Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

12 Dicas para otimizar o seu tempo

O dia só tem 24h e muitas das vezes nos parece pouco, não é mesmo? Saiba como otimizar seu tempo e aumentar a produtividade no trabalho ou em casa!

Trabalhe com metas

Você sabe a diferença entre objetivo e meta? Objetivo é o que você deseja, o que você está almejando. Meta também é o que você quer, mas com prazo definido para conseguir. Portanto, tenha em mente seus objetivos, mas coloque prazos para que eles se concretizem e transformem-se em metas.

Lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas parece algo simples e, por isso, muitos subestimam a sua importância. Faça uma lista de tarefas diárias e vá marcando cada uma que finalizar. A sensação de missão cumprida ao final do dia é algo que traz uma motivação muito grande para você fazer outras listas que ajudem a otimizar o seu tempo.

Foco

Mire nele!!! Tenha um foco no trabalho ou em casa, priorize e se dedique só a ele! E faça isso com cada tarefa para não acabar fazendo várias ao mesmo e ficar pela metade. Dessa forma, o nível de estresse e ansiedade não te dominam e sua produtividade não cai!

Delegue tarefas

Se você tem algum trabalho que exige esforço de mais para concretizá-lo, não assuma a responsabilidade sozinho(a). O trabalho em equipe, além de ajudar a terminar a tarefa mais rapidamente, pode ser prazeroso e divertido. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisa.

Tenha um plano B

Ter algumas alternativas acelera o cumprimento na hora de cumprir as tarefas. Apenas repetir os padrões que são impostos limitam a nossa eficiência e desperdiçam nosso tempo, mesmo que a reposta não seja imediata com a ajuda da criatividade podemos chegar lá.

Tempo para e-mails e ligações

Se você trabalha fazendo o uso constante de e-mail e telefone, é bom separar determinados momentos do seu dia para fazer isso e responder com calma e atenção, além de deletar aqueles que não são pertinentes.

Estabeleça prioridades

Para o seu tempo ser bem aproveitado, você precisa ter consciência do que realmente é importante de ser feito a cada dia. Temos apenas 24 horas por dia e não há como fazer tudo em tão pouco tempo. Se o tempo é finito, você precisa deixar claro para si mesmo o que é mais importante e, assim, saber o que deve ser priorizado.

Cuidado com as distrações

Fique atento(a) para não se distrair, principalmente com a internet e as redes sociais. É muito comum pararmos o que estamos fazendo para dar apenas uma “navegada” em algum site ou no Facebook. Tome cuidado com essas pausas. Uma distração de poucos minutos pode viciar e virar horas de tempo perdido. Tenha definido quanto tempo você vai parar para se entreter e, quando este tempo acabar, volte ao que você estava fazendo antes.

Observe a sua rotina

Muitas das coisas que fazemos são comportamentos inconscientes e que podem estar tomando uma boa parte do nosso tempo, sem percebermos. Comece a se observar durante o dia e a anotar a sua rotina. A observação ajuda a identificar quais comportamentos podem estar tomando mais tempo do que deveriam. E, tendo consciência deles, eliminá-los será bem mais facil.

Aprenda a dizer não

Mesmo estando sem tempo, convites para outros afazeres ou reuniões vão continuar chegando para você. Se você já sabe o que é prioridade na sua vida, aprenda a dizer “não”. As pessoas vão entender que você é uma pessoa ocupada e não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo. Dizer “não” tira um peso enorme das costas e libera tempo para fazermos o que realmente é importante.

Escreva as terefas

Fazer uma lista de tarefas é ótimo! Melhor ainda quando você escreve suas tarefas diárias, ou até mesmo as de longo prazo. Se você gosta de agenda, é uma boa alternativa para não se perder e você olhar diariamente, revendo e marcando as concluídas.

Faça uma pausa

Sim! Levante vá beber uma calma, café, ande com calma e respire fundo. Se você estiver no trabalho e preferir, vá ao banheiro, passe uma água no rosto e volte. Essa pausa vai ter ajudar a clarear a mente e voltar com mais atenção para suas tarefas do dia.