Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Hábitos saudáveis que vão mudar a sua vida

Hábitos saudáveis vão muito além de praticar exercícios físicos e de se alimentar de frutas e verduras. A saúde abrange muitos aspectos da nossa vida: a forma como nos alimentamos, o que bebemos, nossos excessos, relações pessoais e até mesmo o modo como lidamos com dinheiro. Pequenos fatores do dia a dia, quando acumulados, podem afetar sua saúde de maneira drástica! Por que não conhecer alguns deles e ficar atento a hábitos que podem preservar sua saúde física e mental? Regule seu sono, organize seu tempo e adquira novas práticas! Conheça esses e outros hábitos saudáveis que vão mudar a sua vida e entenda a importância de cada um deles.

Uma boa noite de sono

Mulher deitada dormindo

Uma boa noite de sono é um fator importante para a sua saúde. A recomendação é de contar com 8 horas de sono por dia, mas é importante ficar atento ao seu organismo e observar sua necessidade, podendo acrescentar, se necessário, mais algumas horinhas de descanso. É fundamental que você tenha uma noite de sono constante, então, atente-se a pequenos detalhes que podem atrapalhá-la, como a qualidade do seu colchão, a luminosidade ou o barulho do local. Após uma boa noite de sono, você poderá notar a diferença na sua saúde e no seu humor.

Foco na alimentação

A alimentação é um tema que vive em pauta, e ela precisa ganhar mais a sua atenção! Esqueça as dietas de emagrecimento e as fórmulas milagrosas: estamos falando de se alimentar de maneira saudável e balanceada. O excesso de alimentos industrializados na sua rotina, além de afetar sua saúde, pode afetar diretamente seu humor. Invista em uma alimentação melhor, balanceando os nutrientes de cada refeição e comendo de tudo um pouco. Procure um nutricionista para descobrir de quais nutrientes seu corpo precisa e como consumi-los.

Confira essas dicas praticas para ter uma alimentação mais saudável

Abandone o sedentarismo

Homem andando de bicicleta

Os exercícios físicos precisam fazer parte de uma rotina saudável e balanceada. Esses momentos não têm que ser chatos ou desgastantes. Encontre um esporte que te agrade e comece um novo hábito: pedalar no fim do dia, correr na rua com alguns amigos ou frequentar uma academia com diversas aulas... São infinitas as possibilidades.

Aumente sua disposição e fortaleça o seu sistema imunológico com essa pequena atitude. Além dos fatores físicos, a prática de exercícios pode diminuir os níveis de estresse e trazer maior qualidade ao sono.

Evite os excessos

Qual adulto não gosta de abrir uma cervejinha no fim de semana com os amigos? A bebida alcoólica faz parte da rotina de muitos brasileiros, e você não precisa eliminá-la de vez do seu dia a dia, mas é necessário tomar cuidado com os excessos. Quando consumidas sem moderação, as bebidas alcoólicas podem causar problemas graves ao organismo, e é possível que esses problemas perdurem por toda a vida. Atente-se ao seu consumo e reserve as ocasiões especiais, como aniversários, ano-novo ou outras comemorações, para compartilhar um drink.

Encontre apoio para superar o álcool com essas mensagens

Mantenha-se hidratado

Mulher bebendo água

Beber água é uma atitude simples que pode impactar muito a sua saúde. Sempre que puder, beba um pouco de água. A recomendação é de que sejam consumidos ao menos dois litros da bebida por dia, mas você não precisa se prender a essa quantidade. Torne esse hábito em algo do seu dia a dia; mantenha sempre uma garrafa com água por perto e, quando você menos esperar, já estará consumindo mais de dois litros por dia.

Cuidado com as redes sociais

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e vem ganhando cada vez mais debates. Desde que as redes sociais se popularizaram, é comum nos pegarmos observando a rotina do outro: uma vida quase perfeita, calculada milimetricamente para ficar bonita diante das lentes da câmera. Muitos amigos, um relacionamento estável, uma família grande e viagens para lugares paradisíacos... Todos parecem viver a vida dos sonhos. Que tal começar a seguir pessoas que mostram a vida como ela realmente é? Isso pode te ajudar a evitar a autocobrança, preservando sua saúde.

Reflita sobre o uso das redes sociais: nem tudo é o que você posta

Organize seu tempo

Caneta sobre agenda aberta

Organizar melhor seu tempo e suas atividades pode afetar (e muito) a sua saúde. Parece uma atitude simples e com pouco significado, mas é essencial para manter um dia tranquilo. Com a organização em dia, você evita o acúmulo de atividades e a pressão que elas podem gerar no seu dia a dia, levando ao estresse e ao mau humor. Organizar seu ambiente de trabalho e convívio também é uma boa pedida. Pode apostar que sua vida mudará em muitos aspectos depois de alguns cuidados redobrados com a organização.

Tire momentos de descanso

Os períodos de descanso podem parecer superficiais para muitos, mas são extremamente necessários dentro de uma rotina equilibrada e saudável. Descansar é um hábito que merece espaço no seu dia, assim como qualquer outro. É nesses momentos que você evita a sobrecarga do seu corpo e da sua mente, mantendo-se fisicamente pronto para a próxima função e mentalmente restaurado. Acrescente à sua lista de compromissos do dia a dia períodos intercalados de descanso e note o impacto dessa pequena atitude.

Cuide das suas finanças

Cofre de porquinho aberto e moedas por baixo

À primeira vista, dinheiro e saúde não parecem duas coisas interligadas, mas estão mais próximos do que você imagina. Uma pessoa que não se organiza financeiramente tem muito mais chances de contrair dívidas, que começam a se acumular e se tornam uma bola de neve. A impotência de não ter como resolver um aspecto tão importante da vida pode desencadear estresse, mudanças de hábitos importantes, como alimentação e sono, e até mesmo o desenvolvimento de estados emocionais mais sérios.

Comece a fazer terapia

Manter sua saúde mental em dia é um enorme passo para encontrar equilíbrio. A terapia já foi estigmatizada por muitos anos, mas hoje as pessoas reconhecem seus benefícios para o bem-estar de qualquer indivíduo, seja ele considerado mentalmente estável ou não. Nas sessões de terapia você pode colocar para fora os aspectos que mais te incomodam na sua vida e trabalhar para lidar melhor com eles. Com o tempo, os problemas vão parecer cada vez menores e, a vida, cada vez melhor!

Conversar é o melhor remédio! Procure terapia