Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

8 curiosidades sobre feiras gastronômicas

Está bombando no Brasil a moda dos festivais de comida de rua, mais conhecidos como Feirinhas Gastronômicas. O festival se resume em várias barraquinhas que vendem diversos tipos de comida! E comida de ótima qualidade! É uma delícia.

continue lendo
Compartilhar

Feira Comum

Na minha mão é mais barato. Mulher bonita não paga, mas também não leva!

Quem nunca ouviu frases como estas dos feirantes? As feiras livres sempre foram uma opção para quem queria economizar na hora de fazer as compras pra casa, e agora a nova moda é as Feiras Gastronômicas, que com a mesma ideia das feiras livres, oferecem comida de boa qualidade, diversos sabores e de preço bem mais barato.

O que é?

O nome por si já diz, as feiras gastronômicas são um conjunto de barraquinhas que vendem comida. Mas se você pensa que são barraquinhas largadas, engana-se. A comida é de ótima qualidade, o lugar é limpo, e os cozinheiros são super renomados por seus pratos.

Como é?

O clima é de praça de alimentação ao ar livre. No local das feirinhas, você encontra várias mesas para fazer sua refeição tranquilamente.

Food Truck

Muitas das feiras misturam as barraquinhas com Food Trucks, que são lanchonetes móveis. Coloridos e modernos, são caminhões que viram uma lanchonete sobre rodas e param em alguns pontos da cidade para fazer a venda de alimentos. Alguns lugares são exclusivos para os Food Trucks, criando assim os Festivais de Food Truck.

A Gastronomia virou moda

Em menos de dez anos, a área de gastronomia explodiu como carreira universitária. A profissão de cozinheiro passou a atrair tanta gente por dois fatores: o aumento no poder aquisitivo do brasileiro, que permitiu a população a gastar em restaurantes bons, e a glamorização da profissão de Chef por meio das mídias. Por exemplo, centenas de programas relacionados à gastronomia foram produzidos na última década

De onde vem?

As Feiras Gastronômicas são bem famosas no exterior, e atualmente vêm ganhando espaço pelo Brasil. Em São Paulo mesmo acontecem várias feirinhas gastronômicas onde se encontra uma variedade enorme de sabores.

História da comida de rua

Em 2008 aconteceu a crise nos EUA, e para se recuperar, alguns empreendedores tiveram a ideia de levar comida de qualidade pras ruas investindo pouco. Foi aí que os donos dos Food Trucks resolveram incrementar o cardápio com itens gourmet. Outra vantagem dos carrinhos e trailers era a possibilidade de mudar de lugar de acordo com a demanda da população.
A moda chegou ao Brasil em 2012, quando os primeiros Food Trucks Gourmet surgiram em São Paulo. Agora, os parques de Food Truck já fazem parte do roteiro turístico das grandes cidades brasileiras e da paisagem urbana.

 

Quando ocorrem?

Alguns lugares exclusivos realizam as feiras gastronômicas diariamente ou frequentemente. Por exemplo a Marechal Food Park, ao lado do metrô Marechal Deodoro, que abre de terça à domingo. Outros locais fazem edições temporárias, como o Shopping Metropóle, no ABC paulista, que abre durante aproximadamente 3 dias em algumas temporadas.

Horário de funcionamento Marechal Food Truck:
Terças e quartas-feiras das 11h às 16h.
Quintas-feiras aos sábados das 11h às 22h.
Domingos das 11h às 20h.

fechar