Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mensagens de combate ao preconceito de gênero

Quem nunca ouviu falar que rosa é cor de mulher? Quem nunca ouviu falar que lugar de mulher é na cozinha? Quem nunca ouviu falar sobre casos de mulheres que foram assediadas, agredidas e até mesmo assassinadas? Em diferentes níveis, o preconceito de gênero é algo que ainda está muito presente em nossa sociedade. Ele pode nos ser apresentados de diferentes formas, mas todos contribuem para que a mulher continue sendo subjugada. Entretanto estamos em um momento em que a luta está mais forte do que nunca, e as mulheres não serão mais caladas e silenciadas, mas empoderadas e fortalecidas. Confira 11 mensagens que procuram combater o preconceito de gênero!

continue lendo
Compartilhar

Preconceito de gênero

Desenho de mulher com penteado e vestido característicos dos anos 60, falando em um megafone.

Preconceito de gênero é um conjunto de atitudes sociais e políticas que discriminam uma pessoa pelo sexo dela. Em grande parte, as mulheres são majoritariamente afetadas, já que a sociedade atual é marcada pelo patriarcado, que manifesta o machismo existente no dia a dia.

Lugar de mulher

Muitas mulheres protestando com os punhos esquerdos para o alto e o os olhos cobertos, com bandanas ou óculos escuros.

Lugar de mulher é onde ela quiser, pois ela é dona da própria vida, do próprio corpo e do próprio dinheiro. Triste mesmo é uma sociedade que coloca as mulheres em posições inferiores aos homens, ainda imensamente privilegiados, seja em ambiente de trabalhos ou em posições sociais.

Machismo

Mulher sentada no chão com a cabeça baixa encostada em seus joelhos flexionados e suas mãos tentando cobrir sua cabeça. Em foco, o braço de um homem segurando uma mecha de cabelo arrancado.

O machismo mata todos os dias. E ele pode ser encontrado no preconceito de gênero, quando homens e mulheres são distinguidos socialmente ao realizar uma mesma função, por exemplo. Homens ainda ganham mais que mulheres simplesmente por serem homens.

Preconceito de gênero na infância

Falar sobre preconceito de gênero é falar também sobre como as crianças são recebidas ao mundo: de forma condicionada. As meninas já ganhando brinquedos que remetem a lar, os meninos ganhando brinquedos que remetem a força e radicalidade. A base influencia muito na identificação de si mesmo, reforçando o preconceito de gênero.

Empodere-se com essas frases!

Igualdade de gênero

Mulher parada em frente de parede com os braços ao lado do seu corpo. Atrás dela, na parede, o desenho de dois braços musculosos flexionados estão na altura de seus ombros, como se saíssem dela.

Quando uma mulher é privada de realizar algo só por ser mulher ou então é inferiorizada em relação a homens ao desenvolver uma mesma atividade, isso se chama preconceito de gênero. É preciso que a sociedade cada vez mais passe a enxergar homens e mulheres de forma igualitária.

 

Feminismo

O feminismo é um conjunto de movimentos políticos que preza a igualdade entre homens e mulheres na sociedade por meio da libertação de padrões patriarcais imensamente reforçados pelo preconceito de gênero que coloca o homem em condição de “poder” e “superioridade” em relação às mulheres.

Conheça as vertentes do feminismo

Influência do machismo

Palavra 'machismo' escrita em um papel, e um lápis de ponta cabeça, com sua borracha quase encostando no papel.

Não somente as mulheres sofrem influências do preconceito de gênero, mas os homens também, pois crescem ouvindo que não devem ser sensíveis, que não podem chorar e que precisam sempre demonstrar “força”, “superioridade”, como um “provedor” de verdade faz...

Diversidade no trabalho

Três mulheres com roupas sociais e segurando papéis e cadernos. Elas conversam entre si no que parece ser um ambiente de trabalho.

A diversidade no ambiente de trabalho é muito importante para combater o preconceito de gênero. Mulheres devem ser ouvidas e devem ter cargos de liderança. Mulher nenhuma foi feita para ficar na aba de homem, muito menos ser dependente de algum. O que condiciona esse pensamento é o preconceito de gênero.

fechar