Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Frases de Jair Bolsonaro

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do país em 2018, no segundo turno, com 55,13% dos votos válidos. Nasceu em Glicério, no estado de São Paulo, em 21 de março de 1955. Tem cinco filhos, entre eles os políticos Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. Iniciou a carreira política em 1988 como vereador da cidade do Rio de Janeiro. Em 1990, elegeu-se deputado federal e cumpriu sete mandatos, antes de disputar as eleições presidenciais sob o lema “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Durante sua trajetória na vida pública, ele expôs suas convicções, que inúmeras vezes repercutiram polêmicas. Explore frases de Jair Bolsonaro e reflita sobre o país, a sociedade e a vida.

21/03/1955
Confira o jingle para a campanha de Bolsonaro em 2022

Spotify ouça a música

Copiar
Compartilhar
Filhos do Bolsonaro

“Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, aí no quinto eu dei uma fraquejada e veio uma mulher."

Durante uma palestra na sede do Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em 2017, Bolsonaro (ora deputado) fez o que chamou brincadeira, ao se referir a sua filha, Laura, à época com 6 anos. Apesar de seus seguidores concordarem com o fato de ser uma brincadeira, a frase repercutiu mal nas redes sociais, sendo considerada machista e misógina. Os outros filhos (Eduardo e Carlos Bolsonaro) defenderam o pai, reafirmando ser uma brincadeira.


Copiar
Compartilhar
Comissão de Direitos Humanos Bolsonaro se pronunciando na Comissão de Direitos Humanos

"Se eu virar presidente da Comissão de Direitos Humanos, vão sentir saudades do Feliciano!"

Nessa fala de 2014, Jair Bolsonaro faz uma referência ao polêmico mandato, na dita Comissão, do então deputado Marco Feliciano, partidário de bandeiras radicais e conservadoras, como a chamada “cura gay”. Entre outros temas, Bolsonaro defendeu a redução da maioridade penal (de 18 para 16 anos), manifestou resistência à adoção de crianças por casais do mesmo sexo e se mostrou favorável à pena de morte.

Surpreenda-se com frases do político Marco Feliciano
Copiar
Compartilhar
Bolsonaro internado Bolsonaro levando facada em 2018.

“Alta agora. Obrigado a todos. Tudo posso naquele que me fortalece.”

Internado desde 27 de dezembro de 2021, para se submeter a uma cirurgia em decorrência de obstrução intestinal, Jair Bolsonaro teve alta em janeiro de 2022. Muito presente nas redes sociais, sobretudo no Twitter, o presidente aproveitou para postar e agradecer o apoio de seus seguidores e aliados. Entre setembro de 2018, quando foi esfaqueado em Minas Gerais, e janeiro de 2022, Bolsonaro passou por quatro intervenções cirúrgicas.


Copiar
Compartilhar
Impeachment Bolsonaro

"Tem aí OAB da vida, enchendo o saco do Supremo, pra abrir o processo de impeachment porque eu não apresentei meu exame de vírus, essas ‘frescurada’ toda, que todo mundo tem que ‘tá’ ligado."

Nessa declaração, feita numa reunião ministerial em 2020, Bolsonaro disse achar desnecessário abrir um pedido de impeachment por ele não ter divulgado o resultado do exame de Covid-19, e que, se tivesse que “cair”, seria por um motivo justo. Segundo a Fiocruz, 2020 fechou com mais de 230 mil mortes em decorrência da doença. A Agência Pública divulgou que, em pouco mais de 2 anos no cargo, Bolsonaro recebeu mais de 120 pedidos de impeachment.


Copiar
Compartilhar
STF Bolsonaro Sede do STF, em Brasília.

“Lamentamos todas as mortes ocorridas no Brasil e no mundo. Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea e com a mesma responsabilidade. As medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação especial nos gêneros alimentícios no mundo todo.”

Durante a abertura da 76ª Assembleia-Geral da ONU, ocorrida em 2021, em Nova York, Bolsonaro versou sobre variados temas, entre eles socialismo, desmatamento, Deus, família, economia e Amazônia. Um tema que suscitou muito debate foi a pandemia de Covid-19. Sob a ótica financeira, ele condenou o isolamento social por entender que prejudicou a economia, lamentando as mortes, mas culpando governadores e prefeitos pelas perdas.


Copiar
Compartilhar
Competência no gabinete

"Competência? É problema do deputado. Se quiser botar uma prostituta no meu gabinete, eu boto. Se quiser botar a minha mãe, eu boto. É problema meu!"

Essa fala de 2007 fazia referência à PEC que tornava ilegal a contratação de parentes (até o terceiro grau) por parte de qualquer autoridade pública – o famoso nepotismo. A PEC também pretendeu impedir a troca de favores entre as autoridades (ou seja, uma contratando o parente de outra). Bolsonaro se mostrou indignado com a proposta de emenda, afirmando que havia questões mais graves do que um deputado contratar parentes.


Copiar
Compartilhar
Bolsonaro 2022 Bolsonaro discursa durante evento em 2022

“Mas tudo pode acontecer. Poderemos ter outra crise. Poderemos ter eleições conturbadas. Imagine acabarmos as eleições e pairar para um lado, ou para o outro, a suspeição de que elas não foram limpas? Não queremos isso.”

Bolsonaro sempre questionou a segurança da urna eletrônica, que para ele, “não é inviolável”. E até afirmou que as Forças Armadas haviam levantado mais de 600 vulnerabilidades no processo eleitoral, mas que o Tribunal Superior Eleitoral havia rejeitado suas propostas de mudança. O TSE já refutou as suspeitas do presidente por diversas vezes. Essa é mais uma afirmação vista pelas autoridades como uma ameaça à democracia no país.

Aprenda dicas para fazer bom uso da internet nas eleições
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Famosos que fazem aniversário dia 21 de Março

Significado do nome Jair

 
Bolsonaro absorvente

“A gente sabe o que é isso, a dificuldade da mulher que não tem recurso, a gente sabe disso. Agora, tudo joga na conta do Estado, sem responsabilidade. Qualquer coisa que eu faça para ajudar alguém, outro alguém vai ter que pagar, ou dinheiro cai do céu?”

Apesar de ter vetado projeto similar em 2021, Bolsonaro sancionou em 2022 a distribuição de absorventes para mulheres em situação de pobreza menstrual. Quanto ao primeiro projeto, ele alegou que faltava a fonte dos recursos, e que sancionar sem o dado seria crime de responsabilidade. O programa contempla dois grupos: de 12 a 21 anos entre as que cumprem medidas socioeducativas; de 9 a 24 anos para alunas de escolas-membro do programa Saúde na Escola.


Copiar
Compartilhar
Bolsonaro e Trump Bolsonaro e Trump se encontram na Casa Branca, EUA

“Espero, se for a vontade de Deus, comparecer à posse do presidente [Trump] brevemente reeleito nos EUA. Não preciso esconder isso, é do coração.”

A aposta de Bolsonaro na vitória de Donald Trump sobre Joe Biden para presidente dos Estados Unidos sempre foi declarada. Segundo Bolsonaro, o sentimento entre ambos era de cooperação, de busca pelo bem para as duas nações. Apesar da demora em congratular Biden por sua vitória, o presidente brasileiro enviou-lhe uma carta desejando “pleno êxito” durante o mandato, afirmando enxergar um “excelente futuro” para a parceria entre os países.

Desvende o pensamento do político estadunidense Donald Trump
Copiar
Compartilhar
Questionamento Jair Bolsonaro, deputado do PP

"Povo paulistano, será que o Haddad como prefeito vai colocar uma cadeira de homossexualismo no primeiro grau?"

Essa pergunta polêmica foi feita em 2011 por Bolsonaro, no plenário da Câmara, quando ele ainda era deputado pelo PP. Após tecer duras críticas contra os materiais didáticos com a temática dos direitos das pessoas LGBTQIA+, defendidos pelo governo da época, Bolsonaro bateu boca com vários outros parlamentares e acabou tendo o microfone cortado, além de ter sido fortemente criticado na casa.


Copiar
Compartilhar
Se os filhos se apaixonassem por uma negra

Em entrevista ao programa “CQC”, da TV Bandeirantes, Bolsonaro deu uma resposta polêmica a uma pergunta feita pela cantora Preta Gil. No entanto, alegou ter entendido errado a questão: em vez de ter ouvido o termo “negra”, ele achou que tivessem lhe perguntado “gay”. Dessa forma, ressaltou que não seria contra seus filhos namorarem mulheres negras, mas não admitiria que eles estivessem em um relacionamento homoafetivo.

"Eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o seu”.

Conscientize com frases sobre o poder das mulheres negras
Copiar
Compartilhar
Coronhadas Jair Bolsonaro falando sobre Carlos Lamarca

"Gastaram muito chumbo com o Lamarca. Ele devia ter sido morto a coronhadas."

Em julho de 1996, ainda deputado federal, Jair Bolsonaro emitiu sua opinião sobre a probabilidade de a União indenizar ou não a família de Carlos Lamarca, ex-capitão do exército que se tornara guerrilheiro, um dos primeiros a integrarem a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). A menção sobre coronhadas tem relação com a morte do tenente Paulo Mendes Júnior, morto a coronhadas pelos membros da VPR.


Copiar
Compartilhar
Racismo Jair Bolsonaro

"Em 1978, tinha um exercício em que passávamos por uma corda em cima de um lago. Mas o sargento balançou a corda e o recruta Celso "catapum" dentro da água! Agarrei o negão no fundo. Tirei ele pra fora, porque estava morrendo afogado."

No mesmo depoimento a Anna Balloussier, Bolsonaro conta sobre um episódio em que salva um companheiro de treinamento no Exército. Nesse trecho, ele fala sobre não ser racista (o soldado em questão era negro). Por esse feito, Bolsonaro recebeu a Medalha do Pacificador com Palma do Exército. Em nota divulgada pelo Exército, a honraria foi concedida porque ele se destacou por sua “abnegação, coragem e bravura com eminente risco da própria vida”.


Copiar
Compartilhar
Heterossexual Bolsonaro Bolsonaro se pronunciando no Palácio do Planalto

"Estou sofrendo preconceito heterossexual."

A declaração foi feita em 2011, em audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre segurança pública, após um acalorado bate-boca com outros parlamentares, como Manuela d’Ávila e Jean Wyllys. Ainda nesse episódio, Bolsonaro havia criticado a possibilidade de se distribuírem livros de temática LGBTQIA+ nas escolas – pejorativamente chamado de “kit gay” –, por parte de setores conservadores tanto da política quanto da sociedade.

Encontre mensagens para combater o preconceito de gênero
Copiar
Compartilhar
Surra do pai Bolsonaro sobre quando se desligou do exército

"No primeiro ano, pedi desligamento (do exército). Não me adaptei. Mas meu pai não me deixou. Olhou pra minha cara, levantou o braço e disse: 'Vou te quebrar todinho!'"

Em depoimento à jornalista Anna Virginia Balloussier, Bolsonaro fala sobre sua vida. Um dos relatos é sobre ter entrado no Exército e tentado sair, tendo sido firmemente impedido por seu pai. Conta ainda que conheceu o Exército após Carlos Lamarca ter passado por sua cidade, atirado em policiais e em um civil. Bolsonaro disse que, aos 15 anos, por conhecer bem a região, passava as informações para militares acampados às margens da cidade.


Copiar
Compartilhar
Bolsonaro vacina Bolsonaro se pronunciando no Palácio do Planalto

“Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso.”

Essa frase, que acabou virando meme nas redes sociais, refletia a posição de Bolsonaro, que era contrário à vacinação obrigatória. Nesse caso, a afirmação foi uma alusão ao que ele afirmou estar escrito no contrato da Pfizer: que a empresa não se responsabilizaria por eventuais efeitos colaterais provocados pela vacina. Na ocasião do discurso, ele fala que, como já tinha contraído a doença, teria desenvolvido anticorpos contra ela.


Copiar
Compartilhar
Questionando a sexualidade da presidente Jair Bolsonaro

"O kit gay não foi sepultado ainda. Dilma Rousseff, pare de mentir. Se gosta de homossexual, assume. Se o teu negócio é amor com homossexual, assuma"

Bolsonaro levantou críticas quanto à intenção do governo de abordar em livros didáticos a questão dos direitos da população LGBTQIA+ – o que chamou de “kit gay 2”. Ele ainda pareceu questionar a orientação sexual da então presidente da República, Dilma Rousseff. Bolsonaro foi criticado por outros parlamentares, que viram suas declarações como discurso de ódio e falta de decoro parlamentar.


Copiar
Compartilhar
Sem pressão Bolsonaro se pronunciando no Palácio do Planalto

"Porque, comigo na presidência, não vai adiantar pressão de grupos de defesa de homossexuais dentro da comissão."

Essa foi a complementação da declaração feita em 2014, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, na possibilidade de Bolsonaro suceder a Marco Feliciano na presidência da referida Comissão. Nessa fala, ele fez um ataque direto a partidos como PT e PSOL, em especial quanto a questões concernentes a programas de assistência social, alegando que o então governo federal não tinha interesse em fatores como planejamento familiar.


Copiar
Compartilhar
Objetivo

"O objetivo é fazer o cara abrir a boca. O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico."

Essa polêmica afirmação acerca da tortura, que remonta aos tempos da ditadura, foi feita em 2000 por Bolsonaro, direcionada aos casos de tráfico de drogas e sequestro. Para ele, “um traficante que age nas ruas contra nossos filhos tem que ser colocado no pau de arara (...). Para sequestrador, a mesma coisa”. Afirmou, ainda, que, para esses casos, não deveria haver direitos humanos.

Prestigie a vida livre com frases contra a ditadura
Copiar
Compartilhar
Ditadura

"O erro da ditadura foi torturar e não matar!"

Com a já mencionada citação sobre Carlos Lamarca, essa declaração reforça a posição de Jair Bolsonaro em defender e apoiar o golpe militar e a ditadura. A frase, inclusive, foi listada em uma página de atividades de uma edição do almanaque francês Le Cahier de Vacance de Manu. A atividade trazia 7 questões, para que o leitor adivinhasse quais eram de Bolsonaro e quais eram de Hitler – apenas duas delas eram do ditador alemão.


Copiar
Compartilhar
Sobre programas sociais do PT Jair Bolsonaro Bolsonaro entrando em seu carro, fazendo sinal de arma com as mãos.

"O governo não faz planejamento familiar porque acha que quanto mais pobre existir melhor. Porque serão mais eleitores amarrados nos seus programas assistencialistas"

Ainda em 2014, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Bolsonaro fez críticas contumazes aos programas sociais do PT. Declaradamente contra o que chama de assistencialismo, Jair Bolsonaro afirmou, na ocasião, que, para o então governo, “quanto mais pobre existir, melhor”. Segundo ele, dessa forma fica mais fácil condicionar essas pessoas como eleitoras.


Copiar
Compartilhar
Cotas raciais

"Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista."

Declarando que todos são iguais perante a lei, Jair Bolsonaro manifestou-se claramente contra o sistema de cotas raciais, adotado em várias universidades do país. Considerada um discurso racista, a afirmação de Bolsonaro foi condenada por diversas entidades, políticos e movimentos. Inclusive uma representação foi assinada por deputados do PDT, PCdoB e PSOL, com pedido de investigação do então deputado.

Abra a mente com filmes para entender o racismo
Copiar
Compartilhar
Porrada Bolsonaro

"Eu falei para Robson Tuma ficar na dele, senão o enchia de porrada."

Durante uma sessão da Câmara, em 1998, Jair Bolsonaro expulsou do plenário a assessora do Planalto, Celeste Guimarães, ameaçando agredi-la. O tom de ameaça também foi direcionado ao deputado Robson Tuma, do PSL. A motivação para os ataques teria sido a indignação de Bolsonaro quanto à aprovação da cobrança de contribuição previdenciária aos militares inativos, o que o levou a discutir também com Márcio Fortes, relator da proposta.


Copiar
Compartilhar
Favorável à pena de morte

"Eu acredito em Deus. Sou católico. Mas é coisa rara ir à Igreja. Eu já li a Bíblia inteirinha, com atenção. Levei uns sete anos para ler. Você tem bons exemplos ali. Está escrito: 'A árvore que não der frutos, deve ser cortada e lançada ao fogo'. Eu sou favorável à pena de morte."

Além de ser defensor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos (ou até mesmo para 14), Bolsonaro já demonstrou ser a favor da tortura em caso de tráfico de drogas e sequestro. Usando a Bíblia como referência, declarou também ser favorável à pena de morte, torcendo para que um dia sua implantação seja viabilizada, já que disse acreditar ser caro reeducar pessoas infratoras.

Avalie prós e contras da redução da maioridade penal
Copiar
Compartilhar
Erro da ditadura Bolsonaro

"O grande erro da ditadura foi não matar vagabundos e canalhas como Fernando Henrique."

Ainda no contexto da sua tendência a ser favorável à ditadura, Jair Bolsonaro fez essa afirmação em 1997, tendo sido acusado por FHC de passar dos limites, e pelo líder do PT à época, José Genoino, de pregar o assassinato do (então) presidente da República. Tal fato levou o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara ase reunir para instaurar processo contra Bolsonaro, na época deputado pelo PP.


Copiar
Compartilhar
Por um Brasil melhor Jair Bolsonaro sobre a corrupção do país

"Se fuzilassem 30.000 corruptos, a começar pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o país estaria melhor."

Seguindo com as críticas direcionadas a Fernando Henrique Cardoso, Bolsonaro fez mais essa declaração polêmica, alegando que era o que ele merecia, em decorrência do crime que estaria cometendo contra o Brasil. Para ele, FHC se encaixava na parcela de corruptos do país. Graças a esses comentários, afirmou-se que ele corria risco, naquela época, de ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.

Apaixone-se pelas coisas boas e singulares do Brasil
Copiar
Compartilhar
A favor de muitas mortes Jair Bolsonaro Bolsonaro e acompanhante político em movimento Pró-Impeachment

"Pinochet devia ter matado mais gente."

Ratificando sua afeição pela ditadura, Jair Bolsonaro demonstrou reverência a Augusto Pinochet, ex-ditador do Chile, defendendo suas ações e afirmando que ele “fez o que tinha que ser feito”. A violenta ditadura de Augusto Pinochet teve início com um golpe militar em 1973 e durou quase 17 anos, tendo matado mais de 3 mil pessoas no país. No entanto, Pinochet é um personagem que divide seus conterrâneos.


Copiar
Compartilhar
Próximo passo Bolsonaro

"O próximo passo será a adoção de crianças por casais homossexuais e a legalização da pedofilia."

A resposta de Bolsonaro à decisão do STF em reconhecer a união estável homoafetiva associou homossexualidade e pedofilia. Para ele, “unidade familiar é homem e mulher”. Dados do Ministério da Saúde entre 2011 e 2017 revelam que maioria dos casos de abuso sexual contra crianças ocorre dentro de casa. Estudo publicado na revista Pediatrics (1994) revelou que apenas 0,7% dos acusados de abuso sexual infantil foram identificados como gays, lésbicas ou bissexuais.


Copiar
Compartilhar
Movimento gay Jair Bolsonaro Bolsonaro durante campanha em 2018

"Estou me lixando para esse pessoal aí!"

Durante o velório do ex-vice-presidente José Alencar, em 2011, Bolsonaro fez essa declaração em relação aos movimentos LGBTQIA+, após a polêmica com a cantora Preta Gil. Para ele, relacionamento entre gays é considerado promiscuidade. Nessa mesma ocasião, fez críticas a projetos de lei que estabeleciam cotas para homossexuais no ensino público, reafirmando ser contra cotas de qualquer natureza.


Copiar
Compartilhar
Bolsonaro e Lula

“Quando se fala em aborto, o Lula defende o aborto. Vamos supor que o Lula consiga aprovar o aborto dentro do Parlamento. Eu acho difícil. Por que não consegue? Ele vai aprovar o aborto dentro do Supremo Tribunal Federal. Então, hoje, tem cinco ou seis ministros do Supremo que já são favoráveis ao aborto. Se o Lula voltar, ele bota mais dois em 2023.”

Em entrevista ao canal Linha de Frente em abril de 2022, Bolsonaro afirmou que, se Lula fosse eleito, colocaria “abortistas” no STF, e aí o procedimento seria aprovado no Brasil, assim como foi na Colômbia. E, na entrevista, ainda criticou a aliança com Geraldo Alckmin, mencionando, entre outros motivos, o conflito de interesses sobre a temática do aborto, uma vez que, Alckmin “sempre foi um católico fervoroso”.

Reflita com frases de Lula, um político revolucionário
Copiar
Compartilhar
fechar