Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que são mais fáceis de limpar e conservar.
Após aplicar um produto, espere alguns minutos pra dar o efeito do produto e vá adiantando outras tarefas.
Para tornar o detergente mais eficaz, acrescente algumas gotas de vinagre no recipiente e misture bem. O vinagre potencializa o poder de desengordurar, além de proporcionar um brilho extra às louças e panelas.
Sempre deixe um desinfetante no banheiro ou um “climatizador”, aqueles aparelhinhos que podem ser colados na parede e que liberam um cheiro agradável ao ambiente.
Um pouquinho de açúcar (ou 1 aspirina) na água do vaso de flores vai mantê-las bonitas por muito mais tempo.
Cheiro de fritura na cozinha: ponha um pouco de canela em pó para esquentar numa frigideira. Ou ferva pauzinhos de canela e cravo-da-índia.
Vestidos e camisetas devem ser colocados em cabides ou dobrados ao meio na corda, sem pregador (eles marcam o tecido). Camisas merecem cabides. Assim elas não deformam e, de quebra, não amassam tanto, o que facilita o trabalho de passar. Se estender as roupas ao ar livre, certifique-se de que estão do avesso. Caso contrário, podem desbotar por causa da incidência direta do sol.
Primeiro, vire o teclado de cabeça para baixo e bata suavemente para remover o pó acumulado. Use um paninho macio umedecido com água e mais algum produto multiuso na moldura ao redor da tela e também nas teclas. Com um cotonete, limpe os cantinhos. A tela deve ser limpa com uma flanela macia e seca.
Acabe com o mofo no armário preparando pedrinhas de absorção. Faça assim: em um recipiente, misture 1 xícara de gesso em pó, ½ xícara de água e 1 colher (sopa) da essência de sua preferência. Misture os ingredientes, coloque a mistura em forminhas de acetato (aquelas de fazer bombons) e desenforme quando estiver bem seca. Ponha as pedrinhas no armário, em um recipiente aberto. Substitua-as quando estiverem úmidas ou a cada 90 dias, no máximo.
Aplique refrigerante à base de cola sobre a ferrugem e friccione bem o local com um pedaço de papel-alumínio. Finalize com um pano limpo. Procure manter a área sempre seca.
Certo: dilua uma tampa de multiuso em 2 litros de água. Umedeça um pano com a mistura e comece a limpeza. Termine passando pano seco.
Errado: a cera pode manchar o piso. Antes, leia atentamente a indicação de uso na embalagem.
Envolva uma vassoura com uma meia de seda velha e passe no piso empoeirado. A poeira adere à meia sem espalhar o pó. Use a meia nas mãos também para limpar os móveis: você fará a limpeza mais rápido!
Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar os dedos em uma peça de aço inoxidável (pode ser um talher) sob água corrente.
Evite deixar o cesto de roupa suja no banheiro, pois pode gerar mau cheiro. O lugar ideal para elas é na lavanderia!
Após escovar os dentes, sempre limpe a pia, pois os resíduos de pasta de dentes secam e causam um ar desleixado ao seu banheiro.
Mantenha sempre uma planta, de preferência, que cresça para cima no banheiro, já que elas ajudam a circular a energia do ambiente.
Para tirar as manchas de batom das roupas, esfregue um pouco de álcool nelas antes de lavar.
Para remover as manchas de caneta esferográfica, esfregue rapidamente com uma mistura de leite com vinagre, repetindo o procedimento por algumas vezes.
Marcas de café são eliminadas ao lavar a roupa manchada com água morna e glicerina.
Essa é para quem tem abajur com lâmpada amarela: desligue o aparelho e pulverize sua essência preferida na lâmpada. Quando o abajur estiver aceso, a lâmpada quente começa a exalar o aroma escolhido, perfumando rapidinho todo o ambiente.
Certo: passe um pano úmido na peça. Depois, seque e utilize o lustramóveis. Não exagere na quantidade, pois o móvel poderá ficar engordurado.
Errado: álcool e produtos com amoníaco (como o Ajax) podem dissolver a pigmentação da madeira e manchá-la.
Certo: use uma colher (sopa) de detergente diluído em 2 litros de água. Se preferir, limpe apenas com um pano limpo umedecido em álcool.
Errado: produtos alcalinos, aqueles com pH superior a 7 (confira essa informação na embalagem do produto), podem corroer o vidro da janela. Evite-os.
Quem nunca sofreu com os efeitos do pó? "Ele é composto de resíduos de insetos e proteínas do trato intestinal de ácaros", explica o médico João Negreiros. Essa dupla é a causadora da rinite irritante. Mas há outros venenos domésticos. Quer um exemplo? Basta uma parada em um posto de gasolina para nos tornarmos veículos de partículas de chumbo, que, em casa, se juntam à poeira domiciliar. "A exposição diária a ela pode causar intoxicações e até câncer", diz Negreiros. Por isso, aposente o espanador, que só espalha essas partículas nocivas, e use o aspirador seguido de um pano úmido.