Ser saudável é um estilo de vida. Você tem que se conectar. Não necessariamente precisa amar cozinhar, mas tem que ter contato com a comida, senão fica sempre a mesma desculpa "não gosto de cozinhar"!
Especialize no autoconhecimento. Perceba como você se sente após comer certos alimentos.
Consuma frutas antes das refeições. A fruta é ótima para ser consumida entre as refeições, não deve ser consumida junto com a comida ou como sobremesa.
Jejum entre as refeições. Se fizer o café da manha às 9 horas, o almoço às 13 horas e o jantar às 19 horas é um bom cronograma. Tudo depende do tipo da pessoa.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos antes de engolir.
Evite a ingestão de líquidos durante às refeições. Em seguida, opte por chás digestivos.
A quantidade altera a qualidades dos alimentos. Lembre-se que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.
Se sentir fome, coma!
Experimente trocar o supermercado pelas feiras livres.
Consuma carnes em geral, seja peixe, frango, vaca, porco, e ovos com moderação. Evite combiná-los com o feijão numa mesma refeição pois também são fontes de proteína e podem atrapalhar a digestão. Aprenda a utilizar a carne como o tempero do prato e não como item principal.
Não substitua a manteiga por margarina. Use manteiga com moderação nos pães integrais dentro de uma dieta rica em verduras, frutas e cereais integrais. Nunca frite a manteiga, prefira a gordura do coco e os óleos vegetais.
Quem está em harmonia pode comer de tudo, mas tem de aprender como preparar, quanto, quando e como se alimentar!
Pare de beliscar. Quem passa o dia todo comendo deve prestar atenção. Fazer três refeições por dia já é suficiente. Não precisa ficar comendo toda hora.
Manter o pH do sangue alcalino com uma alimentação baseada em plantas, grãos e feijões.
Controle a ingestão de sal e também de água.
Restrinja ao máximo produtos industrializados, processados, congelados, e com excesso de aditivos químicos. (açúcar branco, farinha branca, gordura hidrogenada e trans, refrigerantes, margarinas, embutidos, sucos industrializados, enlatados).
Prefira a fruta in natura do que seu suco. E evite consumi-las durante a refeição ou como sobremesa para não atrapalhar na digestão.
Mais importante que o emagrecimento é o equilíbrio com o próprio corpo. Os resultados são consequências das mudanças saudáveis. A intenção é manter seu metabolismo funcionando normalmente, sem choques abruptos.
Não cozinhe os alimentos, principalmente os vegetais, em excesso. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilizar a água do cozimento para não perder suas vitaminas.
Comer de três em três horas é sobrecarregar o corpo. Não quero acelerar meu metabolismo. Uma máquina que trabalha menos tem mais tempo de vida do que uma máquina que trabalha muito.
Evite leite e queijos pasteurizados, dê preferência aos leites e derivados crus e/ou orgânicos. Caso não haja uma restrição nutricional do consumo de leite, prefira os seus produtos fermentados como o iogurte, kefir e a coalhada e os queijos feitos a partir do leite cru como queijo de minas curado da Serra da Canastra.
Compre alimentos orgânico e locais sempre que possível.
Procure sempre alimentos frescos, conservas, sopas, sucos caseiros e produtos de origem orgânica sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. LEIA O ROTULO ANTES DE COMPRAR ITENS INDUSTRIALIZADOS.
Use cereais (arroz, painço, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, quinoa e amaranto) e farinhas integrais. Enriqueça farinhas brancas com cereais e sementes. Varie o consumo de cereais durante a semana.
Não conte calorias. Nenhuma delas é igual, 100 calorias de chocolate não são iguais as 100 calorias de brócolis. Os efeitos dela no nosso corpo não são iguais.
Use com moderação sal marinho, açúcar mascavo, mel e melado. Evite o sal e açúcar refinado.
A gente tem que aprender a ouvir e respeitar o corpo, tomar água sim, mas quando tiver com sede. Água demais, como qualquer coisa em excesso, faz mal!
Tome sopas à noite. O ideal é comer pouco no café da manhã, bastante no almoço e pouco no jantar. Isso porque a gente digere melhor no almoço. Já doce, se for comer, é melhor à tarde, longe das refeições, porque atrapalha a digestão.