Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como lidar com a ansiedade na quarentena

Com a pandemia da Covid-19, deparamo-nos com o desconhecido, e a ansiedade vai se elevando, podendo trazer sérias consequências para indivíduo e sociedade. A imprevisibilidade de prazos e de resultados e a falta de controle sobre o ambiente e todas as possibilidades de contágio geram estresse. As notícias informam, mas também causam desesperança e angústia. É essencial buscar recursos de superação, para se manter saudável física e mentalmente. Por isso, inspire-se nas nossas mensagens e saiba como lidar com a ansiedade na quarentena. Crie uma rotina de positividade, ela ajuda a dar controle e confiança! Conviva com as pessoas que você ama, mesmo a distância! Vai passar! Mantenha a calma!

continue lendo
Compartilhar

Tenha utilidade social

'A atitude de apoio ao próximo fortalece em nós a consciência da utilidade social e diminui o estresse e a ansiedade.' - Como lidar com a ansiedade na quarentena

Algumas pessoas estão realmente sozinhas e são do grupo de risco – por exemplo, os idosos, as pessoas portadoras de deficiência e aquelas que estão em tratamentos contínuos. Ofereça ajuda, mude o seu foco de rotina e prepare um prato, faça uma compra no supermercado, padaria ou farmácia, passeie com os pets. A atitude de apoio ao próximo fortalece em nós a consciência da utilidade social e diminui o estresse e a ansiedade.

Veja informação boa e na medida certa

Os assuntos do momento são a pandemia, a quarentena, o coronavírus e a Covid-19, com um bombardeio diário e contínuo da mídia com notícias. Isso acaba por gerar ansiedade e desesperança, pois ainda não existem alternativas de sucesso imediato ou que possam de fato prevenir e eliminar essa doença que assola o mundo. Sem contar as fake news. Liberte-se disso! Busque informação boa, de fontes confiáveis e na medida certa, sem exageros!

Playlist

Leia nossas mensagens ouvindo músicas para levar com o pé direito.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

Acesse outros universos

'Busque transportar-se para outras realidades e deixe-se levar por outras histórias. Caso tenha crianças por perto, aproveite e leia para elas.' -  Como lidar com a ansiedade na quarentena

A realidade é por si só muito desafiadora, e a nova rotina da quarentena, muito diferente do que a maioria estava acostumada, impõe uma mudança brusca no jeito de ser e de fazer as coisas. Desligue-se um pouco e acesse outros universos, em livros, filmes ou séries. Busque transportar-se para outras realidades e deixe-se levar por outras histórias. Caso tenha crianças por perto, aproveite e leia para elas.

Mentalize a positividade todos os dias, ativamente!

Faça conexões afetivas

A tecnologia se tornou fundamental para todos e de diversas formas durante a quarentena. Os relacionamentos podem ser mantidos, mesmo respeitando o isolamento social, porque podemos deixar as pessoas que amamos cientes da importância delas para nós, usando todos os recursos que pudermos, inclusive o velho e bom telefone. A afetividade ajuda a reduzir a ansiedade. Quem resiste a uma boa conversa? Use a tecnologia a seu favor e espalhe amor!

Organize a rotina

O ócio também causa ansiedade. Ele gera cansaço mental pela mesmice; então, mesmo que o seu trabalho normal esteja completamente parado ou a sua rotina tenha mudado completamente, invente uma rotina. Ficar o dia todo de pijama ou vendo programas de televisão não é construtivo e, embora seja confortável num primeiro momento, causa ansiedade. Ocupe-se! A capacidade de se controlar diminui o estresse e reduz a ansiedade!

Inclua o sentimento de continuidade na sua vida diária

Concentre-se em algo diferente

'Concentre-se para aprender algo novo, fazer uma atividade diferente daquela da rotina e usar a criatividade para desenvolver um trabalho manual ou qualquer tarefa que envolva atenção. ' -  Como lidar com a ansiedade na quarentena

Concentre-se para aprender algo novo, fazer uma atividade diferente daquela da rotina e usar a criatividade para desenvolver um trabalho manual ou qualquer tarefa que envolva atenção. Esse é um bom recurso para tirar o foco da ansiedade, direcionando-o para a positividade, para uma realização. Comece devagar; se houver falhas ou dificuldades iniciais, não desista e evolua em graus de aprendizagem. Você vai se surpreender! Experimente frutificar ideias!

 

Procure ajuda profissional

Algumas pessoas são naturalmente ansiosas e, no período da quarentena, em função de tudo que se apresenta, ficam mais ainda. E apesar de todos os esforços, podem não conseguir chegar a um equilíbrio sozinhas. Se esse é o seu caso, peça ajuda a um profissional, de preferência um que atenda remotamente. Tudo é válido para obter estabilidade, positividade e calma.

Busque a sensação de prazer

'Uma sensação de prazer ou um bem-estar imediato são remédios eficazes contra a ansiedade.' -  Como lidar com a ansiedade na quarentena

Uma sensação de prazer ou um bem-estar imediato são remédios eficazes contra a ansiedade. Já que estamos longe da academia durante a quarentena, fazer exercícios em casa, dançar, ouvir música, cantar ou realizar qualquer exercício que possa liberar endorfina, dopamina e substâncias cerebrais que geram alegria são ações bem-vindas. Movimente o corpo e mobilize a mente para conseguir um momento seu, para se dedicar ao que você gosta de fazer!

Mantenha-se em equilíbrio e encontre a paz interior!

Tente rir muito

Já está provado que rir é um ótimo remédio e reduz a ansiedade. Caso você não consiga rir durante a quarentena, devido às notícias, à perda de um ente querido ou por muitas temeridades sobre o futuro, pelo menos tente sorrir, porque já ajuda muito. Inspire-se nos Doutores da Alegria, que apoiam pacientes que lutam pela vida, com resultados fantásticos. Deixe-se contagiar pelo otimismo!

Faça exercícios respiratórios

'Veja na internet ou peça ajuda sobre exercícios simples de respiração e pratique!' -  Como lidar com a ansiedade na quarentena

Como nos deixou Goethe, "Duas graças há no respirar: inspirar o ar e dele se livrar.” Nesse simples exercício, trazemos a grandeza para dentro de nós e expelimos o que não nos serve. Portanto eliminamos a ansiedade, pois a respiração, principalmente a lenta e profunda, centra o organismo para o relaxamento, tal qual na prática da meditação e da ioga. Veja na internet ou peça ajuda sobre exercícios simples de respiração e pratique!

Descubra exercícios de fôlego mental para viver melhor

fechar