Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Você sabe o que é fake news?

A manipulação da sociedade pela internet é um dos perigos mais graves que vêm sendo abordados na mídia ultimamente. Mas você sabe exatamente o que significa fake news ou como tudo isso começou? Venha descobrir o que está acontecendo no mundo virtual e fique por dentro de todos os detalhes!

continue lendo
Compartilhar

O que significa fake news?

Fake news é um termo usado pela imprensa para notícias falsas e informações mentirosas, que são divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Muitas vezes, elas podem usar montagens em fotos e vídeos para tentar passar mais veracidade.

Como funcionam as fake news?

Basicamente, as fake news são notícias mentirosas e sensacionalistas, que são divulgadas em meios alternativos, como Facebook e WhatsApp, e se espalham como se fosse a verdade.

Para que servem as fake news?

Em alguns casos, as fake news podem se limitar em manchetes sensacionalistas e chamativas, mas além de sua finalidade comercial, elas também podem ser usadas para criar boatos e reforçar um pensamento específico.

Mas então, por que as pessoas compartilham fake news?

Na grande maioria dos casos, as fake news são produzidas e compartilhadas por perfis falsos nas redes sociais que, além de compartilharem essas notícias falsas e de origem duvidosa, também compartilham notícias verdadeiras e de fontes confiáveis, o que pode acabar confundindo a população com menor escolaridade, que é responsável pela sua disseminação.

Como podemos combater as fake news?

Identificar e combater as fake news não são tarefas fáceis, afinal, elas podem estar mescladas em notícias verdadeiras e, comumente, são compartilhadas em alto volume, porém existem agências de jornalismo especializado que conferem todo o tipo de informação e disponibilizam gratuitamente o que é ou não fake news.

Alguns exemplos são: Agência Lupa, Boatos.org, Aos Fatos e E-Farsas.

Checando as informações que chegam até você é possível descobrir se ela é ou não uma fake news e o motivo para isso.

Faça a sua parte: não compartilhe mentiras!

 
fechar