Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Pratos clássicos paulistanos

São Paulo tem suas particularidades, muita coisa boa, bonita e alegre. E a gastronomia não fica de fora. Para quem nunca visitou o local, a dica é não conhecer apenas os pontos turísticos, mas experimentar a boa e velha culinária paulistana. Confira a lista que separamos com 15 pratos típicos!

continue lendo
Compartilhar

1. Bauru

Como é bom matar a fome com um delicioso lanche composto por presunto, queijo, tomate e pão francês. A receita original foi criada no interior paulista, na década de 1920, e leva o nome da localidade de sua criação. Essa delícia se espalhou e é comumente consumida em toda São Paulo.

2. Pastel de feira

Os pastéis são queridinhos na culinária local e cativam muitos a procurarem diversos sabores e tamanhos nas feiras de rua, ou até mesmo em eventos, shoppings e muito mais. Essa mania já está enraizada nos paulistas e merece ser experimentada.

3. Coxinha

Coxinha sim e, se não gostar, eu peço duas, três e invento até outros sabores. É, os paulistanos são mesmos criativos e, por terem uma paixão por esse salgado, há locais que passaram a vender até mesmo sabores fora do convencional de frango. Há lugares especializados e que, além de ter fãs, têm filas para adquirir essa delícia. Alguns colocam um toque especial, como ketchup ou pimenta.

4. Sanduíche de mortadela

Já sabemos que pão é um amor interminável dos paulistas e, como não poderia ser diferente, a mortadela também tem um espaço reservado em seus corações. Assim, há lugares famosos pelo lanche, que pode variar na mistura, podendo ter queijo ou vinagres. Mas também existem os clássicos que levam apenas pão e a iguaria da casa: mortadela.

5. Pizza

Chega o final de semana e tudo acaba como? Em pizza. A mais pedida é do sabor chamado “portuguesa”, apesar de estarmos no Brasil e a nacionalidade desta massa ser da Itália. É possível encontrar de massas leves, grossas, com molho, tamanhos brotinhos, médios ou grandes e com muitos sabores para agradar a todos os públicos.

6. Virado a paulista

Quer tradição? Então, toma. O virado a paulista é um dos pratos mais consumidos, geralmente às segundas-feiras, e foi criado no período do Brasil Colonial. Ele é pesado, mas agrada a gregos e troianos e sua composição é bem farta: arroz, tutu de feijão, couve refogada, bisteca ou costela de porco frita, torresmo, linguiça frita, banana empanada frita e ovo frito (com a gema mole).

7. Pão na chapa

Basta entrar em qualquer padaria no período vespertino para encontrar uma grande quantidade de pessoas pedindo o famoso “pão na chapa”. Na prática, é o pão francês rechonchudo de manteiga e aquecido na chapa, ficando assim crocante na medida certa.

 

8. Macarrão com frango

Geralmente aos domingos, o macarrão com frango assado invade as casas paulistas. Muitas das vezes, a farofa acompanha, criando uma combinação perfeita com a carne de frango. Por cima da macarronada, queijo ralado. Quentinho é uma delícia!

9. Cuscuz a paulista

Esse prato caipira faz a loucura dos paulistas e pode ser encontrado em diversos restaurantes. É possível encontrar de diversos sabores, como frango ou camarão, mas o mais tradicional é o de sardinha. Ele também leva ovo cozido, milho, farinha de milho, cebolinha e outros de acordo com o gosto do chefe ou dona de casa.

10. Lanche de pernil

Do boteco para a família, o lanche de perfil se tornou um hábito que tomou conta do gosto paulista. Na maioria das vezes, é servido junto com vinagrete no pão francês.

11. Picadinho de carne

O filé cortado em cubos, cozido e servido juntamente com o caldo virou tradição nas casas paulistas. Montado com arroz branco, farofa e, em alguns casos, com ovo frito e banana, é a mistura perfeita.

12. Hambúrguer

De tanto amor, a gastronomia paulista está crescendo no ramo de hambúrguer. A cada dia, surgem casas especializadas que fazem a própria carne, os próprios molhos e as próprias montagens que levam todos à loucura. Algumas investem até no estilo retrô ou se inspiram em lanchonetes americanas.

13. Churrasquinho grego

Geralmente no centro de São Paulo, é possível provar o famoso “churrasquinho grego”. Com preço acessível e rapidez para servir, a carne bovina fica na brasa, com a gordura sendo derretida a cada instante, e o vendedor retira suas lascas para montar um lanche na hora.

14. Feijoada

Às quartas-feiras e aos sábados, todos os restaurantes da cidade comercializam esse prato antigo, mas muito querido pelos paulistas. São servidos, em sua maioria, com duas opções: a completa leva todas as partes do porco, como orelha, rabo e pés; a versão light tem apenas linguiça, costela e carne seca.

15. Cachorro-quente

Também conhecido como dog, dogão ou hot dog, ele é facilmente comercializado e consumido por muitas pessoas, principalmente na porta de baladas, estádios, praia e parques. Na sua composição mais conhecida na região, leva purê de batata, vinagrete, milho, ketchup, mostarda, maionese, salsicha e batata palha, mas ainda há versões com queijo derretido, cheddar e category. E ele ainda pode ser prensado ou não.

fechar