Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Tudo o que você precisa saber sobre o feminismo

O feminismo é um assunto quase sempre presente no nosso cotidiano. Mas o que ele representa? Como surgiu? Qual é a luta de quem apoia este movimento? Nesta página, você encontra as respostas.

O que é feminismo?

O feminismo é um movimento que luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres. O feminismo não é algo para propagar o ódio contra os homens, como muitos dizem. O feminismo apenas clama pelo fim da dominação de um gênero sobre outro.

Regras

O feminismo não é um livro de regras, e sim uma discussão. O movimento possui vários tópicos, mas você não precisa concordar com todos. Existem muitas feministas que discordam de vários tópicos propostos pelo movimento. Cabe a cada um escolher. Você mesmo faz o seu feminismo.

Filhos

Outro paradigma é de que as feministas são contra ter filhos. Muito pelo contrário, as feministas são a favor de ter filhos quando e como elas quiserem.

Cultura machista

Quando duas mulheres fofocam e difamam outra mulher, é por causa da cultura machista. Difamar uma mulher pela roupa que ela usa ou pela quantidade de pessoas que ela beijou em uma noite é uma atitude completamente machista. O feminismo luta contra essa cultura e promove a união entre as mulheres para acabar com esses hábitos.

Violência doméstica

Qualquer mulher pode ser vítima de violência doméstica, e o feminismo luta contra isso. Já existe a Lei Maria da Penha, conquistada por outra geração de feministas, mas o movimento atualmente luta para que a mulher não se sinta envergonhada ou intimidade para fazer a denúncia.

Vaidade

Muita gente liga o feminismo com a escolha das mulheres de não usar maquiagem, não se depilar ou não ter vaidade no geral. Acontece que o feminismo apenas defende as mulheres que tomam essa escolha. Você não deixa de ser feminista se usar batom ou se depilar. Todas as mulheres são livres para ser quem elas quiserem ser. O feminismo luta contra a imposição da sociedade de que é o dever e obrigação da mulher estar linda o tempo todo.

Sexo

Muitas pessoas acham que o feminismo se trata de um movimento onde várias mulheres querem o direito de dormir com vários homens. Em partes, é isso. A mulher tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo, assim como o homem. O feminismo luta contra o paradigma de que a mulher deve usar sua sexualidade apenas para procriação e para satisfação do marido. Infelizmente, muita gente ainda pensa assim hoje em dia.

Liberdade

O feminismo luta pela liberdade das pessoas. Luta pela liberdade da mulher viver do jeito que achar melhor, do jeito que ela bem entender. A feminista irá fazer da vida dela o que ela quiser, quando ela quiser, e do jeito que ela quiser. Viver sem dar satisfação aos outros é um direito que não só as mulheres têm, mas todas as pessoas, homens ou mulheres. Mas infelizmente, é a mulher quem sofre mais discriminação por suas escolhas “erradas”.

Cultura de estupro

Quando uma mulher anda sozinha na rua usando algum vestido, saia ou short curto, é motivo para vários olhares e comentários. Normalmente, eles vêm de homens. E normalmente (ou sempre), esses olhares e comentários são maldosos, maliciosos e humilhantes. Uma mulher não tem o direito de andar na rua com a roupa que quiser apenas por medo do estupro. E é contra isso que o feminismo luta, contra a cultura do estupro em que, infelizmente, vivemos nos dias de hoje.

Igualdade

As mulheres não querem tomar o lugar dos homens. Muito menos ser superior a eles. O que as feministas buscam é igualdade. Mulher não deve ser sinônimo de fraqueza ou “burrice”. A mulher que exercer o mesmo cargo que um homem, terá que ganhar o mesmo salário. Simples assim.