Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Frases de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, fez e continua fazendo história no Brasil. Nascido em Garanhuns, cidade interiorana de Pernambuco, foi de ex-metalúrgico e ex-sindicalista a presidente da República em 2003, ficando no poder por dois mandatos seguidos. Nordestino, de origem humilde, há muito engajado na política, Lula tem uma trajetória pontuada por lutas pelos direitos dos mais pobres, além de algumas polêmicas presentes em parte de sua história. Assim, seu nome ficou marcado no Brasil e conhecido mundialmente, e suas frases podem nos dar uma ideia sobre a potência dessa personalidade. Leia algumas delas e conheça um pouco mais sobre esse célebre político brasileiro.

27/10/1945
Luiz Inácio Lula da Silva Luiz Inácio Lula da Silva

Mais conhecido como Lula, é político, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e ex-presidente da República.
Em 2002, foi eleito presidente com 53 milhões e votos e, em 2006, reeleito com 58 milhões. Em 2005, Lula tornou-se o presidente com a maior aprovação popular desde que foram instituídas as pesquisas de avaliação no Brasil.


Copiar
Compartilhar
Lula 2022

“Logo, logo vai estar tudo formalizado (a candidatura), e vamos acordar um belo dia do mês de outubro agradecendo a liberdade, com as asas da liberdade abertas sobre o Brasil, e vamos voltar a ter um país civilizado.”

Frente à situação de desemprego e polarização vivida pelo Brasil durante os últimos anos, a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva era uma esperança para aqueles que acreditam no seu poder de transformação. Agora oficialmente candidato, ele promete trazer de volta ao país a liberdade e a civilidade, profetizando um futuro mais próspero para toda a população brasileira.


Copiar
Compartilhar
Lula presidente Imagem de Lula sorrindo

“Não tenho que ser esquerda, direita ou centro, tenho que ser presidente.”

No cenário político, há uma grande disputa entre aqueles que se consideram de esquerda, com ideais mais progressistas, e aqueles que se intitulam de direita, com valores mais conservadores. Há ainda aqueles de centro, mais comedidos entre um espectro e outro. Para Lula, nada disso importa. Na próxima candidatura, o que ele quer mesmo é ser, novamente, presidente do Brasil.

Descubra as frases mais marcantes de presidentes brasileiros
Copiar
Compartilhar
Lula e Janja

“Eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada e ainda ela aceitar casar comigo. É muita coragem dela.”

Ao sair da prisão, Lula já estava namorando a mulher que seria sua futura esposa: Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja. Desde então, o candidato não poupou elogios a seu amor, demonstrando publicamente a admiração e felicidade em viver uma grande paixão. Depois do falecimento da ex-primeira-dama, Marisa Letícia, Janja foi o primeiro relacionamento sério de Lula.


Copiar
Compartilhar
Lula sobre governar para os pobres

“Eu tenho a certeza de que esses problemas só serão resolvidos quando os pobres estiverem participando da economia, quando os pobres estiverem participando do orçamento, quando os pobres estiverem trabalhando, quando os pobres estiverem comendo.”

A chave para que uma nação prospere de fato é ter a parcela mais pobre de sua população como participante ativo das decisões. Isso porque são eles que sofrem na pele as mazelas do seu país e que sabem o que é preciso para fazer a qualidade de vida melhorar. Por isso, quanto mais os pobres estiverem satisfeitos e envolvidos na política, melhor para o Brasil.


Copiar
Compartilhar
Lula livre '“Fico preso mais cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade.” - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

“Fico preso mais cem anos. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade.”

No período em que ficou na cadeia, Luiz Inácio Lula da Silva deu diversos pronunciamentos fortes. Em um deles, o ex-presidente afirmou que dormia de consciência limpa por saber que não havia feito nada ilegal, diferentemente daqueles que o julgaram arbitrariamente. Para Lula, ter a sua dignidade intacta era mais importante do que conquistar a tão sonhada liberdade.


Copiar
Compartilhar
Lula e Moro

“Só espero que, nessa acusação contra o ex-juiz Moro, ele tenha o direito de defesa e a presunção de inocência que eu não tive com ele.”

A condenação de Lula foi conduzida pelo ex-juiz Sérgio Moro. Por diversas peculiaridades durante seu julgamento, muitos consideram que Moro tenha sido parcial em sua decisão, restringindo a liberdade de defesa do ex-presidente. Agora, ele é réu em uma ação de deputados petistas, e Lula torce para que tenha a presunção de inocência que não foi concedida a ele.


Copiar
Compartilhar
Lula e Alckmin

"Alckmin, você será recebido como um velho companheiro dentro do nosso querido Partido dos Trabalhadores."

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin têm um histórico repleto de embates. Em 2006, os dois eram candidatos à presidência do Brasil e trocaram diversas farpas na busca pela vitória. Hoje, o cenário político fez com que os dois mudassem o discurso. Contra um adversário maior (Jair Bolsonaro), Lula e Alckmin se juntam em uma única chapa para conquistar a presidência em 2022.

Consulte algumas frases pronunciadas por Geraldo Alckmin
Copiar
Compartilhar
Lula entrevista na Time

“O Brasil vai virar protagonista internacional, porque a gente vai provar que é possível ter um mundo melhor.”

Em entrevista à revista Time, uma das publicações mais famosas ao redor do mundo, Lula afirma acreditar no potencial do Brasil de se tornar um grande expoente internacional. Acima disso, ele acredita ser capaz de transformar o país nesse protagonista capaz de mostrar às outras nações que é possível alcançar patamares melhores de vida em todo o globo.


Copiar
Compartilhar
Otimista Luiz Inácio Lula da Silva ''Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou presidente do país. Como eu poderia não ser otimista?' - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

"Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou presidente do país. Como eu poderia não ser otimista?"

O otimismo é uma virtude para poucos. Saber enxergar o lado positivo das coisas, mesmo quando elas parecem prontas para dar errado, é uma forma de levar a vida com mais leveza e tolerância. Ser otimista é entender que aquele sonho pode não se concretizar, mas, depois dele, há vários outros. Por isso, os otimistas não param nunca de tentar: eles sabem que, uma hora, tudo vai dar certo!


Copiar
Compartilhar
Aparência Luiz Inácio Lula da Silva

"Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito."

A aparência nada mais é do que a carcaça, aquilo que está por fora, e não significa absolutamente nada sobre quem você é. Mesmo que, para os padrões da sociedade, você se considere feio, acredite na sua beleza. Pois ela é muito mais interior do que exterior! E, se você tiver a autoconfiança necessária, todos vão entender a grandiosidade que você carrega por dentro e por fora.


Copiar
Compartilhar
 
Lula e Bolsonaro

“Estamos enfrentando um adversário [Bolsonaro] que representa a antidemocracia, que representa o antiamor, que representa a antipaz, que representa a antieducação, que representa o antidesenvolvimento. Estamos enfrentando um adversário que representa a ignorância, que representa a violência, que representa o fascismo aqui no Brasil, e a gente vai ter que jogar esse fascismo no esgoto da história porque o Brasil nasceu para a democracia.”

De acordo com Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro representa o que há de pior no Brasil. É ele quem traz à tona a violência, a agressividade, os ideais fascistas e a ignorância. Considerando o histórico democrático do país, Lula pretende combater tudo o que Bolsonaro simboliza, escancarando seus defeitos e colocando-o como seu principal adversário.

Leia algumas frases do controverso político Jair Bolsonaro
Copiar
Compartilhar
Otimismo Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu não quero nem que você seja mais otimista do que eu. Se for igual a mim, já está ótimo."

Um otimista reconhece outro otimista. Seja pela forma de encarar a vida, seja pelas falas de incentivo quando tudo parece dar errado. Geralmente não há guerra entre essas duas pessoas – não é preciso que o otimismo de um supere o do outro. Basta que eles se entendam em sua positividade. É assim que as coisas começam a fluir naturalmente, com tranquilidade e confiança.


Copiar
Compartilhar
Crise Financeira Luiz Inácio Lula da Silva ''A crise financeira é branca de olhos azuis.' - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

"A crise financeira é branca de olhos azuis."

O mundo funciona com base em diversos privilégios. É só olhar para os cargos de poder que comandam a nossa nação. Quem está lá? Vários homens, brancos, de cabelos grisalhos e olhos claros. Quantos negros estão no comando? Quantas mulheres são aceitas nessas instâncias? É preciso refletir sobre o padrão que se repete no governo e mantém o país presos a antigas amarras.


Copiar
Compartilhar
Profundidade Luiz Inácio Lula da Silva

"Não é fácil, no nosso país, qualquer mudança em profundidade."

O Brasil é um país construído por meio da escravidão e da migração. Por muito tempo, os mais ricos comandavam, e os mais pobres obedeciam. Até quando o sistema escravocrata acabou, não foi de maneira a reinserir os negros na sociedade. Quando um país é tão preso a estruturas do passado, fica difícil transformá-lo de fato. É um trabalho de formiguinha, sem data para terminar.


Copiar
Compartilhar
Consciência Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu jamais, jamais, deixarei de andar de cabeça erguida diante do povo brasileiro... Porque irei dormir todo santo dia com a consciência tranquila de que cumpri o meu dever."

Não há nada mais gratificante do que dormir de consciência limpa com quem você é, o que você fez e aquilo em que você acredita. Deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente, sabendo que você deu o seu melhor para aqueles que dependiam de você. Essa é a recompensa daqueles que são bons, justos e se preocupam com os outros. Não há sensação melhor que essa.


Copiar
Compartilhar
Música de campanha

Confira o clipe da música de campanha "Sem medo de ser feliz", onde diversos artistas e compositores participam.


Copiar
Compartilhar
Caos Luiz Inácio Lula da Silva

"O caos aéreo é como uma metástase. A gente acha que está tudo bem, mas só descobre que o problema é bem maior quando ele (o câncer) surge."

O caos aéreo foi uma série de colapsos nos aeroportos do país em 2016, após o acidente do voo da Gol 1907. Durante dias, voos foram cancelados, expondo uma crise financeira que já vinha de muito tempo antes. É como se fosse, de fato, uma metástase, espalhando-se silenciosamente pelo país, até que o câncer foi descoberto, e o problema se agravou de vez.


Copiar
Compartilhar
Contato Luiz Inácio Lula da Silva Luiz Inácio Lula da Silva falando ao microfone

"O contato direto é uma coisa insubstituível. Se eu pudesse, abraçava todo mundo."

Existe sensação melhor do que aquela ao abraçarmos alguém que amamos? Beijar, tocar as mãos ou simplesmente estar próximo de pessoas importantes é um sentimento único e inexplicável. É como se o corpo encontrasse repouso em outro corpo e a mente, enfim, aquietasse, na presença de outrem. O contato físico é essencial. É o que define, de fato, a humanidade.

Saiba mais sobre a saudosa ex-primeira-dama de Lula
Copiar
Compartilhar
Crise Luiz Inácio Lula da Silva

"É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo e que, agora, demonstra não saber nada."

São muitos os homens brancos de cabelos grisalhos e olhos claros que se dizem grandes especialistas no funcionamento do país. Mas basta acontecer uma crise para que fiquem perdidos, sumam e evitem se envolver no problema que assola os mais pobres. A crise é a prova de fogo para a elite que comanda o país, e, muitas vezes, não sobra um entre os que se diziam tão intelectuais.


Copiar
Compartilhar
Amor Luiz Inácio Lula da Silva

"Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele."

Quando a fome aparece, as pessoas são capazes de fazer de tudo por um prato de comida. As mulheres, inclusive, podem acabar se submetendo ao comando de um homem simplesmente para terem o que comer. Isso é um absurdo! Elas precisam ter a liberdade e as condições básicas para escolherem como e com quem vão se relacionar, sempre levando em conta os próprios desejos – e não as suas necessidades.


Copiar
Compartilhar
Lula preso

“Quem está no banco dos réus é o Lula, mas quem foi condenado foi o povo brasileiro com o golpe que eles deram.”

A prisão de Lula foi marcada por polêmicas. Defensores do ex-presidente afirmam que a condenação aconteceu por movimentações arbitrárias do juiz Sérgio Moro, na tentativa de inviabilizar a candidatura do político contra Jair Bolsonaro. Na visão lulista, foi um golpe não apenas contra a sua pessoa, mas contra a democracia brasileira de forma geral. Para ele, o povo é quem sentiu as consequências da decisão.

Reflita sobre a importância da democracia em nosso país
Copiar
Compartilhar
Privilégio Luiz Inácio Lula da Silva

"São privilegiados aqueles que podem pagar Imposto de Renda, porque ganham um pouco mais."

No Brasil, não são todas as pessoas que precisam pagar imposto de renda. Na verdade, são os contribuintes que recebem pouco mais de 28 mil reais ao ano, o que não representa a grande maioria da população. Quem se encaixa nesse padrão é privilegiado, pois ganha anualmente muito mais do que boa parte dos brasileiros fadados à miséria e à mera sobrevivência.


Copiar
Compartilhar
Guerra Luiz Inácio Lula da Silva ''Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém - é para salvar vidas.'' - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

"Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém - é para salvar vidas."

A principal batalha de qualquer nação é contra a fome. Não importa em quais outros problemas políticos o país esteja envolvido: enquanto ele não superar a fome, nada mais irá para frente. Enquanto existirem pessoas a serem salvas da miséria e da exclusão social, o Brasil nunca atingirá o seu potencial de forma plena. As pessoas precisam ser salvas da fome antes de pensarmos em qualquer próximo passo.


Copiar
Compartilhar
Política Luiz Inácio Lula da Silva

"Política é olho no olho."

Quando se fala em política, pode parecer que é algo muito genérico e distante da população. Algo que só os políticos fazem lá em Brasília, trajados de ternos e prontos para novas negociações. Mas, na verdade, política é algo que se faz na rua. Depende do povo, do contato olho a olho, da troca, de ouvir os anseios de quem realmente precisa. No fim, a política anda lado a lado com a cidadania.

Exercite mais sua consciência política nas próximas eleições
Copiar
Compartilhar
Aliados Luiz Inácio Lula da Silva

"Nunca fiz concessão política. Faço acordo... Se Jesus viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria que chamar Judas para fazer coalizão."

No jogo político, é preciso saber se relacionar bem. Para conseguir algumas conquistas para a população, faz-se necessário conversar com o partido opositor ou até fazer acordos com o adversário político. Essas atitudes não são, necessariamente, uma concessão àqueles que pensam o contrário, mas uma negociação para que o país ande para frente em meio à polaridade partidária.


Copiar
Compartilhar
Final Luiz Inácio Lula da Silva

"Está certo que a gente está no fim do mandato, mas você poderia, junto com essa lei complementar, ter mandado uma emendinha para mais alguns anos de mandato... Não mandou, então fica..."

Luiz Inácio Lula da Silva governou o Brasil por dois mandatos seguidos: o primeiro, de 2003 a 2007; e o segundo, de 2008 a 2011. No final do seu segundo mandato, durante um evento em que compareceram diversos militares, Lula brincou que deveria ter enviado uma emenda para tentar o terceiro mandato. Foi uma forma de quebrar o gelo com os companheiros e companheiras que lhe assistiam.


Copiar
Compartilhar
Causa Luiz Inácio Lula da Silva ''Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil.' - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

"Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil."

Ao alcançar a presidência, o cargo máximo a que qualquer pessoa pode chegar no comando de um país, é preciso ter em mente que a causa de sua vida mudou e tem nome: é Brasil. A nação deve ser o foco principal da sua atenção, cuidado e planejamento. Não basta ser presidente, é preciso querer bem para o país como um todo. Acima de tudo que estiver acontecendo em sua vida.

Exerça seu direito de cidadão após as eleições
Copiar
Compartilhar
Estado Luiz Inácio Lula da Silva

"O Estado nada mais é que uma mãe, e a mãe sempre vai dar mais atenção ao filho mais fraquinho."

O Estado é o órgão responsável por governar e decidir por todo o povo de uma nação. Ele precisa olhar para a maioria, mas também ter uma atenção especial às minorias. Ele deve cuidar dos anseios dos mais ricos, mas também valorizar as necessidades dos mais pobres. O Estado tem a função de governar para todos, mas sempre olhando com um cuidado maior para aqueles que mais necessitam.

Compreenda o funcionamento do sistema político no Brasil
Copiar
Compartilhar
Facilidade Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu queria dizer para vocês que o que nós fizemos até agora foi mais fácil do que o que nós temos para fazer daqui para frente."

Toda mudança, da mais singela até a mais transformadora, acontece em etapas. As primeiras são mais fáceis, mas constroem a base para o que vem depois. As últimas são mais complicadas, mas, para quem já chegou tão longe, desistir não parece uma opção. Por isso, é preciso continuar, de pouquinho em pouquinho, até o final. Pense no que você já fez e no que ainda há por fazer.


Copiar
Compartilhar
Século Luiz Inácio Lula da Silva

"Nós poderemos fazer do século XXI o século do Brasil."

Logo no início do século XXI, Lula chegou ao poder. Foram várias as tentativas como presidente de engrandecer o país e transformá-lo em uma potência frente aos países vizinhos e ao resto do mundo. Mesmo com a saída de Lula da presidência, esse sonho não morreu. Os brasileiros anseiam por ver o país crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Será que isso acontecerá ainda neste século?


Copiar
Compartilhar
Comida Luiz Inácio Lula da Silva ''Se no final de meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão de minha vida.' - Luiz Inácio Lula da Silva' - Lula

"Se no final de meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão de minha vida."

Uma das bandeiras dos mandatos presididos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a extinção da fome no Brasil. Em 2014, dois anos após a saída de Lula do poder, o país, enfim, saiu do Mapa da Fome da ONU. Essa foi uma enorme conquista para o ex-presidente, que pôde ver o resultado do seu trabalho na realidade de milhões e milhões de brasileiros.


Copiar
Compartilhar
Fundos Luiz Inácio Lula da Silva

"Já tivemos caso de presidente que saiu pela porta dos fundos enquanto o novo entrava."

O quão vergonhoso deve ser ter que sair pelas portas dos fundos de um lugar no qual você entrou para dar o seu melhor? Presidentes que saem escondidos do Planalto devem se sentir constrangidos do mal que fizeram pela nação para terem que sair, assim, na surdina. Eles precisam repensar os valores que trouxeram no comando do país e os impactos que isso teve na população.


Copiar
Compartilhar
Erro Luiz Inácio Lula da Silva

"Todo mundo pode errar, mas, se eu errar, sei o que acontece comigo."

Erros são toleráveis. No entanto, existem pessoas que não podem errar. Pessoas que, por suas profissões ou pela expectativa colocada sobre elas, são proibidas de cometer qualquer deslize. Como viver com tamanha pressão sobre seus ombros? Como seguir em frente sabendo que qualquer passo em falso pode ser sua ruína? É preciso repensar, como sociedade, a cobrança sobre os outros.


Copiar
Compartilhar
Respeito Luiz Inácio Lula da Silva

"Os brasileiros precisam ser respeitados lá fora!"

Que os brasileiros são um povo muito simpático, isso todo mundo já sabe. Lá fora, são sempre muito bem recebidos por seu carisma e animação. Mas o Brasil precisa começar a ser respeitado por sua grandeza, por suas conquistas como nação. Já passou da hora do mundo enxergar a riqueza que existe neste país, bem como o potencial que ele tem de prosperar.

Reflita sobre a essência do que é ser brasileiro
Copiar
Compartilhar
Desenvolvimento Luiz Inácio Lula da Silva Lula discursando em Belo Horizonte

"Sou fanático pelo desenvolvimento regional. O o que precisamos fazer é uma política combinada."

O Brasil é um país de dimensões continentais. Aqui, existem diversos estados e várias cidades com as próprias características, desejos e necessidades. Como governar para todos? O segredo, para Lula, está no desenvolvimentismo regional, em que cada localidade recebe exatamente aquilo de que precisa, de forma a combinar o crescimento com os seus arredores.


Copiar
Compartilhar
Tsunami Luiz Inácio Lula da Silva

"Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha, que não dá nem para esquiar."

Em 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em um evento em São Bernardo do Campo, que a crise financeira que atingia os Estados Unidos não passaria de uma marolinha no Brasil. Ele não poderia ter tido uma fala mais infeliz: em pouco tempo, todo o mundo, incluindo o Brasil, estava afundado em recessão, desemprego e empresas quebrando.


Copiar
Compartilhar
Ligação Luiz Inácio Lula da Silva

"Um dia acordei invocado e liguei para o Bush."

Em meio à crise financeira mundial de 2008, que teve início com a falência do banco norte-americano Lehman Brothers, Lula afirmou que acordou um dia invocado e ligou para o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Se a história é verdade ou não, ninguém sabe, mas mostra a rede de contatos do presidente do Brasil e o seu papel no futuro da nação.


Copiar
Compartilhar
Fome Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu sei o que é greve de fome. Dá uma fome danada!"

As origens de Luiz Inácio Lula da Silva vêm do operariado de São Bernardo do Campo. Quando jovem, ele experienciou a miséria e a fome ainda em Pernambuco, onde nasceu. Lá, soube muito bem o que é não ter o que comer e, desde então, trouxe a luta pela comida na mesa como um dos grandes objetivos como político no país. Não à toa, esse foi um dos planos principais de seus governos.


Copiar
Compartilhar
Contrato Luiz Inácio Lula da Silva Luiz Inácio Lula da Silva com a mão no queixo olhando para o lado

"Não estou saudoso coisíssima nenhuma. Quando entrei aqui, sabia que tinha data para entrar e para sair. Portanto, é que nem contrato de aluguel: no dia 31, tenho que dar o fora."

Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu como presidente por dois mandatos, mas, no fim do segundo, sabia que era a hora de sair de cena. A definição de um governo é, para ele, com um contrato de aluguel: quando chegou a data final, ele precisava sair e deixar a cadeira livre para o sucessor do cargo. Mesmo que estivesse saudoso, Lula não deu sinais de querer continuar no posto.


Copiar
Compartilhar
Medida Provisória Luiz Inácio Lula da Silva

"Se você um dia for presidente da República, vai ver como é bom uma medida provisória."

Uma medida provisória é uma lei criada pelo próprio presidente da República. Isso significa que, diferentemente das demais legislações, essa lei é sancionada pelo presidente e começa a valer imediatamente. Mas há um prazo de validade: ao terminar esse período, o Legislativo decide se a MP vira lei permanentemente ou não. Ou seja, é uma ferramenta importante para o presidente do país.


Copiar
Compartilhar
Traição Luiz Inácio Lula da Silva

"Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento."

Os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram marcados por diversos escândalos de corrupção. Entre eles, o Mensalão e a Lava Jato. O primeiro, um esquema de compra de votos; e o segundo, relativo a crimes envolvendo a Petrobras. Os processos que investigam o envolvimento de Lula tramitam na Justiça até hoje, mas o ex-presidente nega qualquer participação.

Seja um internauta bem informado durante as eleições
Copiar
Compartilhar
fechar