Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Exercícios mentais simples

Alguns cuidados são essenciais para manter a mente sempre positiva e em ordem. Se alimentar bem, dormir adequadamente... Aprenda exercícios mentais simples.

continue lendo
Compartilhar

Exercícios mentais simples

Concentrar-se nem sempre é uma tarefa fácil, mas, com alguns exercícios mentais, é possível melhorar tanto a concentração quanto a força mental. Conheça alguns exercícios agora!

Tenha uma boa noite de sono

Parece tão clichê falar em ter uma boa noite de sono, mas descansar o corpo é fundamental para que a mente funcione bem. Portanto, dormir ao menos oito horas diárias é mais do que importante para manter as funções orgânicas do corpo em ordem.
O sono é fundamental para manter o cérebro funcionando bem e para que não haja problemas de atenção. Ainda alertamos que a falta de sono faz com que a mente tenha uma resposta mais lenta aos estímulos, além de ficar mais dispersa.
Se você dorme pouco, tem dificuldades ou dorme mal mesmo, comece a tomar providências para melhorar, pois sua concentração agradecerá.

Tenha pensamentos positivos

Óbvio que os pensamentos positivos são sempre bem-vindos, mas, como a maioria de nós não tem o costume de avaliar o que estamos pensando, é importante que você passe um tempo observando os próprios pensamentos. Se eles forem negativos ou até mesmo pessimistas, é mais importante ainda que você trabalhe esse lado e reverta a maneira de encarar a si mesmo e a própria vida.
Passe a acreditar em você e no que é capaz de fazer, mentalize pensamentos bons e saiba que você pode sim transformar sua vida. Portanto, para melhorar mais sua concentração, trabalhe os pensamentos para que eles sejam apenas positivos e tragam boas ideias para sua vida.

Contagem de números

Um ótimo exercício para ajudar na concentração é contar de um até 100 pausadamente, como se desse uma leve respirada entre cada número.

Concentração na contagem

Para testar a concentração, comece a contar de 100 até um, mas pulando de 3 em 3 números. Ou seja, do 100 você pula para o 97 e em seguida vai para o 94. Depois que dominar esse exercício, chegou a hora de ir aumentando o nível de dificuldade. Com isso, a concentração também vai crescer.

Contagem de palavras

Pegue um livro e abra aleatoriamente em qualquer página. Comece a contar todas as palavras e depois anote. Agora, conte novamente para ter certeza de que contou corretamente todas as palavras.

Tenha uma alimentação regrada

Assim como o sono, a alimentação é um fator muito importante para manter a concentração em dia. É importante fazer todas as refeições diárias e ainda tomar cuidado com certos alimentos que possam causar um desconforto no corpo. Atenção: evite alimentos muito gordurosos durante a noite.

 

Mude de ambiente e faça pausas

Ficar no mesmo local por muito tempo faz com que o cérebro perca a capacidade de concentração, por isso as pausas são tão importantes para fazer o trabalho render mais.
Outra atitude importante é fazer pausas das atividades em. Que tal de vez em quando olhar o celular, ver as redes sociais ou ler as notícias do Brasil e do mundo? Isso vai fazer toda a diferença na concentração.

Feche os olhos e respire fundo

Um exercício muito bom para quem precisa aumentar a concentração é fechar os olhos durante 30 segundos, respirar fundo e depois soltar o ar lentamente. Faça isso todas as vezes que sentir o corpo começando a mostrar sinais de cansaço. A pausa para o café é um ótimo momento para esse exercício.
Se você tiver um local separado e isolado, sente e feche os olhos por mais tempo (sem dormir). Durante esse período, procure não pensar em nada, foque em você e sua concentração.

Exercício: olhe o horizonte

Este exercício consiste em você ficar em pé olhando para o horizonte — se estiver diante de uma janela, melhor ainda. Deixe os braços caírem ao longo do corpo e continue observando o horizonte. Neste momento, você deve se livrar de todos os pensamentos e deixar a mente em branco. Respire profundamente de cinco a dez vezes, sempre devagar. Se conseguir, levante um dos joelhos em direção à barriga e continue com a respiração profunda. Troque de perna e repita.

Pratique exercícios físicos

Por mais difícil que seja conciliar as atividades diárias (trabalho e/ou estudos), tente fazer algum tipo de exercício físico para oxigenar o cérebro e, assim, ter mais concentração.

Contagem regressiva

Assim como você contou de um a 100, chegou a hora de contar de 100 a um. Lembre-se de respirar e fazer o exercício pausadamente. Não precisa de pressa pra terminar.

Exercício da moeda

Separe cinco minutos para esse exercício. Pegue uma moeda e olhe atentamente todos os detalhes. Agora, feche os olhos e se concentre, por aproximadamente, dois minutos. Tente lembrar-se de todos os detalhes e, em seguida, abra os olhos. Se você gosta de desenhar, pode desenhar a moeda e verificar o que esqueceu. Caso não tenha aptidão para o desenho, apenas anote os detalhes. Depois, pegue a moeda e compare para ver o que você esqueceu.

fechar