Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mensagens de combate ao femincídio

O Brasil é o 5° país do mundo com mais mortes violentas de mulheres, por isso o feminicídio precisa ser discutido e combatido. Para ajudar na conscientização e lutar contra esta violência, preparamos mensagens sobre o feminicídio.

continue lendo
Compartilhar

Assusta

Mulheres são mortas só por serem mulheres. Acontece sim. Acontece mais vezes do que nós imaginamos. Assusta e é para assustar. É só quando reconhecemos que isso acontece que podemos começar a lutar contra.

Merecemos viver

Fiquemos vivas. Não só porque somos mães ou filhas de alguém. Não só porque somos irmãs ou amigas de alguém. Fiquemos vivas porque somos pessoas e, como pessoas, merecemos viver.

Distante igualdade

Quão distante é essa igualdade, se ainda tem mulher morrendo simplesmente por ser mulher? Como alguém pode ter coragem de dizer que o feminismo não é necessário, se o feminicídio é uma realidade? Ainda temos um longo caminho a percorrer. E só podemos percorrê-lo juntas.

Sistema

Que sistema é esse que criou nas mentes fracas a ideia de que mulher é propriedade? Sistema que abusa, sistema que mata, sistema que cala. Sistema que vai cair sim e vai cair pela mão das mulheres. A mão das que ainda vivem, com a força da memória das que já se foram. Seguimos morrendo, é verdade, mas seguimos lutando.

Você não está só

Se você sofreu violência, saiba que não está sozinha. Muita gente está disposta a lutar por você, a lhe proteger, a impedir que isso vire uma tragédia. Mas, para isso, sua voz precisa ser ouvida. O silêncio é mais uma das armas da violência contra a mulher. Quando você fala, o inimigo deixa de ser invisível, assim, pode ser enfrentado.

Entender as razões

É preciso não apenas punir os agressores, mas também entendê-los, entender essa masculinidade tóxica que os leva a acreditar que as mulheres são inferiores. Onde ela nasce, como se fortalece. As raízes do feminicídio são profundas e estão por toda parte. É preciso encontrá-las para enfim vencer esse mal.

 

A luz dela brilha

A ausência dessa mulher nunca vai parar de doer. Tanta força, tantos sonhos, tantas possibilidades extinguidas pelo ódio. A saudade vai ficar aqui para sempre, mas a lembrança também vai ficar. Essa violência não foi capaz de apagar tudo o que ela foi, nem a luz do seu amor, que sempre vai nos acompanhar.

Ela está em toda parte

Tudo o que ela foi: seu olhar alegre, seu carinho, seu sorriso iluminado, tudo isso se foi. Mas será mesmo que o ódio teria sido capaz de apagar toda a exuberância que ela tinha? Não, não é possível. Por mais cruel e injusta, a morte dela não levou embora tudo o que ela era. Ela está em cada gota de chuva, ela está no toque suave do vento. Ela está nos nossos corações. No amor e na esperança, que sempre serão mais fortes do que o ódio que a matou.

Verbo

Luto também é verbo. Ao mesmo tempo que choramos pelas mulheres queridas que se foram, derrubadas pelas mãos do ódio, continuamos lutando. Em luto e em luta, por sua memória, por suas lições, por tudo aquilo que elas foram, que é tão maior do que esse ódio. O ódio, esse vai cair e as mulheres se levantarão cada vez mais fortes.

Um dia

Um dia essas estatísticas mudam, pode apostar. Um dia mulheres não serão mais mortas por seus companheiros, por seus pais, por seus irmãos. Um dia os homens aprendem, mas eles só aprendem se fizermos algo agora. O feminicídio não vai embora por meio de mágica, ele vai embora por meio de muito esforço. Mas esse esforço vai dar resultado um dia, pode apostar.

Você sempre foi forte

Essa violência não a fez mais forte. A força sempre esteve aí dentro de você. Mas, agora, você precisa de apoio. É com essa sua força e com a mão daqueles que a amam de verdade que você vai sair viva desta e vai erguer a sua voz para que nunca mais algo assim lhe aconteça.

Abra seu coração

Mantenha seus ouvidos abertos às denúncias, mas, principalmente, mantenha seu coração aberto. Não tente questionar os motivos dele, não tente achar alguma culpa nela. A violência contra a mulher tem muitas faces, mas uma das mais cruéis é a tentativa de culpar a vítima. Ela já passou por muita coisa. Se você fechar seu coração, ela poderá passar por algo ainda pior.

O papel deles

Para o fim da violência, não basta uma união entre mulheres. É preciso que os homens também ajam, também se imponham. É preciso que os homens bons não tolerem os homens violentos. Homens, vocês sabem que podem fazer mais. O papel de vocês é importante demais nesta luta.

Entenda o que é o feminicídio

Força feminina

A força das mulheres resiste às mais cruéis armas do patriarcado e do machismo. Mas nem todas as mulheres resistem. Quantas irmãs ficaram para trás, vítimas da última violência, do assassinato. Chega. A luta já começou e não vai mais parar enquanto o mundo ainda for cruel com as mulheres.

Ausência

O feminicídio nasce na ausência do respeito, na ausência de igualdade e, acima de tudo, na ausência do amor.

fechar