Biografia de Xuxa Meneghel

A apresentadora mais conhecida do Brasil. Xuxa será para sempre a Rainha dos Baixinhos. Conheça um pouco mais sobre a sua trajetória da sua carreira e vida pessoal ao longo dos anos.

Cinema

Até hoje, Xuxa lançou 17 filmes infantis, dos quais 5 foram realizados em parceria com Os Trapalhões: O Trapalhão na Arca de Noé (1983), Os Trapalhões e o Mágico de Oroz (1984), Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985), A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) e Xuxa e os Trapalhões em O Mistério de Robin Hood (1990).

Em 1988, Xuxa estreou seu primeiro filme como protagonista, levando mais de 2 milhões e 800 mil pessoas as salas de cinema com o longa Super Xuxa contra o Baixo Astral. Já em 1990, um novo recorde: o filme Lua de Cristal ultrapassa a marca de 5 milhões de espectadores.

Entre 1999 e 2007, Xuxa lançou: Xuxa Requebra (1999), Xuxa Popstar (2000), Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas (2002), Xuxa em Abracadabra (2003), Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004), Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço (2005), Xuxa Gêmeas (2006) e Xuxa em Sonho de Menina (2007).

O sucesso de Xuxa durante a retomada do cinema nacional fez com que ocupasse o primeiro lugar entre os artistas brasileiros com maior bilheteria acumulada neste período. Em 2009, Xuxa lançou o filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha, contando o que acontece com os contos de fada depois do “felizes para sempre”. O filme é uma adaptação do livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira, que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares e tem no elenco nomes como: Sasha, Luciano Szafir, Luciano Huck, Angélica, Hebe e muitos mais. O longa levou mais de 1.300.00 pessoas aos cinemas brasileiros, além de estrear em Angola e nos EUA.

Licenciados

Com centenas de produtos lançados, as licenças Xuxa e Turma da Xuxinha se consolidaram como sinônimo de inovação, qualidade e respeito ao consumidor.

O lançamento da primeira sandália da Xuxa pela Grendene, em 1986, deu início ao uso do nome da apresentadora como marca. A parceria dura até hoje, com média de dois lançamentos anuais, tendo ainda a Turma da Xuxinha como uma das marcas da linha de calçados infantis. Desenvolvida para o público-alvo de 0 a 6 anos, a Turma da Xuxinha entrou no mercado de licenciamento em 1997, com uma linha de higiene e perfumaria da Baruel. A marca hoje licencia dezenas de produtos, além de marcar presença nos projetos de Xuxa na TV, cinema, jornal e Internet.

A presença da marca Xuxa no segmento de brinquedos e eletrônicos é cada vez mais forte. Mantendo um calendário de lançamentos constantes, a Candide trouxe ao mercado o Meu Primeiro Laptop da Xuxa, que se tornou um dos brinquedos mais vendidos do país e foi o precursor de uma linha de jogos eletrônicos da marca. Os produtos da parceria Candide/Xuxa ainda incluem uma série de brinquedos, filmadoras, aparelhos de áudio, walkie-talkies e câmeras fotográficas.

Atualmente os licenciados das marcas Xuxa e Turma da Xuxinha englobam os segmentos de brinquedos, beleza e higiene, editorial, alimentos, moda e produtos para pet shop, além do Parque O Mundo da Xuxa, eleito o melhor parque do país em 2007 pela Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil. Localizado em São Paulo, numa área de 12mil m², é o maior parque indoor da América Latina e possui mais de 18 atrações.

Xuxa Só Para Baixinhos

Em 2006, a Som Livre lançou uma coletânea do XSPB com edições do 1 ao 4. Neste mesmo ano Xuxa lançou o DVD “Xuxa no Mundo da Imaginação - Era Uma Vez e Clipes da Xuxa” e o DVD do Especial de 20 anos na TV Globo.

Em 2007, Xuxa lançou o XSPB 7, que resgatou brinquedos e brincadeiras esquecidos com o tempo. Já no ano de 2008, foi a vez do XSPB 8, que teve como tema a Escola. Com um cenário mágico e futurista, o DVD que ensina e diverte ao mesmo tempo rapidamente entrou para a lista dos mais vendidos.

Em 2009, com o sucesso do XSPB, que é atemporal, e com a demanda de novos Baixinhos a cada dia, a Som Livre lançou uma maleta de colecionador com os DVDs Xuxa Só Para Baixinhos do 1 ao 8. No mesmo ano o audiovisual ganhou nova gravadora. Com lançamento pela Sony Music, nos formatos CD e DVD, a nona edição do XSPB tem como tema o Natal Mágico e reúne participações de várias tribos diferentes: Ivete Sangalo, Lulu Santos, Zezé di Camargo & Luciano, Padre Marcelo Rossi e Carlinhos Brown.

Em 2010, o audiovisual Xuxa Só Para Baixinhos chegou à sua décima edição. O XSPB 10 – Baixinhos, Bichinhos e + fala de animais e também de cuidados com a alimentação. O DVD conta com participações especiais da cantora Maria Gadú e da dupla Victor & Leo, além de Matheus Chaves, filho de Léo. Nesta edição foram usadas imagens de 273 crianças que participaram de um concurso e foram escolhidas dentre mais de 10.000 vídeos caseiros enviados.

Comentários