Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Verdadeiro ou Falso?

Aprenda e se divirta com essas perguntas que parecem simples, mas podem lhe surpreender. Você vai ver que nem tudo que falam por aí deve ser levado ao pé da letra!

continue lendo
Compartilhar

Privada

Verdadeiro ou falso: A água da privada gira em sentidos diferentes no hemisfério norte e no hemisfério sul.


Resposta: Falso.
Isso é o mais puro mito, baseado em uma força da física conhecida como efeito Coriolis. Esse efeito faz com que tudo que se move na Terra seja puxado para oeste, por culpa da rotação natural do planeta. Se esse efeito realmente existisse, tudo deveria ser sugado para oeste, sejam pessoas, carros ou qualquer outro objeto, certo? Sim, e somos mesmo. O problema é que o efeito Coriolis gera uma força ínfima, suficiente para ser ignorada por qualquer objeto mais pesado que alguns grãos de poeira.

Capacetes

Verdadeiro ou Falso: Soldados Kamikazes usavam capacetes?


Resposta: Verdadeiro.
A ideia de usar um equipamento de segurança como esses pode parecer bastante estúpida quando se está indo em direção à morte. Mas a resposta para isso é bastante simples: o capacete nunca esteve ali para protegê-los do ataque suicida, e sim para mantê-los vivos até que seu objetivo fosse cumprido. Sem o capacete, um único disparo que atingisse a cabeça seria morte certa. Já com ele... bem, a morte ainda seria certa, mas pelo menos eles conseguiriam chegar ao seu alvo antes disso.

Aviões

Verdadeiro ou Falso: Os aviões são fabricados com o mesmo material das caixas pretas.


Resposta: Falso.
As caixas-pretas são incrivelmente resistentes, capazes de aguentar quase qualquer impacto ou ambiente. Mas isso tem um preço: ela é feita de materiais extremamente densos, o que fazem com que ela seja muito pesada. Já os aviões são veículos focados em leveza para voar, com cascos muito mais finos e que podem ser destruídos com facilidade. Um veículo feito do mesmo material que uma caixa preta precisaria de turbinas muito mais poderosas para ser capaz de sair do chão.

Controle

Verdadeiro ou Falso: Apertar os botões do controle remoto com mais força faz com que ele volte a funcionar.


Resposta: Falso.
Isso é puro efeito psicológico. A ideia é que quanto mais apertamos, maiores são as chances do controle nos obedecer. É a mesma lógica que alguns aplicam aos pobres botões do elevador. Mas, obviamente, a ação (ou a velocidade desta) correspondente ao botão não é alterada, não importa o quão forte ou quantas vezes você o aperte.

Chuva

Verdadeiro ou Falso: A chuva faz com que a internet fique mais lenta.


Resposta: Verdadeiro.
A maior parte da interferência da chuva na conexão com a internet afeta os meios que utilizam o ar para disseminar os pacotes de dados. Nesse caso, aqueles que se apoiam no uso do rádio e satélites para navegar nos sites e jogar games online são os que mais sofrem. Os pingos de água, a umidade e as descargas elétricas presentes na atmosfera podem prejudicar a propagação das ondas até os provedores ou as casas. Dependendo da intensidade da chuva, esse impacto pode ser bastante acentuado e, por conta disso, os equipamentos receptores de sinal não conseguem manter uma conexão efetiva.

Raios!

Verdadeiro ou Falso: Um raio pode derrubar o avião.


Resposta: Verdadeiro.
Tecnicamente, um raio pode, sim, derrubar um avião. Mas as chances disso acontecer são extremamente raras. O último acidente desse tipo registrado foi em 1967, quando um raio causou a explosão do tanque de combustível e, desde então, as técnicas de proteção foram aperfeiçoadas. Se você ficou com medo, lembre-se: Por mais que seja possível, é mais provável alguém ganhar na loteria do que ter o avião derrubado por um raio.

Pirataria

Verdadeiro ou Falso: CDs piratas podem danificar o seu aparelho.


Resposta: Verdadeiro.
Um dos pontos que é preciso analisar antes de comprar uma mídia virgem (CD-R) é a cor dela. Você pode não saber, mas isso influencia diretamente na qualidade do material que está sendo utilizado – pois indica qual o elemento-base da composição. E esse tipo de mídia apresenta menos densidade do que outras mais caras, por isso é comum que qualquer pequeno risco já faça um grande estrago na reprodução do áudio. Por essa razão, pode-se dizer que os CDs piratas são realmente prejudiciais aos aparelhos de som, mas desde que criados com compostos de baixa qualidade. O mesmo vale para discos de jogos e DVDs de filmes.

 

Barulho

Verdadeiro ou Falso: Se houvesse guerras no espaço, como no filme Guerra nas Estrelas, o barulho de tiros e perseguições não seriam ouvidos.


Resposta: Verdadeiro.
Qualquer tipo de som, por mais alto que seja, não se propaga no vácuo. Imagine ver toda a hexalogia de Guerra nas Estrelas, com horas e horas de tiroteios e perseguições espaciais, de forma realista, sem qualquer barulho?

Luz do Sol

Verdadeiro ou Falso: O Sol não é amarelo.


Resposta: Verdadeiro.
O Sol parece amarelo pela mesma razão que, para nós, o céu tem cor azul: a atmosfera da Terra serve como uma espécie de filtro, fazendo com que determinados espectros que formam a luz solar não cheguem até nós. Dependendo da ocasião, para levar o realismo a sério seria necessário mudar a cor do Sol, já que, se visto do espaço, o astro seria branco.

Telefone

Verdadeiro ou Falso: Quando ligamos para um número errado, nunca dará ocupado.


Resposta: Falso.
Não é que nunca dará ocupado. Pense: Quanto tempo por dia você passa falando ao telefone? Normalmente, não passamos de 30 minutos. Logo, ficamos disponíveis em todas as outras 23 horas do dia. Assim, estatisticamente falando, temos chances muito maiores de ligar para um número que não está ocupado.

Filas

Verdadeiro ou Falso: A fila ao lado sempre andará mais rápido que a sua.


Resposta: Verdadeiro.
Ela está realmente andando mais rápido. E as chances ficam cada vez maiores para cada fila adicionada à equação. As chances de você estar na fila mais veloz são de 50%, quando há apenas duas delas. Agora, ao adicionar mais uma, as chances não caem para 33%, mas sim para aproximadamente 16%. Isso porque, enquanto antes você podia estar ou na “mais rápida” ou na “mais lenta”, agora cada uma delas pode ser a “primeira mais rápida”, a “segunda mais rápida” ou a “mais lenta”, o que aumenta consideravelmente o número de possibilidades.

Coca-Cola

Verdadeiro ou Falso: A fórmula da Coca-Cola nunca foi descoberta.


Resposta: Falso.
Muitos pensam que a fórmula da Coca-Cola é um segredo completo, mas não é bem assim. Para saber os ingredientes usados no refrigerante, tudo que você precisa fazer é olhar no rótulo da garrafa. Mesmo assim, faltarão ainda duas informações: a quantidade de ingredientes que devem ser usados e o modo de preparo. Agora vamos supor que estamos falando de uma empresa com montes de dinheiro e tempo para fazer testes até encontrar a “resposta” certa. Ela provavelmente poderia descobrir o segredo, mas certamente nunca tentaria, porque a Coca-Cola teve sua fórmula patenteada, o que poderia resultar em processos bilionários para quem conseguisse descobri-la.

Lado Cerebral

Verdadeiro ou Falso: Quem usa o lado esquerdo do cérebro é melhor em Matemática.


Resposta: Falso.
De acordo com a médica e escritora Lisa Collier Cool, esse mito surgiu nos anos de 1800, quando médicos descobriram que danos causados em um lado do cérebro causavam a perda de habilidades específicas. Entretanto, estudos recentes demonstram que os dois hemisférios do cérebro estão mais ligados do que imaginávamos, sendo que tanto a solução de problemas lógicos quanto a realização de trabalhos criativos disparam atividades nos dois lados do órgão humano. Em outras palavras: todos estão aptos a serem habilidosos em ambas as áreas.

Bebidas

Verdadeiro ou Falso: Bebidas Alcoólicas matam as células do seu cérebro.


Resposta: Falso.
Calma, antes de começar a beber todas, vamos à ciência por trás disso. E nada como começar com uma ressalva: o álcool pode sim matar células do seu cérebro, mas apenas se tiver 100% de pureza. Como as bebidas legalizadas são vendidas com um teor alcoólico muito abaixo disso, as chances de matar os seus neurônios são muito baixas. Mas, diferentemente das drogas que atuam em regiões específicas do cérebro, o álcool atua no órgão todo, podendo causar um verdadeiro estrago em casos de abuso.

Turbulências

Verdadeiro ou Falso: Turbulências são capazes de derrubar aviões.


Resposta: Falso.
Não há como negar que turbulências podem ser muito assustadoras. Afinal, a cerca de 10 mil metros de altura, a última coisa que gostaríamos que acontecesse é sentir aqueles chacoalhões violentos. Mas não há o que temer. Quando passar por isso, por mais assustadora que seja a turbulência, tenha em mente que elas dificilmente causam acidentes aéreos. Na verdade, é praticamente impossível que apenas a turbulência seja capaz de derrubar a aeronave.

fechar