingestão de taxas contínuas de hormônio sintético pode desencadear a doença.

Permaneça em dia com os exames preventivos

Ilustração de uma médica.

Se você é mulher, não pode deixar de fazer os exames preventivos com um ginecologista, pelo menos uma vez no ano. O câncer pode afetar diversas áreas do corpo, inclusive o colo do útero. Além disso, é juntamente com esse exame que acontece a verificação de nódulos nas mamas. Não deixe de visitar seu ginecologista!

Homens também devem se preocupar

Homem e mulher segurando uma faixa rosa de prevenção ao câncer de mama.

Os homens também podem ser vítimas do câncer de mama. Mesmo que seja uma situação bem rara, o sexo masculino pode ter a doença. Normalmente, os casos em homens acontecem mais quando há herança genética, em que alguém da mesma família teve câncer. Esses são casos raros, mas os homens também precisam se cuidar.

Faça o exame de mamografia

Equipamento utilizado para exame mamográfico.

O exame para analisar a saúde da mama é essencial. Todas as mulheres devem fazer o exame de mamografia, principalmente após os 40 anos de idade. Antes de atingir essa idade, um exame a cada três anos é o suficiente. Ao atingir os 70 anos de idade, a mamografia deve ser feita com indicações médicas.

Conheça seu corpo

Ilustração de uma mulher agachada abraçando os joelhos.

O autoexame pode ser um bom método para identificar alterações no corpo. Ter, portanto, o conhecimento sobre seu próprio corpo é muito importante para detectar facilmente eventuais problemas. Crie o hábito de verificar todas as partes do corpo! Isso ajuda a prevenir muitos problemas de saúde e, claro, o câncer de mama.

fechar