Nos dias atuais, o corpo físico é a primeira preocupação das pessoas: academia, dietas... mas poucas entendem a necessidade de cuidar da própria saúde mental. Recebemos informações externas a todo o tempo e na maioria das vezes deixamos para resolver depois algumas questões incômodas, o que acaba gerando diversos problemas internos que em um primeiro momento passam despercebidos. É de extrema importância entender que para que o corpo físico funcione bem a mente também precisa funcionar. Dê mais atenção à sua mente e cuide do seu ser por inteiro! Saiba como cuidar da própria saúde mental com algumas dicas valiosas, que irão te ajudar!
Que tal uma playlist para não se esquecer do mais impotente? Ame-se e cuide-se sempre!
O que você tem feito pelo outro? Segundo profissionais da área da terapia e da psicologia, realizar uma boa ação para o próximo gera um sentimento de ser útil para alguém, além de trazer impactos positivos para quem será ajudado.
Autoconhecimento é o primeiro passo
Você sabe quem você é? Mas sem aquela resposta pronta de profissão ou ocupação atual! Se pintou uma dúvida, essa pode ser uma oportunidade para entender o que te move como pessoa. Se conhecer é o primeiro passo para melhorar a saúde mental.
Assim como um equipamento eletrônico, o corpo humano também manda sinais de que as coisas não estão funcionando bem. Por isso, fique de olho se o cansaço já não está naturalizado ou se a ansiedade tomou conta de tudo. Busque alternativas adequadas para cada necessidade.
Palavras cruzadas, Sudoku e outros exercícios para a mente
Se você não quer sofrer com perda de raciocínio e agilidade mental no futuro, invista em atividades que coloquem o seu cérebro para trabalhar. Então não poupe testes de revistas, quebra-cabeças, palavras cruzadas e Sudoku, viu?
Segundo pesquisadores, o melhor recurso para proporcionar sentimentos de gratidão e felicidade é a escrita. Eles indicam que as pessoas, assim como na infância, busquem diários para relatar os momentos que merecem ser agradecidos, dos simples aos mais complexos.
Boas energias são benéficas para nós mesmos
De acordo com especialistas, o jeito como nos relacionamos com nós mesmos tem um impacto forte em nossos sentimentos. Por isso, quando uma pessoa é tomada por pensamentos e atitudes negativas, ela será o indivíduo mais afetado. Invista em palavras e vibrações positivas para alavancar sua saúde mental.
Mantenha o foco no agora
As distrações no mundo cotidiano são vastas, não é mesmo? Mas que tal fazer o exercício de estar atento ao presente. Assim, será possível deixar de lado emoções pesadas ou difíceis de experiências anteriores que nos tiram do eixo.
Normalmente, ouvimos a frase “mente sã, corpo são”. Com uma licença poética, invertemos o ditado para mostrar que, na verdade, a saúde mental é que dita o do resto do corpo. Por isso é tão importante estar com o físico em movimento, para preparar a mente para cuidar de todo o resto. Além disso, o exercício evita o estresse, a ansiedade e a depressão.
Cada alimento ingerido é responsável pelo funcionamento do corpo e da mente do ser humano. Os carboidratos, por exemplo, produzem a serotonina, substância química que acalma. Já os alimentos ricos em proteínas aumentam a noradrenalina, a dopamina e a tirosina, que nos reabastecem de energia.
Quando somos bebês, normalmente a rotina de sono é seguida de uma maneira relativamente natural. Com a chegada da adolescência e da vida adulta, parece que as coisas ficam mais difíceis. Porém, ao recuperar esse hábito de ter hora para deitar e acordar, temos como resultado uma saúde mental restabelecida.
Abra-se para alguém
Ninguém nunca está sozinho, por isso você não precisa aguentar seus anseios e percepções sozinho. Quando compartilhamos experiências, temos consciência de que sempre haverá alguém para nos ajudar e encorajar a ser uma pessoa melhor.
Pare, inspire e respire
Pare. Você já fez isso hoje? Às vezes, com a rotina atribulada, nem percebemos que o fazer nada passa batido. Por isso reserve um momento para respirar com calma, se escutar e perceber como você funciona na sua própria companhia. Tente fechar os olhos e respirar profundamente 10 vezes.