Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Perguntas para não fazer a um vegetariano

"O que você come?", "Você só vive de salada?", "Você também está nessa modinha de ser vegetariano?". Com certeza você que é vegetariano já ouviu essas perguntas e você que não é algum dia já perguntou. Nós separamos algumas perguntas que, assim como essas, os vegetarianos estão cansados de ouvir.

“Você gosta de todos os legumes e vegetais que existem?”

Talvez eu nem conheça todos os legumes e vegetais que existem... Você já deu uma olhada no tamanho do mundo? Acho que é impossível conhecer todos os itens de um grupo alimentar, quanto mais de dois. O vegetarianismo não significa se alimentar somente de legumes e vegetais, mas também de proteínas, grãos e carboidratos. É possível construir uma alimenta completa, rica em nutrientes e vitaminas sem o acréscimo de carne no cardápio.

Frases sobre o veganismo

“Como você vive sem comer hambúrguer?”

A pergunta aqui é: como você vive comendo hambúrguer? Hambúrgueres podem ser feitos de cogumelos, grãos-de-bico, aipos. Os hambúrgueres de carne podem ser substituídos por outros tipos de hambúrguer e o gosto é quase o mesmo, já que ambos são fritos e temperados com os mesmos tipos de tempero.

“Como você consegue comer soja?”

Da mesma forma que você consegue comer carne: mastigando e engolindo. A soja é como qualquer outro alimento que passa por um preparo. Ela pode ser temperada, cozida, frita, assada… De qualquer forma, é um alimento que substitui a carne e tem um gosto semelhante dependendo dos temperos utilizados nesse preparo.

“Mas como você sobrevive sem churrasco?”

Como você sobrevive com churrasco? Ainda que seja muito comum utilizar carne no churrasco, também é possível colocar na churrasqueira ingredientes como legumes, verduras, frutas, pão de alho e queijo. A questão não é ficar sem churrasco e sim fazê-lo sem usar carnes.

“Por que você não come carne?”

Porque eu não quero. Agora, o porquê de eu não querer já é outra história. A indústria da carne é uma das que mais maltrata os animais. Eles são torturados, estimulados a reproduzir o tempo todo e ainda geram gases que provocam o efeito estufa. Existem muitos fatores que justificam o não consumo de carne, mas o principal é a valorização da vida animal.

“Você não come carne, mas usa produtos de origem animal?"

Você sabia que não visto roupas ou uso produtos que contenham partes de animais? O vegetarianismo é mais que um estilo de alimentação, é também uma forma de vida. Por isso, qualquer peça de roupa, acessórios ou maquiagens que tenham origem animal ou que são testados em animais não serão utilizados por pessoas vegetarianas.

“Na sua casa só se faz prato vegetariano?”

Gosto de pensar que, na minha casa, animais mortos não entram. Se a família toda for vegetariana, não existe motivo para comprar carnes, até porque as visitas que comem carnes podem comer também outros alimentos. É possível, no entanto, que exista somente uma pessoa vegetariana na família, o que faria o cardápio ser mais variado.

“Você não tem anemia?”

Por enquanto, está tudo bem. Mas, fique tranquilo porque, caso eu venha a ter, prometo-lhe que avisarei. A anemia é decorrente da falta de ferro no organismo. E o ferro está presente não só em carnes vermelhas, mas também em verduras que tenham as folhas em tom verde escuro e em grãos como o feijão. Inclusive, é um ótimo jeito de você completar a sua alimentação.

Mensagens para os vegetarianos

“Como você não enjoa de comer sempre a mesma coisa?”

Desculpe te mostrar essa horrível realidade, mas, na verdade, comer carne é comer sempre a mesma coisa. Eliminar a carne de uma refeição não torna todas as refeições iguais. Existe uma variedade imensa de legumes, verduras, proteínas, carboidratos e grãos que permitem a elaboração de pratos diferentes e deliciosos.

“Você nunca vai em churrascarias?”

Sabia que vou? Muitas churrascarias oferecem buffets vastos com opções vegetarianas incríveis. É claro que, nesse caso, eu não pago o valor do rodízio, né. Por isso, vou nas que tem opções À La Carte. Os restaurantes estão cada vez mais se modernizando e incluindo cardápios que atendem a todo tipo de público, permitindo que as refeições sejam ideais para todos os tipos de alimentação.

“O que você não pode comer mesmo?”

Animais! Porque animais foram feitos para viver, assim como nós. A confusão é compreensível porque existe os veganos e os vegetarianos. Os veganos não comem e não usam quaisquer produtos de origem animal (incluindo ovos e leite, por exemplo). Os vegetarianos, por sua vez, não comem carnes e não usam produtos de origem animal.

“Você vive só de salada?”

Ser vegetariano não me faz o rei da salada. Sabia que posso comer arroz e feijão? Olha só que evolução! Nenhuma alimentação é composta somente por carne. Observe os seus pratos no dia a dia e identifique como eles ficariam se você tirasse a carne. Ainda haveria ingredientes como cereais, carboidrato, vegetais, frutas e doces.

"Sabia que você não comendo, os animais continuam morrendo?"

Errado. Eu não comer com certeza ajuda a mudar essa realidade. O que não ajuda é você continuar comendo. Já pensou se todo mundo pensasse como eu e não como você? A questão é reduzir até eliminar o consumo de carne para que cada pessoa seja uma pessoa a menos a consumir esse tipo de produto. Também é uma forma de mostrar que não se é conivente com esse tipo de agressão e violência.