Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Ronnie Von

Com uma carreira em diversas áreas e uma bagagem cheia de experiência, Ronnie Von conta tudo o que queremos saber sobre sua vida pessoal, profissional e seus segredos. Leia e compartilhe!

continue lendo
Compartilhar

Carreira Musical

Ronnie Von

Não há nenhuma intenção minha em seguir carreira musical agora. Se eventualmente gravo um disco, tendo de bancá-lo, não me olho mais no espelho. Não acho isso legal. Não depois de 46 anos de estrada.

Outras Emissoras

Ronnie Von

Tive 14 propostas. Mas existem dois vetores. Um é a busca desenfreada pela audiência a qualquer preço, o que acho muito perigoso. Outra coisa: alguns contratos que chegaram para mim diziam que a emissora teria o direito de sugerir pautas quando fosse de interesse da casa. Isso me assusta. Tudo que me chegou foi muito sombrio. Tenho o conforto emocional de trabalhar num lugar que me cobra qualidade, não audiência.

Propostas

Ronnie Von

As propostas mais atraentes que recebi vieram de TVs a cabo. Segundo os meus pares das mega-agências de publicidade, só tenho um concorrente: o cabo. Talvez não seja a hora de eu migrar. A única sedução possível é o dinheiro. Mas eu quero estar contente comigo mesmo.

A Música

Ronnie Von

À música eu devo tudo o que me aconteceu de bom. A minha geração foi a primeira a começar a ganhar bem com shows e discos. Nossos salários em televisão eram coisas absurdamente gigantescas para a época.

Conforto

Ronnie Von

Consegui ter uma vida correta, confortável, me dedicando às coisas que gosto, à literatura, à arte, viajando o mundo inteiro, conhecendo outras culturas quando minha carreira estourou lá fora. Isso tem um preço impossível de ser dimensionado.

 

Tempo

Ronnie Von

Não gosto nem um pouco. Não pela condição cronológica, mas porque eu ainda tenho muita coisa para fazer e eu estou vendo que não vai dar tempo.

Capacidade

Ronnie Von

Nosso cérebro tem tantas revoluções cerebrais não exploradas, que acho um pouco de preguiça das pessoas ficarem usando recursos externos para chegarem a estados alfa, beta, como você quiser chamar, com tanta naturalidade.

Maus Lençóis

Ronnie Von

Não que fui rebelde, mas eu fui muito agredido, principalmente verbalmente na rua. Houve uma época em que eu nem podia sair na rua, tinha um monte de seguranças. Me lembro de ter ficado completamente nu no meio da rua, assim como Deus me fez, na porta da TV Record. Fui pego por uma manada de pessoas que arrancaram a minha roupa e minha cueca.

Projetos

Ronnie Von

Eu tenho um conforto emocional na Gazeta. Tive, sim, muitas propostas para sair, e nunca escondi de ninguém, nem dos meus colegas da emissora. Porém, as seduções dos convites têm que passar por conteúdo, por um crivo de liberdade que me dá medo.

Shows

Ronnie Von

Música sempre foi a minha vida, não a minha sobrevivência. Devo tudo o que tenho materialmente e emocionalmente à música, claro. O complexo é que disco não vende mais. Se alguém investir tempo e dinheiro numa produção fonográfica comigo, o retorno vai ter de ser outro. Não tenho tempo para fazer shows.

Preferências

Ronnie Von

Eu poderia confessar uma coisa aqui: gosto mais de apresentar do que de cantar. Sou um cantor medíocre. Não que eu seja um apresentador maravilhoso. Mas fico mais à vontade na TV.

Caminho

Ronnie Von

O Arnaldo é extremamente criativo. É um compositor brilhante, mas enveredou pelo caminho da produção fonográfica. E o que é o mainstream hoje? É sertanojo, breganojo, sambanojo. A determinação das gravadoras é que ele faça disco com essas pessoas. Aí todo mundo acha que o Arnaldo é só isso. Essa não era a praia dele como compositor.

Tropicália

Ronnie Von

Saí da Tropicália e me arrependo até hoje. A história de misturar eletrônico com acústico, que eu tanto buscava, estava ali. A Elis Regina me cobrava, dizia que eu fazia música de alienado, com guitarra elétrica. Ela sabia que eu gostava de jazz e blues. Só que eu adorava rock também.

Drogas

Ronnie Von

Nunca usei drogas. Aconteceu uma coisa quando conheci a Rita Lee, que era deslumbrantemente linda e beatlemaníaca como eu. O amigo que nos apresentou estava fazendo experiências lisérgicas e fui assistir a uma. Eu vi esse cara gritando, dizendo que estava saindo sangue da parede, que tinha um morcego o perseguindo pela casa. Vão achar que é mentira, mas nunca queimei um baseado. De medo. Tive um amigo no Rio que começou na maconha, passou para a heroína e acabou se jogando do décimo andar dizendo que era o Super-Homem. Tudo isso povoou minha adolescência. Por isso tenho pavor de drogas.

Talento

Ronnie Von

Meu filho pode pensar que porque o pai deu certo com música é assim com qualquer um, e não é. É uma atividade perversa, onde talento é a última coisa que importa.

Filhos Felizes

Ronnie Von

É muito bom ver os filhos felizes. A Alessandra sempre quis fazer gastronomia, só que não existia curso de graduação no Brasil, só na Suíça. A gente chegou a pensar em mandar ela, mas um colega que foi estudar lá, voltou com o braço já em início de gangrena. Como lá pode tudo, ele se envolveu com heroína e deu no que deu. Foi a grande desilusão dela.

Rádio

Ronnie Von

Na rádio, diziam que eu tinha jogado o dinheiro da gravadora fora. Que eu era um alucinado, um alienado, um débil mental.

Rumos

Ronnie Von

Acho que minha carreira teria tomado um rumo diametralmente oposto se aquele disco mais psicodélico tivesse sido entendido na época.

Arrependimento

Ronnie Von

Eu não faço parte dessa turma que fala que faria tudo de novo. Eu não faria nada de novo. E o principal arrependimento que tenho é de ter dado ouvidos a um empresário!

Dificuldade

Ronnie Von

Eu era filho de uma família de recursos, da esquerda francesa, que só tomava Dom Pérignon, mas que em busca do meu sonho perdi a família e os amigos. Diziam que eu tinha traído a causa! Eu morava em um hotelzinho no centro de São Paulo, ali na Avenida São João, que não recomendo nem para um cachorro.

fechar