Biografia de Alexandre Frota
Descoberto em um concurso de jovens talentos, Alexandre Frota logo se tornou um ator de sucesso e fez participações em diversas novelas da Rede Globo, bem como em longas e curtas-metragens. Embora seja conhecido, em parte, por sua atuação no ramo de filmes adultos, Frota alcançou a fama por meio de trabalhos em produções convencionais. Ainda que sua carreira como ator seja extensa e de êxito, Alexandre também já modelou, trabalhou como empresário de grupos de dança, apresentou programas de TV e, mais recentemente, filiou-se a um partido político – desde 2019, em São Paulo, ele exerce o cargo de deputado federal. Saiba mais sobre essa personalidade!
De conservador a progressistaComo mencionado anteriormente, Frota passou por uma mudança ideológica significativa ao longo dos anos. Ele se afastou do governo Bolsonaro, criticou o então presidente e passou a adotar uma postura mais progressista, defendendo questões como os direitos LGBTQIA+ e a igualdade de gênero. Após a mudança ideológica e as críticas públicas ao governo, Frota foi expulso do PSL, em 2019. A expulsão ocorreu devido a divergências e desentendimentos com membros do partido. Ele também tem usado sua plataforma para se posicionar sobre questões políticas e sociais, buscando promover debates e mudanças.
CopiarCompartilhar
Cumprindo a leiDeputado federal por São Paulo, Alexandre Frota apareceu mais uma vez nas manchetes no primeiro semestre de 2021, agora ao lado da polícia, da Vigilância Sanitária e do Procon. Ele acompanha as fiscalizações que culminam no fechamento de locais que abrem mesmo sob o decreto estadual que proíbe a realização de aglomerações por causa da pandemia da Covid-19. Alexandre diz não se intimidar pelas ameaças que vem recebendo e que está só cumprindo a lei!
CopiarCompartilhar
BiografiaAlexandre Frota tem muita história e várias profissões – ator, diretor, comediante, apresentador, empresário, modelo e, atualmente, político. Aos 50 anos, anuncia o lançamento da sua biografia, em que vai revelar muitas coisas sobre seus trabalhos, relacionamentos e até mesmo como está a sua vida atual. O nome de sua biografia é "Identidade Frota".
CopiarCompartilhar
Projeto aprovadoAlexandre Frota, como deputado federal, teve o seu primeiro projeto de lei aprovado no ano de 2020. Esse projeto de lei foi realizado para incentivar a cultura no país. É uma ajuda para os artistas que, em função da pandemia do coronavírus, estavam sem poder trabalhar. O valor destinado ao projeto foi de três bilhões e poderá alcançar cerca de cinco milhões de artistas. Frota contou com o apoio tanto dos partidos de esquerda quanto dos de direita.
CopiarCompartilhar
Vida políticaEm 2018, Alexandre Frota concorreu às eleições como deputado federal e ganhou com mais de 150 mil votos, figurando a lista dos 20 políticos mais votados do estado de São Paulo desse ano. Frota tomou posse em 1º de fevereiro de 2019, e seu mandato se encerra em 2023.
Entenda como praticar política diariamente
CopiarCompartilhar
Quase morteEm uma entrevista para o site Ego, da Globo, Frota relatou uma experiência que conta em sua biografia, “Identidade Frota: A estrela e a escuridão 5.0”. Na entrevista, ele disse: "A morte não dói, é serena, ela vem e te leva. Te leva para outro lugar muito especial. Olhei para o teto da UTI e vi nos espelhos de iluminação a minha cara. Ela era de morte, mas suave, sem dor. Pedi a Deus que não me levasse triste. Muitos não acreditam, mas realmente Deus existe e controla tudo." Entre outras questões que ele apresenta de sua vida, disse que hoje só se importa com o que vive atualmente, que o passado está no passado.
CopiarCompartilhar
Pedido de desculpasEm seu Twitter, Alexandre Frota causou polêmica ao pedir desculpas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outrora antagonista político e crítico declarado do petista, Frota publicou que "devemos algumas desculpas a Lula", na ocasião do arquivamento de uma investigação contra Lula no caso Odebrecht. Muitos bolsonaristas criticaram o posicionamento do deputado federal, que se elegeu pela primeira vez, em 2018, com o apoio de Jair Bolsonaro.
CopiarCompartilhar
Aposentadoria dos camposA carreira de Alexandre Frota nos campos foi bem curta. Jogador de futebol americano brasileiro do Corinthians Steamrollers, aposentou-se aos 50 anos, completando apenas dois anos na modalidade. Depois disso, virou apresentador na Rede Brasil.
CopiarCompartilhar
Um novo posicionamentoAlexandre Frota surpreendeu seus seguidores e apoiadores ao questionar posicionamentos e comportamentos de Jair Bolsonaro, a quem ele apoiava. A série de inquietações do deputado federal resultou em sua expulsão do PSL, partido ao qual Bolsonaro pertencia. Em 2020, ele se manifestou contra as decisões do presidente e utilizou sua conta no Twitter para isso.
Veja frases ditas por Jair Bolsonaro
CopiarCompartilhar
Cinema NacionalNo cinema, participou de filmes importantes como: “Garota Dourada” (1984), “O Escorpião Escarlate” (1990), “Matou a Família e Foi ao Cinema” (1991), “Copa de Elite” (2013) e “A Noite da Virada” (2014).
CopiarCompartilhar
O início da carreira políticaA carreira política de Alexandre Frota é repleta de controvérsias. Ele afirma ter criado o Movimento Brasil Livre, mas não há comprovação disso. Em 2016, apoiou o impeachment da presidente Dilma Rousseff e, em 2018, tornou-se deputado federal; foi eleito para o cargo ao se aproveitar de um forte apoio ao então candidato à presidência Jair Bolsonaro.
CopiarCompartilhar
Problemas com Cláudia RaiaAlexandre Frota se casou com Cláudia Raia em 1986 e pediu separação em 1989, mas sua ex-mulher conta que, mesmo tendo pedido o divórcio, o ator não saía da casa onde ambos moravam. Em meio a dilemas e brigas por causa do comodismo do ator, Cláudia jogou todas as coisas dele em uma lagoa e o obrigou a sair. No mesmo dia em que a artista fez isto, Alexandre deu uma grande festa no apart-hotel em que tinha se hospedado, o que causou fúria em Cláudia, que foi até o apart-hotel e o quebrou completamente. Quando relembrado desse acontecimento, o ator ressalta que não olha para o passado, somente para o futuro e que, por isso, prefere não falar sobre o assunto.
CopiarCompartilhar
CríticasNo ano de 2015, Alexandre foi criticado em diversas redes pessoais por inúmeras personalidades políticas depois de detalhar em um programa chamado "Agora É Tarde", uma história em que fazia apologia ao estupro. O ator deixou subentendido que teria mantido relações sexuais à força com uma mãe de santo. Em seu relato, Alexandre conta que a mulher pediu para que ele parasse, mas que logo "apagou" por causa da pressão que ele fazia em sua nuca. Pouco tempo depois, ele afirmou que essa história era apenas um roteiro inventado para um número de stand-up.
Conscientize-se sobre as formas de agressão contra a mulher
CopiarCompartilhar
Reality ShowsSua história com esses programas são longas.
Inicialmente, Alexandre participou da Casa dos Artistas, no SBT. Depois entrou para o "Quinta das Celebridades" em Portugal, onde ficou em segundo lugar.
E mais tarde, participou ainda, também em Portugal do reality "Primeira Companhia", que contou com a participação de José Castelo Branco, o vencedor de "Quinta das Celebridades".
CopiarCompartilhar
Concorrência a presidente da Câmara dos DeputadosCom sua carreira política como deputado federal a todo vapor, Alexandre Frota resolveu se eleger à concorrida vaga de presidente da Câmara dos Deputados no ano de 2021. Uma de suas principais promessas é fazer com que a casa do povo se torne um espaço livre e aberto para debater qualquer tipo de problemática que venha a ocorrer no dia a dia do país.
CopiarCompartilhar
AtletaEm setembro de 2010, ele anunciou que jogaria futebol americano pelo Corinthians Steamrollers, time que representa o Corinthians na modalidade. Ele defende a equipe na disputa do Campeonato Brasileiro vestindo a camisa de número 77.
Saiba tudo sobre o Timão: Corinthians!
CopiarCompartilhar
Cinema para adultosEm 2004, surpreendeu o público ao assinar contrato com a produtora de filmes pornográficos Brasileirinhas, sendo o primeiro ator famoso no Brasil a assumidamente entrar neste ramo.
Pouco depois, Alexandre criaria uma nova polêmica no mesmo ramo, fazendo um filme pornô no qual contracena com o travesti Bianca Soares.
CopiarCompartilhar
Ações na Câmara de DeputadosNo seu primeiro mandato como deputado federal, iniciado no ano de 2019, Alexandre Frota foi membro titular de algumas comissões permanentes, dentre elas: de Cultura e de Legislação Participativa. Além disso, atuou como suplente na comissão de Turismo. Também foi membro de comissões especiais que debateram sobre a reforma da Previdência e a aposentadoria de militares.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Fake newsEm junho de 2020, Alexandre Frota, deputado do partido PSDB, foi condenado pela Justiça de São Paulo a compensar Gerson Florindo de Souza, bancário e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ubatuba, por espalhar fake news. O fato ocorreu nas eleições do ano de 2018, em que Alexandre publicou um vídeo em suas redes sociais declarando que Gerson teria se disfarçado de eleitor e seguidor do até então candidato Jair Bolsonaro (sem partido), para entrar em uma igreja cristã em Brasília com o intuito de xingar o candidato Fernando Haddad (PT). Alexandre Frota, que na época era eleitor de Bolsonaro, nomeou o vídeo como "A maracutaia do PT e de Fernando Haddad não foi eficaz", mas o fato contado pelo ator foi considerado fake news em 2020.
O que são as fake news? Informe-se sobre o tema
CopiarCompartilhar
Na políticaAlexandre Frota se tornou um ativista político apoiador da Escola sem Partido. Mesmo sendo questionado pela justiça, o artista afirma que fundou o Movimento Brasil Livre. No ano de 2016, Alexandre entrou com a petição e deu apoio ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em 2018, foi a favor da greve dos caminhoneiros no Brasil, e neste mesmo ano se candidatou a deputado federal, sendo bem-sucedido e eleito apoiando o "bolsonarismo", mas em seguida se desculpou por ter "se enganado".
CopiarCompartilhar
BiografiaSua biografia escrita por Pedro Henrique Peixoto, está prevista para ser lançada em outubro de 2013.
Sobre o tema, ele disse:
"Tem que ser muito íntegro, profissional e casca grossa para escrever meu livro".
CopiarCompartilhar
Seu caminhoEm entrevista no ano de 2013 ao portal R7, Frota refletiu sobre os caminhos seguidos em sua vida e diz não ter arrependimentos. "Sei que poderia estar muito melhor, sei que poderia ter feito tudo diferente, mas foi o caminho que escolhi."A maturidade trazida pela idade se mostra diante dos aprendizados tirados das polêmicas em que Frota se envolveu durante toda a sua vida pública.
CopiarCompartilhar
JulgadoApesar das inúmeras polêmicas, Frota considera que foi muito julgado pela opinião pública. "Eu sempre fui um cara muito julgado a vida inteira. Não perguntei para ninguém se podia ou não podia falar. Tudo que está no livro fez parte da minha vida, fez parte da minha história. Coisas que eu achei importante, escrevi. Sei que isso vai acarretar em alguma consequência futuramente, no entanto, isso não é problema meu."
A lei do retorno existe! Aprenda a julgar menos
CopiarCompartilhar
InvestigaçãoEm 2001 Alexandre Frota empresariou um grupo de dançarinas de funk e em 2005 foi investigado pela polícia por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.
CopiarCompartilhar
DeclaraçãoEm fevereiro de 2008, após assinar um contrato de 3 anos com a Rede Record como supervisor artístico, declarou: "Posso vir a passar fome, mas filme pornô eu não faço mais", indicando seu afastamento com a indústria de filmes pornográficos.
CopiarCompartilhar
G MagazineFrota posou nu quatro vezes para a revista brasileira, e se tornou o homem que posou maia vezes em menos tempo na história da revista (Outubro de 2001, Janeiro de 2003, Setembro de 2004 e Janeiro de 2006).
CopiarCompartilhar
PolêmicasEm 2006, se envolveu numa briga no programa Superpop, falando do seu desafeto com a transexual Renata Finsk, atriz contratada do Show do Tom, na Record. A apresentadora Luciana Gimenez fez uma pergunta bombástica a Frota, insinuando que a tal relação do ator com a transexual teria ido além de um beijo.
Confira frases dos famosos que se tornaram polêmicas
Em junho de 2009, abandonou a equipe de direção do reality show A Fazenda, também da Record, após desentendimento com o diretor da atração, Rodrigo Carelli. Ele disse que não houve brigas, apenas divergências de opinião por achar que o ritmo do programa é muito lento.
CopiarCompartilhar
Quem é?Nascido no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1963, Alexandre Frota é filho do produtor de TV Antônio Carlos de Andrade e Lais Frota, casa pela segunda vez em setembro de 1987 com Ronaldo Mauri Obladen.
CopiarCompartilhar
Como tudo começouAlexandre foi descoberto em um concurso de jovens talentos par a indústria de vídeos amadores, onde alcançou grande destaque.
Um pouco mais velho, começou a contracenar em filmes adultos. Atuou em diversas novelas telenovelas da Rede Globo e também deixou sua marca no cinema nacional.
CopiarCompartilhar
RelacionamentosAlexandre foi casado por três anos com a atriz Cláudia Raia, e durante alguns meses viveu ao lado de Andréa Oliveira.
Conheça mais sobre a atriz Cláudia Raia
É pai um garoto, Mayã Gondin Frota de Andrade, nascido em 1 de maio de 1998, filho de Samantha Lima Gondin.
CopiarCompartilhar