Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Bela Gil

Apresentadora, professora de culinária, nutricionista, chef de cozinha e palestrante. Bela Gil tem mil e uma atividades, incluindo a presença constante em várias redes sociais. Descubra suas dicas, ideias e opiniões.

Irmã famosa

Bela Gil

A Preta é bem mais velha que eu, e somos filhas de mães diferentes, mas ela cresceu em uma casa com alimentação macrobiótica, teve até mais acesso que eu. Mas como eu disse, na adolescência a ioga me despertou uma consciência em geral, ela não teve isso.

As pessoas são diferentes, eu mesmo tenho outro irmão que é viciado em doce e refrigerante, que hoje em dia está se desintoxicando. O que me diferenciou dos outros irmãos foi a ioga. Mas a criação facilita muito, eu sempre gostei muito de vegetais, então ter que tirar as besteiras e colocar mais vegetais não foi difícil. Pra Preta foi muito difícil.

Menos por mais

Bela Gil

Não quero acelerar meu metabolismo. Uma máquina que trabalha menos tem mais tempo de vida do que uma máquina que trabalha muito.

Frutas

Bela Gil

A fruta é ótima, mas ela é ótima até um determinado ponto, até uma determinada quantidade. Tem vários fatores que influenciam o consumo da fruta na nossa alimentação, não tem a ver com a quantidade. A fruta tem muito açúcar, se você toma muito suco, por exemplo, não é legal, pela frutose.

Será?

Bela Gil

A primeira coisa que as pessoas dizem é que comer de três em três horas acelera o metabolismo. Mas eu não quero acelerar meu metabolismo, porque o metabolismo mais lento faz você ganhar longevidade. Uma máquina que trabalha menos tem mais tempo de vida do que uma máquina que trabalha muito.

Obviamente quem tem problemas metabólicos precisa comer de três em três horas e ter uma rotina alimentar muito mais firme. Mas fora isso, não tem porque fazer o corpo trabalhar toda hora. Seria como varrer o chão e jogar sujeira ao mesmo tempo. Você precisa dar um tempo para ele se limpar, se desintoxicar. E a melhor forma de desintoxicação é o jejum.

Horários

Bela Gil

As pessoas devem jejuar entre as refeições. Se fizer o café da manha às 9h, o almoço às 13h e o jantar às 19h é um bom cronograma. Tudo depende do tipo da pessoa.

Aos poucos

Bela Gil

A recomendação é sempre comer mais comida, menos produtos industrializados. O estímulo tem que vir de dentro, você tem que fazer coisas que te estimule a comer melhor.

Fazer exercício faz você comer melhor, isso é certo. Converse mais sobre isso, busque mais informações. O conhecimento traz a vontade de mudar.

Se você não come nada de legal, tente colocar pelo menos um verde no prato. Comece aos poucos, com semente de linhaça, que é rica em ômega 3, e com os verdes, espinafre, couve. Se você não faz nada, adicionar pelo menos uma vez ao dia já é uma grande coisa.

Tchau, açúcar

Bela Gil

O açúcar atua como uma droga. Você para de comer e a vontade vem. Mas após alguns dias, os sintomas da crise de abstinência começam a passar. Não há segredo: diminua ou exclua totalmente o açúcar de sua dieta. A estévia é uma boa substituta, mas não a estévia branca, industrializada e processada, e sim a verde, natural.

Preferidos

Bela Gil

Em casa não pode faltar arroz integral, feijões de todos os tipos e vegetais. Faz parte da nossa mesa diariamente, mas com variações. Um dia é arroz e feijão, no outro o arroz vira um bolinho no forno, o feijão vira um purê e por ai vai. É importante variar.

Família

Bela Gil

Era arroz integral e tofu para o meu pai e arroz branco e filé de frango para a gente.

Pesquisas

Bela Gil

Só quando comecei a estudar medicina aiurvédica entendi que meu pai estava certo.

Até água?

Bela Gil

A gente tem que aprender a ouvir e respeitar o corpo, tomar água sim, mas quando tiver com sede. Água demais, como qualquer coisa em excesso, faz mal.

Lições

Bela Gil

Quem está em harmonia pode comer de tudo, mas tem de aprender como preparar, quanto, quando e como se alimentar.

Pode?

Bela Gil

Para quem não tem rejeição, queijo e outros derivados do leite estão liberados em pequenas porções duas vezes por semana.

Dica

Bela Gil

O Mercado é uma das coisas mais incríveis de Recife! Além dele, na Rua da Praia tem as melhores lojas de produtos naturais do Brasil. Lojas grandes, boas, com muitos produtos.

Cardápio

Bela Gil

No avião, bebi água, dormi e não comi mais nada. Chegando aqui, fomos almoçar por volta das 17h, e eu comi crudités e peixe na brasa com vegetais.

Fama

Bela Gil

Estou gostando bastante até porque é um viés muito diferente da minha irmã e do meu pai, os dois são músicos e eu não. Ainda bem, assim a competição é menor. Além de não cantar bem, sou péssima. Então estou gostando.

Creme dental?

Bela Gil

Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)! Antisséptica, antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto).

Ioga

Bela Gil

Desde pequena a gente tinha uma boa alimentação, comia de tudo e não se proibia nada dentro de casa. Mas crescemos vendo ele (Gilberto Gil) comer coisas mais saudáveis, como tofu arroz e integral. Isso não me influenciou até minha adolescência, quando descobri a ioga. Foi quando olhei para a alimentação de um jeito diferente, quando entendi de verdade a alimentação do meu pai, que me influenciou bastante depois disso. Conversei muito com ele e passei a entender.

Dicas polêmicas

Bela Gil, ao indicar o uso da cúrcuma para escovar os dentes

Não me arrependo de ter feito esse post. Muita gente me falou: tira isso, é uma irresponsabilidade social.

Cada um tem seu olhar. Eu vou continuar com o meu. Gosto do que faço, das minhas experiências e acredito que faz quem quer e segue quem quer. Não estou aqui para apontar o dedo a ninguém.

Moda

Bela Gil

Eu comecei a me ligar mais em moda porque meu marido trabalha com moda e eu aprendi a gostar. A televisão também influenciou bastante porque hoje eu tenho figurino, nunca imaginei ter uma figurinista, a gente vê tendências, escolhe o que como o programa vai ser.

Recife

Bela Gil

Acho que é um dos estados que melhor representa a gastronomia. Tenho ido muito para Recife, porque gosto muito da comida de lá. Eles estão muito avançados, é um lugar muito fácil para você se alimentar bem. Reparei isso lá e achei muito bom.

Limpeza

Bela Gil

Trocar um prazer puramente sensorial e passageiro como um cachorro-quente por um prato de vegetais deixa você bem por muitas horas, até seu raciocínio vai funcionar mais claramente. Já o cachorro-quente só faz poluir. A maioria das pessoas ainda não se deu conta disso, mas por isso estou aqui.

Água

Bela Gil

A menos que seja uma recomendação médica, beber muita água o dia inteiro não é bom – e em excesso pode piorar a retenção de líquido.

De três em três horas?

Bela Gil

Se comer em intervalos tão curtos, seu fígado não tem tempo de passar pelo autodetox. O primeiro passo para uma vida mais limpa é fazer jejum entre as refeições principais e, assim, permitir que o corpo complete todo o ciclo digestivo com calma, sem ser incomodado com novos alimentos.

Churrasco de melancia

Bela Gil

A melancia rendeu. Foi a coisa mais ingênua que eu fiz na minha vida, não sabia que ia virar a loucura que virou. Ingenuidade mesmo. Fiquei feliz porque quando algo mexe com as pessoas é porque está surtindo efeito, as pessoas estão mais ligadas, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim, mas pelo menos estão ouvindo falar mais sobre esse tipo de alimentação. Nunca foi nada proposital.

Leve e natural

Bela Gil

A dieta deve ser natural, o menos processada possível. A intenção é manter seu metabolismo funcionando normalmente, sem choques abruptos. Meus pacientes emagrecem comendo comida.

Dieta

Bela Gil

Trouxe uma porção da minha feijoada vegetariana. Ontem à noite fiz cookies de chocolate e amêndoas, única besteira que deixo a Flor comer, e separei dois para beliscar mais tarde.

Bela Cozinha

Bela Gil

Na primeira temporada a gente não fazia uma pesquisa prévia dos convidados porque quando as pessoas vão comer na minha casa não faço isso, não mando um questionário para a pessoa. Quis fazer algo parecido com a minha casa, mas o público não recebeu tão bem como no episódio da Carolina Dieckmann, que odeia goiaba, e Arlindo Cruz, que não comia pipoca no dendê. A próxima temporada vem com mais comidas gostosas.

Investir em saúde

Bela Gil

Poderíamos estar bem melhor se tivéssemos um incentivo do governo para isso. Um produto orgânico hoje em dia é bem mais caro do que o normal. Os produtores locais não têm apoio. Mas saúde não dá grana para ninguém, né?

Farofa

Bela Gil

Sou apaixonada por farofa. Quando fiz um spa na casa dos meus pais na serra carioca, não senti vontade. Ao voltar, não comi por três dias, mas depois não consegui resistir e me joguei.

Madrugando

Bela Gil

Acordei às 4 horas da manhã para ir à feira. Acho isso muito legal, porque os pernambucanos acordam mesmo. Se você chega às 6h, não tem mais nada. É hora de começar o dia.